aprendizagem online

Saiba como a aprendizagem online está acompanhando as tendências na educação

A tecnologia está presente em todas as áreas da sociedade. Na educação não poderia ser diferente. A aprendizagem online ganha cada vez mais espaço dentro das instituições de ensino, empresas e até mesmo para autodidatas, que desejam aprender sem precisar sair de casa.

Pessoas que antes não tinham acesso a certas modalidades de cursos, com o auxílio da internet, já passaram a ter. Além de diminuir as barreiras físicas e geográficas, a aprendizagem online também permite uma maior autonomia aos alunos, que fazem seus próprios horários.

Vale lembrar que independentemente do curso, aqueles que desejam estudar via EAD, devem contar com respaldo, mediação, e ter consciência das suas atividades e responsabilidades. Além disso, nesse formato de ensino o ideal é contar com um bom ambiente virtual de aprendizagem.

Complemente a leitura: Entenda a evolução da EAD e seus avanços até hoje

aprendizagem online

O que é o ambiente de aprendizagem online?

O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), é um software/sistema que auxilia no desenvolvimento e distribuição de conteúdo para cursos online e/ou semipresenciais. É uma ferramenta que enriquece o processo de ensino à distância (EAD). Isso porque oferece um ambiente inovador para que o aluno tenha acesso a matérias e disciplinas, conforme o seu avanço nas aulas.

É por meio do AVA que se acompanha o processo de aprendizagem do aluno. Também é por ali que é possível avaliar a performance e medir o seu progresso. Dessa forma, descobre-se a eficácia do processo suas possíveis falhas.

Uma grande vantagem de investir no AVA é que ele permite a utilização de vários formatos de material de ensino. Diferentes mídias, interação entre alunos e professores e a disponibilização de conteúdo extra para estudo são algumas dessas possibilidades.
Por isso, na hora de optar pela aprendizagem online, é importante escolher um curso com bom AVA. Assim é mais garantido que o curso será bem aproveitado, ou seja: o conhecimento será absorvido como deve.

Leia mais em: Ferramentas para EAD: quais são e como aplicá-las

Métodos de aprendizagem online

Utilizando das ferramentas e plataformas disponíveis para investir na educação, existem três métodos de aprendizagem que se destacam, são eles:

  1. Autoaprendizagem

    Nesse método, o aluno é o responsável por controlar a sua dedicação e tempo para o curso. Não há a necessidade de cumprir horários pré-estabelecidos, porém, ao final é exigido que realize um teste/exercícios que comprovem o seu aprendizado efetivo. Para valer a pena, esse método necessita de um bom material de apoio e, principalmente, vontade do aluno. Aqui, tudo é feito via online.

  2. Aprendizagem guiada

    Nesse método, o aluno também é autônomo. Ele pode selecionar os conteúdos que considera interessante e administra o seu tempo. A principal diferença desse método para o anterior é que esse exige que o material disponibilizado via online também seja estudado fora do AVA. Ou seja: é preciso imprimir certos materiais. Assim, há uma mescla do ambiente de aprendizagem online com o físico.

  3. Aprendizagem aberta

    Nesse método é feito o estudo de mais de uma temática ao mesmo tempo. Ou seja: é um conteúdo interdisciplinar. Essa é uma grande vantagem da aprendizagem online, afinal, permite a flexibilidade do conteúdo. Aqui, o aluno também é quem determina o seu tempo de estudo.

    Sua principal diferença para os métodos anteriores é devido a forma de avaliação, que muda frequentemente. Há alternâncias entre questionários abertos e fechados e, de vez em quando, é preciso também fazer redações sobre os temas ensinados.

O aluno é o grande responsável pelo seu aprendizado

Independentemente da ferramenta e método de ensino escolhidos, conclui-se que o grande responsável pelo bom aprendizado é o próprio aluno. Cabe à empresa/instituição oferecer bons materiais de apoio e uma plataforma EAD que suporte as aulas.

A partir disso, cabe ao aluno programar o seu tempo e utilizá-lo para fazer leituras, exercícios e refletir sobre o que aprendeu em cada módulo.

Já fez algum curso EAD? O que achou desse formato de ensino? Compartilhe sua opinião nos comentários!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias