micro nicho

Micro Nicho: aposte para iniciar seu negócio online

Para começar qualquer negócio, sempre é necessário dar o primeiro passo e, claro, escolher um ponto de partida. Este é um momento crucial para sua empresa, pois é neste instante que você escolhe o rumo que seu negócio terá. Consequentemente, de acordo com sua decisão, o projeto pode decolar, ou não trazer o resultado que você espera. Por isso, apostar em micro nicho é uma das opções mais acertadas que existem.

Com um trabalho focado e especializado, você reduz sua concorrência e entrega um serviço de maior qualidade ao seu cliente. Desta maneira, alcançar bons resultados se torna muito mais fácil. Quanto mais fechado se torna seu negócio, mais certa se torna a aposta. Mas afinal, o que é um micro nicho?

O que são micro nichos

Quando você decide abrir um negócio, é necessário descobrir com o que quer trabalhar. Digamos que você se interessa por esportes. Esse é um nicho global, muito conhecido e que atrai diversos públicos, mas não é especializado em apenas um assunto. Quando você diminui o escopo do seu serviço, ou seja, escolhe somente uma modalidade esportiva para trabalhar, descobre um nicho.

Mas mesmo em um nicho, o número de concorrentes ainda é alto e o público se mantém disperso, pois, na maioria das vezes, nem todos que vão até sua empresa realmente acabam adquirindo um produto. Você precisa focar em um grupo ainda mais específico.

Veja também: pesquisa de mercado: como definir seu público-alvo?

Chegamos, então, ao micro nicho. Neste estágio, você chega a um negócio altamente específico e especializado. As visitas se tornam menores, mas a taxa de retorno é muito mais eficaz. Você vende um serviço que o seu público quer comprar. Quem chega até sua empresa, sabe o que quer adquirir e se interessa muito mais do que um local que tem de tudo um pouco. Além disso, você diminui o nível de concorrência e consegue aprimorar aquilo que oferece.

Eu devo apostar em um micro nicho?

Agora você já sabe, exatamente, o que um micro nicho significa. Mas, será que é uma aposta certeira para você e seu negócio? Vale a pena arriscar em um serviço menos abrangente?

Para responder a suas perguntas, uma dica é pensar com a cabeça do seu cliente. Se coloque no lugar de um comprador ou usuário. Você quer aprender mais sobre técnicas de marketing de conteúdo, por exemplo. Existem duas empresas que oferecem o negócio. Uma, vende serviços que abrangem todo o meio online empresarial. A outra, tem como micro nicho o marketing de conteúdo. Ou seja, é especialista no assunto e tem mais propriedade para falar sobre tal. Qual lhe parece mais vantajoso?

Quando você reduz seu negócio em um micro nicho, consequentemente, consegue apresentar um serviço melhor e com maior credibilidade. Apesar de parecer interessante, ter uma empresa que abrange muitas áreas e atinge muitas pessoas não é sinônimo de vendas. Quando o que é oferecido abrange muitas categorias, o número de pessoas atingidas é, claramente, maior. Mas a taxa de retorno, que é o que nos interessa, é pequena.

Se quiser resultado, não hesite. Aposte em um micro nicho, principalmente se o seu negócio for digital. Existem diversas ferramentas de anúncios online que fazem com que você consiga alcançar exatamente o seu público alvo, por menor que seja o micro nicho.

micro nicho

Qual micro nicho escolher para estruturar o meu negócio online?

Aqui entram uma série de dúvidas. Sabendo da importância em especializar seu serviço, parece difícil entender em qual área é melhor apostar. Não há como fugir: para encontrar o micro nicho ideal, o primeiro passo é pesquisar. Mapeie o que você tem de melhor a oferecer. Encontre algo que gosta, mesmo que no primeiro momento seja um assunto abrangente. Em seguida, pesquise mais sobre o mercado para aquela área. Descubra temas específicos e estude como que você quer inserir seu negócio.

Analisar os concorrentes também é uma das dicas para escolher seu micro nicho. Identifique o potencial dentro da área, aquilo que as pessoas estão procurando e têm dificuldade em encontrar. Vale tudo: realizar pesquisas de mercado, fazer análise da concorrência, estudar as forças e fraquezas do negócio. Invista na novidade e em um serviço bem pensado, apresentado e estruturado.

Micro nichos educacionais que você pode e deve explorar

A educação, por si só, é um nicho pouco explorado. Faltam negócios de qualidade voltados para a área, que atinjam de forma eficaz o seu público. Com a popularização da internet e a possibilidade de oferecer o seu serviço online, encontrar uma área de atuação se tornou mais simples. Caem, assim, as barreiras geográficas e temporais, por exemplo. As plataformas de ensino a distância se tornam as suas melhores aliadas na hora de repassar aquilo que você sabe. Transforme o conhecimento em algo rentável.

Falar da educação como um todo se torna algo muito abrangente e pouco especializado. Saiba o que você tem de melhor a oferecer e descubra qual é a demanda do mercado. Uma dica é ficar de olho nas tendências que surgem a todo momento. Um exemplo é a grande procura por ferramentas, aplicativos e plataformas que beneficiem alunos e professores. O ensino tecnológico ganha cada vez mais adeptos, o que aumenta o número de interessados em aprender a mexer com gadgets e apps. Este pode ser um micro nicho interessante a ser explorado.

Outro segmento em ascensão e que agrada um grande público é a administração empresarial. Cada vez mais pessoas abrem as próprias empresas e arriscam-se em sonhos, movidos, geralmente, pela infelicidade no emprego ou dificuldade imposta pela crise. Porém, são poucos os que conseguem permanecer no ramo escolhido. Falta de pesquisa, pouco mapeamento e, principalmente, uma administração falha acabam levando o negócio ao fracasso. Por isso, cursos voltados para a administração de micro e pequenas empresas pode ser um ótimo micro nicho a ser explorado.

Pesquise. Estude. Aposte!

É de apostas que surgem os grandes negócios. São as ideias inovadoras, muitas vezes guardadas dentro de sonhos ditos impossíveis, que dão vida a projetos de sucesso. Não tenha medo de apostar no seu conhecimento. Também não tenha preguiça de mapear o local em que você deseja se instalar e construir seu negócio.

Por isso, não deixe de estudar sobre o assunto que você domina. Especialize-se no seu micro nicho. Se preocupe em sempre entregar o melhor serviço possível ao seu cliente. Aposte na segmentação, procure publicidade direcionada e entenda o seu público. Estes são os ingredientes de uma fórmula de sucesso no mundo de cursos online e ensino a distância.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias