O que é e-business

O que é e-business: O modelo de negócios da Netflix e Google5 min read

Você sabe o que é e-business? Trata-se de uma modalidade de negócio que vem ganhando cada dia mais espaço entre empreendedores e que se tornou possível apenas com o advento da tecnologia. Em tradução livre para o português, e-business significa negócio eletrônico. Se interessou? Então continue lendo este material.

Se você é mais um desses visionários que está buscando por se tornar um empreendedor digital, mas não sabe direito as opções que possui, conheça abaixo o que é, as vantagens e exemplos de e-business.

Talvez você goste – Livros de Marketing e Vendas: 50 dicas para Empreendedores

O que é e-business

O que é e-business?

E-business é um modelo de negócios majoritariamente ou totalmente digital. Acontece que muitas pessoas confundem e-business com e-commerce, sendo este último uma ferramenta que se pode usar no e-business, mas eles não querem dizer a mesma coisa.

Uma excelente definição de e-business é: negócio realizado através da internet, com todos os processos do negócio sendo realizados de maneira digital. Desde seu contato direto com os consumidores, fornecedores, stakeholders até a sua análise de mercados e investimentos.

Em paralelo, um e-commerce é a venda de produtos por meio de plataformas eletrônicas, sendo assim um exemplo de e-business. Entre exemplos de e-commerce você encontra Netshoes, Dafiti e o maior de todos, a Amazon.

Outros exemplos de e-business

Como falamos, e-commerce e e-business não são a mesma coisa. Uma diferença é que no e-commerce existe necessariamente um processo de compra e venda, já nas modalidades de e-business isso nem sempre é necessário.

O que é e-business? É um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet, a disponibilização de um serviço digital, mas que não envolve necessariamente uma transação comercial.

Netflix

Possivelmente você conhece a Netflix, pois então, ela é um excelente exemplo de e-business. Se você compreendeu bem o que é um e-business vai concordar que todos os processos realizados são digitais, desde o primeiro contato com a plataforma, todo sua estratégia de captação de novos usuários, seu método de pagamento, o consumo do produto pelo cliente, absolutamente tudo é feito digitalmente.

Você não consideraria a Netflix um e-commerce, correto (por mais que você pague para ter acesso ao conteúdo)? Por mais que envolva uma transação financeira para o pagamento da assinatura, o modelo de negócios não é o mesmo de um e-commerce.

Google

Outro exemplo de e-business é o Google e todas as funcionalidades que oferece, desde o Gmail, Google Drive ou Google +, entre outros aplicativos.

Todos os processos do negócio são realizados de maneira digital, desde a contratação, que no caso das ferramentas citadas não existe transação financeira, até a utilização do serviço pelo usuário. 100% digital.

Plataformas de ensino a distância

Uma das maiores tendências da educação corporativa ou não, as plataformas de ensino a distância também são excelentes exemplos para que você entenda o que é e-business.

O treinamento a distância apresenta o consumo de um serviço que até antes da internet era improvável de ser realizado com a agilidade e qualidade dos dias atuais.

Você pode até ter conhecido a instituição de ensino fora da internet, mas ao comprar um curso à distância, a transação foi feita digitalmente e o consumo do serviço também é digital. Ou seja, todos os processos fazem com que elas sejam vistas como e-business.

As vantagens do e-business

Se você pretende iniciar sua carreira no empreendedorismo digital ou até mesmo se já possui uma organização e deseja levar a ela melhorias e novas oportunidades de negócio, a próximo passo depois entender o que é um e-business e analisar os exemplos de e-business, é saber quais as vantagens do e-business dentro do seu setor e de maneira geral.

Integração

Não é surpresa dizer que as ferramentas digitais oferecem diversas funcionalidades e a integração é uma delas.

Dentro de uma organização é normal que seja necessário mais de um sistema para a agilidade dos processos. No entanto, pode ser um grande problema quando esses sistemas não conversam entre si e o que era para poupar tempo acaba se tornando uma grande dor de cabeça.

Uma das principais vantagens do e-business é a integração entre os sistemas, que devido a sua conexão permitem a facilidade na troca de informações.

Agilidade

Tudo o que é produzido é postado na rede quase que simultaneamente, com isso se ganha em agilidade na tomada de decisões, pois reduz drasticamente a burocracia e permite a agilidade na troca de informações.

Transparência

Também relacionado a troca de informações em tempo real temos a transparência como uma das vantagens do e-business.

Isso ocorre, pois todas as tarefas ficam disponíveis para a gerência checar. O que gera a transparência e consequentemente a qualidade e confiança nos serviços prestado pelos colaboradores.

Leia também: Como utilizar o SEO para bombar sua loja virtual

Com isso fica claro o que é e-business e o quanto esse modelo de negócios tem a oferecer. E não apenas as empresas digitais, mas também em empresas convencionais que podem fazer do e-business o coração do seu negócio, já que ele melhora aspectos que são necessários em qualquer organização.

Já quem deseja focar apenas nos empreendimentos digitais o modelo de e-business é ainda mais adequado e vantajoso. Se resta alguma dúvida, não perca tempo e deixe nos comentários, nós teremos o maior prazer em te ajudar!

CTA Academia 1

academia eadbox

A Eadbox é um exemplo de e-business. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva. Além de criar seus cursos online, você também tem seu portal e controla sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Fale com um consultor e saiba como começar


Categorias