como escolher um nicho

Saiba como escolher um nicho para seu negócio com nosso passo a passo5 min read

Ter sucesso significa possuir pessoas que se interessam pela sua marca. Ou seja: ter um público fiel. Porém, como escolher um nicho de negócios para a sua empresa? Confira a importância de conhecer e saber como realizar essa ação. Assim, terá mais chances de acertar na divulgação do seu conteúdo e, com isso, poderá aumentar sua renda.

Primeiramente, antes de começar a investir seu dinheiro e energia em um serviço ou produto, é preciso saber bem qual será o nicho de mercado em que a sua empresa irá atuar. Qual será a sua fatia de mercado?

como escolher um nicho

O que é um nicho de mercado?

Antes, vamos definir de maneira resumida o que é o nicho de mercado. O nicho é um segmento do público que possui perfil e interesses semelhantes. Pode ser amplo, relacionado a temas de saúde e bem estar, por exemplo ou específico, tratando-se especialmente de pessoas que fazem certo tipo de dieta.

– Veja também: Micro Nicho: aposte nele para iniciar seu negócio online

Hoje, para descobrir como escolher um nicho, uma empresa deve utilizar todas as ferramentas disponíveis a seu favor. Sendo a internet a principal delas. Essa ferramenta, quando bem usada, garante que a empresa não apenas descubra o seu nicho de mercado, mas também ofereça soluções relevantes para ele. O resultado? Clientes satisfeitos e materiais com grande credibilidade e autoridade.

Nesse cenário, utilizar o marketing digital a seu favor e produzir conteúdo relevante, é essencial. Assim, se você possui negócios online – ou se deseja adentrar nesse mercado – entenda a importância de escolher um nicho e, principalmente, as ações para chegar nesse objetivo.

Como escolher um nicho de mercado? Veja o passo a passo:

1. Defina quais são os temas que você gosta e domina

Assim sendo, é importante listar os assuntos que lhe interessam e que você tenha domínio sobre. Afinal, será necessário pesquisar exaustivamente sobre ele. Porém, se é algo que você realmente gosta, esse será um prazer.

Ainda, além de gostar daquele assunto, é importante saber se você tem domínio o suficiente sobre ele para repassar o seu conhecimento para frente. Afinal se você deseja criar o seu negócio em torno desse tema, deve apresentar soluções e informações novas, ainda não exploradas pela concorrências. Assim, para saber como escolher um nicho e definir qual será sua área de atuação, pense:

  • Você já possui conquistas nessa área? Quais são?
  • É referência no assunto, ou pretende começar do zero?
  • É um tema com o qual você já trabalhou antes? Possui familiaridade?
  • Oferece um método que efetivamente funciona e irá revolucionar o mercado?
  • Consegue vender a sua mensagem e argumentos de maneira fácil?
  • Acredita que realmente irá acrescentar algo na vida do seu nicho de mercado?

Respondendo essas questões e sabendo qual é o tema que você domina e gosta, é hora de partir para o próximo passo…

2. É possível ganhar dinheiro com esse nicho?

Você possui domínio e habilidade sobre certo tema, mas como fazer isso se tornar uma fonte de renda? É possível? Agora é hora de descobrir isso. Assim, faça pesquisas sobre o assunto. Confira as ferramentas de palavras-chave do Google para saber qual é a demanda dos assuntos mais pesquisados pelo seu nicho. Veja o que a sua concorrência produz e o que está em falta no mercado.

Com essas pesquisas, você descobrirá se existem pessoas dispostas a pagar pelo seu serviço/produto. Também saberá o quanto elas estão prontas para desembolsar para contar com aquilo que é oferecido pela sua marca.

Conferindo como está a demanda de oferta x procura e conhecendo os seus concorrentes, é possível chegar a inúmeras conclusões. O ideal, na hora de pensar em como escolher um nicho, é optar por aquele com alta demanda e pouca competição.

3. Conheça as tendências do mercado

Existem tendências de mercado que nunca “saem de moda”. Por exemplo: assuntos relacionados a ganhar dinheiro sem sair de casa, emagrecer, hábitos alimentares saudáveis, entre outros.

As tendências são os itens de pesquisa que possuem grande procura no momento. Porém, também apresentam muitas ofertas. Assim sendo, para saber como escolher um nicho para o seu negócio é importante ir mais além. Afinal, se você não segmentar sua área de atuação, será apenas mais um na multidão.

Para evitar que isso aconteça é importante conhecer as tendências que estão ligadas com a sua área de atuação, porém, cavar mais fundo. Assim, dê sequência às suas pesquisas para encontrar tendências mais específicas e, com isso, optar por um nicho que tenha boa procura e menor oferta. Duas ferramentas que podem ajudar nessa etapa são:

Ubersuggest: ela sugere keywords específicas e com diferentes níveis que estejam relacionadas ao tema que você pesquisa. Cruza dados de busca e pode fazer com que surjam bons insights sobre assuntos a serem explorados que sigam a máxima dita anteriormente: alta procura e menor oferta.

Google Trends: o próprio Google também é essencial nessa etapa. Ao realizar uma pesquisa, o buscador completa automaticamente sua frase com os termos mais buscados. Essas sugestões podem dar dar boas ideias de nichos de mercado para investir. O Google Trends traça um comparativo entre palavras-chave. Ainda, mostra em um gráfico qual a melhor opção para você segmentar.

Você também pode se interessar por: Conheça seu mercado com ferramentas de pesquisa online

Já sabe como escolher um nicho para seu negócio?

Ação essencial para atingir o público-alvo ideal, a escolha de um bom nicho de mercado faz com que você não desperdice esforços e recursos. Mais do que isso, auxilia a identificar onde estão seus clientes em potencial e as possíveis parcerias que podem resultar em lucro para a sua empresa.

Escolhendo um bom e segmentado nicho, também há menos concorrentes, maior procura e, consequentemente, grande possibilidade em ser a maior autoridade nas suas keywords. O resultado? Liderar os resultados de busca no Google e, com isso, ser encontrado com facilidade pelas pessoas que se interessam pelo tema que você trabalha.

Conhece outras ações e ferramentas que auxiliem na escolha de um nicho de mercado? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias