evolução do EAD

Entenda a evolução da EAD e seus avanços até hoje3 min read

Quando falamos em EAD, é normal que venha a mente alunos assistindo vídeos online. No entanto, nem sempre foi assim, muito pelo contrário. Quer saber mais? Continue sua leitura e se surpreenda com as descobertas sobre a incrível evolução do EAD!

Leia também – Dicionário EAD

evolução do EAD

Onde surgiu o ensino a distância?

Existem várias teorias envolta do surgimento do ensino a distância, sendo uma das mais aceitas a teoria em que teria se originado na Grécia e na Roma, através dos pergaminhos por correspondência.

Seu segundo grande momento ocorreu com a revolução científica, nos séculos XVII e XVIII, quando cartas que compartilhavam informações científica eram comuns.

O primeiro anúncio datado sobre cursos a distância foi impresso em 1728 pela Gazeta de Boston, no qual um professor de taquigrafia se disponibilizou a enviar cartas com seus ensinamentos aos interessados.

Pode ser do seu interesse – Metodologias EAD: saiba as diferenças e leia dicas

Etapas de evolução

A essa altura já deu para notar que quanto mais a sociedade e a tecnologia evoluem, mais são necessárias alternativas de ensino. E dessa necessidade surgiu o EAD, sendo marcado por 3 etapas de evolução:

Primeira etapa

A primeira etapa foi marcada pelo desbravamento do ensino a distância, usando a tecnologia disponível, neste caso a correspondência. Nesta modalidade o aluno, após se inscrever, começava a receber o material de ensino em casa.

Segunda etapa

Esta etapa é caracterizada pelos avanços da comunicação. O material escrito ainda reinava, mas outros meios como televisão e rádio eram usados como complemento de ensino.

Terceira etapa

Novamente uma revolução da forma de comunicação levou o EAD a outro patamar. A terceira etapa é a etapa atual, onde a internet é o principal meio de ensino.

Pode ser útil –  Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no EAD

Evolução do EAD no Brasil

A internet deixou a educação a distância muito mais atrativa para os brasileiros. Nos últimos 20 anos a procura e oferta por cursos de EAD cresceu muito mais do que o esperado. Foi também neste século que as instituições brasileiras. principalmente o MEC, começaram a reconhecer e investir no potencial do ensino a distância.

Atualmente existem mais de um milhão de alunos matriculados em cursos de graduação a distância no Brasil. Esse número só tende a crescer devido às vantagens que o EAD oferece.

Dados como este mostram que o preconceito com o ensino a distância está sendo deixado de lado. Enquanto as pessoas notam que atráves do EAD podem realizar seus sonhos profissionais sem gastarem todas as suas economias e o melhor, com flexibilidade de horário.

O EAD também mostrou para as instituições que é possível oferecer educação de qualidade e romper as barreiras físicas que limitavam a quantidade de alunos. Graças aos avanços tecnológicos é possível levar educação e capacitação profissional aos lugares mais remotos.

Complemente com – Aumente a produtividade da sua empresa através do EAD

A evolução do EAD está intimamente ligada com a evolução tecnológica e comportamental da sociedade. Com isto nos resta a dúvida, será que chegamos no nosso limite ou ainda há mais campos tecnológicos para levar o ensino a distância? Deixe sua opinião sobre a evolução do EAD abaixo!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias