ideias de conteúdo

Veja nossas dicas de ideias de conteúdo para seu EAD e comece aplicar hoje!6 min read

Se você deseja entrar ou se destacar no mercado do EAD, é importante oferecer materiais relevantes e que cativem o seu público. Porém, nem sempre é tão fácil inovar e apresentar algo que ainda não foi explorado. Por isso, trouxemos neste post algumas ideias de conteúdo que podem te ajudar a ter um insight e alavancar a sua carreira no mercado.

Antes de pensar em formatos de materiais e em ideias de conteúdo, é essencial tratar essa ação com extremo profissionalismo. Pense que independe daquilo que será produzido, é essencial garantir um conteúdo qualificado, que realmente some algo para quem está assistindo. Assim sendo, não hesite em fazer um bom planejamento, reunir dados importantes e, principalmente, estudar e conhecer sobre o assunto.

Com essas informações reunidas, você conseguirá ter boas ideias, transmitir seu conhecimento de maneira adequada e chamar a atenção do público de maneira positiva. Agora, está pronto para começar a produzir seu material? Então confira nossas dicas essenciais para acertar nesse processo.

– Veja também: Conheça a importância de criar pautas para seus vídeos e melhore seu conteúdo

ideias de conteúdo

Quer começar a produzir? Confira 6 ideias de conteúdo para EAD:

1. Explore os diferentes formatos de conteúdos

Aproveite que a internet e suas tecnologias oferecem inúmeras opções de plataformas e ferramentas. Assim, você pode explorar assuntos relevantes em vários formatos de materiais. Vídeos, infográficos, áudios, textos, animações, exercícios, entre outros.

A internet possibilita que cada pessoa aprenda de maneira personalizada. Assim, existem pessoas mais visuais, ou seja, que aprendem melhor ao assistir um vídeo de animação. Já outras, absorvem melhor o conhecimento ao responder exercícios e avaliações.

Dessa forma, não tenha medo de explorar esse grande universo. Busque por ferramentas que tornem o seu material EAD mais rico. Ainda, você pode utilizar um formato para complementar o outro, aprofundando o conhecimento do seu público.

2. Vá além dos formatos: explore o conteúdo

Além dos inúmeros formatos de material, explore também o conteúdo ali presente. Assim sendo, é possível utilizar o mesmo assunto de várias formas diferentes e complementares. Você pode chamar parceiros para dar entrevistas e enriquecer seu material. Ainda, é possível pedir ao público ideias de conteúdo a serem feitos. Tudo, é claro, de acordo com o seu conhecimento e domínio sobre o assunto.

Assim, se a sua empresa trata sobre investimentos, é possível, por exemplo:

  • Oferecer um curso teórico;
  • Oferecer vídeos tutoriais e animações; vídeos sobre a história do investimento, entre outros;
  • Chamar uma autoridade no assunto para falar sobre o tema – um empresário bem sucedido que utilizou os investimentos para alavancar a carreira, entre outros.

Outra ação que pode ser utilizada no seu conteúdo EAD é a gamificação. Você já ouviu falar sobre ela? Então confira: 

3. Invista na gamificação

Essa é uma das ideias de conteúdo que também pode representar grande engajamento. A gamificação incentiva o engajamento e participação do seu público. É uma estratégia que sugere que você transforme a educação em jogo – porém, de maneira séria e profissional.

Como fazer isso? Oferecendo recompensas, subidas de nível/level, credenciais, melhores posições em ranking, entre outros. Também, é possível utilizar recursos visuais para que a gamificação atraia ainda mais atenção para o seu conteúdo EAD.  Essa é uma estratégia que faz com que o público se sinta mais motivado cada vez que alcançar um novo objetivo.

Dessa forma, mesmo sendo profissional, a gamificação explora um lado divertido e lúdico do participante.

– Complemente a leitura com: Gamificação na educação: uma poderosa ferramenta de engajamento

4. Busque sempre por ferramentas inovadoras

O mundo EAD está em constante crescimento e mudanças. Assim sendo, para ter boas ideias de conteúdo, é interessante conhecer e pesquisar sobre essas plataformas.

Algumas ações que você pode buscar para tornar seu conteúdo mais atraente e relevante é investir em ambientes virtuais de aprendizagem que ofereçam mais do que “apenas” o curso. Ou seja: procure por uma ferramenta que ofereça a oportunidade de você utilizar:

  • Fóruns e chats;
  • Slides;
  • Materiais de apoio;
  • Teleconferências e vídeoaulas;
  • Plantões de dúvidas;
  • Podcasts, entre outros.

Você pode se interessar por: Tipos de LMS: qual ferramenta escolher?

5. Esteja presente no mundo digital

Para conhecer as novidades e ter boas ideias de conteúdo, não há outra maneira: é preciso estar presente no mundo digital. Assim, conheça as tendências da sua área e os assuntos mais importantes do momento. Ainda, invista em bons perfis nas redes sociais e em um bom site e blog.

Essas ações fazem com que seja mais fácil de surgirem insights e auxiliam a aperfeiçoar o relacionamento da marca com o mercado. Dessa maneira, você saberá exatamente o que o público está procurando – e, assim, poderá desenvolver boas ideias para resolver essas questões.

Tenha claro que: se você irá trabalhar com EAD, isso significa que o seu público utiliza a internet como ferramenta diária. Ainda, seus prospects também estão nesse ambiente. Então, utilize a internet como uma boa ferramenta de divulgação, relacionamento e fidelização.

6. Seja criativo!

Não tenha medo de pensar fora da caixa. Seja criativo e explore ao máximo suas ideias e experiências. A internet oferece a possibilidade de a empresa poder criar o formato de material que mais se adequa a ela. Assim sendo: explore esse universo. A criatividade pode se mostrar por meio de ferramentas inovadoras, design arrojado, exercícios mais bem elaborados, entre outros. O importante é não “minar” essa parte do seu pensamento.

Que tal fazer um brainstorm com a sua equipe? Muitas vezes, é a partir desse tipo de reunião que surgem as melhores ideias de conteúdo. Você também pode utilizar os conhecimentos de design thinking nesse processo. Essa ferramenta auxilia a criar novas possibilidades, enxergar por novas perspectivas, reduzir riscos, administrar incertezas e, principalmente, investir na inovação. Acredite e invista na sua criatividade.

– Leia também: Como estimular a criatividade: 10 dicas práticas

Está pronto para melhorar o conteúdo do seu curso EAD?

Com essas 6 dicas você está munido de mais informações para ter boas ideias de conteúdo para seu EAD. E então, que tal colocá-las em prática?

Gostou do material? Tem mais alguma dica para melhorar o conteúdo dos cursos EAD? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias