criar pautas para vídeos

Conheça a importância de criar pautas para seus vídeos e melhore seu conteúdo5 min read

Planejamento é tudo. Essa é uma afirmação válida para todas as áreas: seja na vida pessoal, negócios, viagens, estudos, etc. Para aqueles que desejam iniciar ou fortalecer uma carreira online, não seria diferente. Assim, se você quer dar um up na sua produção de conteúdo original, precisa entender a importância de criar pautas para vídeos.

Dessa maneira, terá um bom guia para te conduzir durante a gravação do material e, com isso, tratará de assuntos mais pertinentes e de maneira mais clara. Assim, será garantido que o seu público realmente está absorvendo o conhecimento como deve. Para saber como criar pautas para vídeos e a importância desse documento guia para a sua produção, confira esse artigo e tome nota das principais informações. Após, você estará melhor preparado para criar um material de sucesso.

– Você também pode se interessar por: Faça um planejamento e tire sua videoaula do papel

criar pautas para vídeos

A importância de criar pautas para vídeos como parte do planejamento

A ação de criar pautas para vídeos deve ser entendida como parte crucial do seu planejamento. Esse material possibilita que o produtor do vídeo pense nas variáveis do seu material. Também, é o documento que faz com que sejam considerados os tipos de clientes da marca. Assim, será mais fácil acertar em cheio na produção de conteúdo relevante por meio dos vídeos. Afinal, a pauta é uma etapa crucial do seu planejamento e nunca pode ser deixada de lado.

Sabendo disso, o primeiro passo para colocar em prática a criação de pautas para o seu vídeo é:

Conheça o seu público

De nada adianta você produzir um material de alta qualidade se não sabe quem irá consumi-lo. Esse será um esforço em vão. Por isso é importante, desde o início, saber quem é o maior interessado pelo seu material. Nesse cenário, para identificar os seus potenciais clientes, fique de olho nos sinais oferecidos pelo público. Como? Percebendo a interação nas redes sociais e blogs, pesquisando no Google por palavras-chaves interessantes para o seu negócio, entre outros.

Também é possível entrar em contato com clientes fiéis para saber o que eles gostariam de receber de informação, entre outros. Aproveite das inúmeras possibilidades que a internet e a tecnologia lhe oferecem para identificar o seu público-alvo.

Sabendo quem é o seu público e pelo que ele se interessa, você pode começar a pensar em formas de abordar diversos assuntos. Pode fazer um vídeo mais superficial para certa parcela do público ou mais específico e profundo para outras pessoas. Pode criar um canal do YouTube com vídeos semanais de acordo com a demanda e dúvidas que forem surgindo do seu público. Isso nos leva ao próximo passo:

Dê atenção à sua demanda

É comum que, com a produção de vídeos bem sucedida e com boa estratégia de divulgação, a sua demanda e público aumentem. Assim sendo, dê atenção para ela. Para isso, uma dica é manter a organização e colocar essas demandas – caso considere pertinentes – na sua pauta.

Assim, quando surgirem dúvidas ou sugestões de assuntos para você falar sobre, anote em um documento. Dessa forma, quando for gravar um novo vídeo, saberá quais assuntos são mais queridos e esperados pela sua audiência. Também, lembre-se de deixar uma data pré-estipulada para cada vídeo. Isso faz com que você crie uma rotina de produção e também de publicação. Ainda, é importante na hora de fidelizar o seu público, que ficará esperando e na expectativa pelo seu vídeo.

Se você pretende produzir um vídeo por semana, defina qual será o dia da publicação e, com isso, poderá se organizar melhor para produzi-lo. Também, é claro, aposte em boas estratégias de divulgação para fazer com que o público esteja no aguardo por esse material. Redes sociais, e-mail marketing e postagens em sites e blogs – no seu e em de parceiros – podem ajudar nessa etapa.

– Veja também: 7 ferramentas para criar vídeos que vão facilitar sua vida

Organize a demanda e busque por referências

Com o aumento da demanda, é necessário que você, mais do que nunca, dê atenção às datas e assuntos já tratados. Isso é importante para definir o que já foi falado e o que ainda merece a sua atenção. Para isso, preste atenção diariamente na sua planilha de organização e atualize-a de acordo com novas demandas e inspirações.

Ainda, ao organizar o feedback, você já perceberá que possui várias referências para seus próximos vídeos. Porém, para deixar o seu material ainda mais rico, deve buscar outras fontes de inspiração. Mas…

Por que buscar por referências?

Se você já sabe o que falar e recebeu um feedback dos seu público, por que buscar por referências? Pois bem: porque elas farão com que o seu vídeo seja mais rico e aumente a sua credibilidade. Ainda, as referências também podem aproximar você do público – ou apresentá-lo a outros materiais extremamente relevantes.

Essas referências podem ser encontradas em livros, revistas, músicas, filmes, documentários, programas de TV, blogs entre outros. Além, é claro, de sites que você considere relevantes e possam ser inspiradores para o seu público.

Todavia, é importante ressaltar que: ao mesmo tempo em que é essencial buscar por referências, você nunca deve copiar um conteúdo. Assim, essas referências podem ajudar a criar pautas para vídeos, mas, em cima delas, você deve produzir o seu próprio material, expondo seu conhecimento, aumentando sua autoridade e credibilidade.

Crie suas pautas para vídeos!

Resumidamente, criar pauta para vídeos nada mais é do que um planejamento dos assuntos que serão tratados no seu material. É um documento necessário para sempre abordar os temas de maneira diferente e que auxilia a manter uma coerência entre os vídeos. Você pode tratar sobre um tema relevante e deixar um gancho para o vídeo da semana seguinte, deixando o público curioso para consumir o seu material.

E você, já possui o hábito de criar pautas para vídeos? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias