plataformas de tecnologia educacional

Plataformas de tecnologia educacional: a evolução na aprendizagem

Até pouco tempo atrás, para aprender, era necessário ser aluno de uma instituição e comparecer a aulas presenciais. Esse formato de educação ainda existe – e sim, funciona muito bem, – porém, possui limitações. Essas limitações vêm sendo derrubadas com o apoio de plataformas de tecnologia educacional, que auxiliam no estudo remoto e valorizam o tempo do aluno.

Hoje, os alunos possuem um acesso infinitamente maior de informações a apenas um clique. Antes, para acessar todo esse material era necessário dirigir-se à uma biblioteca ou esperar pelas aulas. Assim, sendo, adaptar-se à tecnologia é necessário para a instituição conquistar seus alunos e ter sucesso na empreitada.

Veja mais em: Saiba como a aprendizagem online está acompanhando as tendências na educação

 plataformas de tecnologia educacional

Adaptando-se às tendências na tecnologia educacional

O uso de tecnologias pode dinamizar e melhorar consideravelmente o ensino tradicional. Mas esse uso deve ser feito com moderação. E cabe às instituições oferecerem um material de qualidade para os alunos.

A internet derruba as barreiras físicas, ou seja: é possível que o seu curso seja de interesse de pessoas de outro lugar do mundo. O que isso significa? Que a concorrência passa a ser maior – e, consequentemente, para se destacar no mercado, é preciso oferecer diferenciais e estar entre os melhores no seu segmento. Como fazer isso? Por meio das plataformas de tecnologia educacional.

Plataformas de tecnologia educacional: conhecendo e explorando o EAD

Podemos citar várias plataformas e ferramentas de tecnologia educacional, porém, a mais popular e que vem conquistando cada vez mais adeptos – com razão, – é a plataforma de ensino a distância (EAD).

Plataforma EAD

Nesse formato de ensino, os cursos online são disponibilizados e oferecem milhares de recursos para os alunos. Ambiente virtual online (AVA), experiência de interação entre alunos e professores, materiais multimídia e interativo, etc. Essas são apenas algumas das facilidades que o EAD permite.

Com esse formato de ensino o aluno se torna ativo na construção de conhecimento e toma as rédeas do processo. Para isso, precisa de disciplina e controle de tempo e prioridades. No fim, o ensino via EAD é importante tanto para aprimorar as questões técnicas (ou seja, as matérias que serão ensinadas pelo curso), quanto para aprender questões importantes para a sua vida pessoal, como a disciplina, a autonomia, a força de vontade, saber como controlar seu tempo e prioridades.

As instituições que investem nas plataformas de tecnologia educacional também saem no lucro. Afinal, além de poder contar com alunos de toda parte do mundo, conquistam maior autoridade e passam a imagem de serem uma corporação moderna, que está se adaptando ao desenvolvimento da tecnologia – e, mais do que isso, aproveitando-o, saindo na frente das demais concorrentes.

Complemente a leitura: Aprendizagem virtual, entenda como é o aprendizado no EAD

O foco é aprender

Independentemente da escolha de curso ou formato dele, o foco é, sempre: aprender e se qualificar. Todas as profissões exigem que o profissional esteja atualizado no mercado. Além disso, estudar e aprender faz com que o próprio aluno sinta-se estimulado e motivado.

As plataformas de tecnologia educacional chegam para fazer esse processo ser mais fácil, eficiente e vantajoso – tanto para as empresas quanto para os profissionais.

Você já fez o uso de alguma plataforma EAD para aprender? O que acha desse formato de educação? Compartilhe conosco.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias