conhecimento em vendas

Conhecimento em vendas: técnicas e qualificação do vendedor

Você sabe o que precisa para ser um bom vendedor? Vender é uma arte e para vender bem um produto ou serviço é preciso do conhecimento em vendas. Além disso, o que um bom vendedor precisa ter é, principalmente, um bom relacionamento com os clientes.

Apesar de não existir um manual exato de como obter sucesso nas vendas, – afinal, cada pessoa possui objetivos diferentes ao desejar comprar um serviço ou produto, – existem atitudes padrões, que podem ser de grande auxílio para você que deseja saber como ser um bom vendedor.

Para saber quais os conhecimentos de um vendedor são necessários para alcançar o sucesso, acompanhe nossas dicas a seguir.

Se você é gestor de uma equipe de vendas, sugerimos que leia o artigo exclusivo; Aprenda como liderar uma equipe de vendas eficiente com nossas dicas.

conhecimento em vendas

Explorando suas habilidades e conhecimentos em vendas: Como ser um bom vendedor

Você tem um bom autoconhecimento e sabe quais são seus pontos fortes e fracos? Explorar essas habilidades e entender seu nível de conhecimento em vendas, são instrumentos muito importantes para criar boas relações e desenvolver técnicas de fechamento de vendas.

Portanto, o que precisa para ser um bom vendedor?

Um bom vendedor precisa ter um conjunto de habilidades, entre elas:

  • Sempre buscar novos conhecimentos em várias fontes e áreas disponíveis.
  • Deve somar essas informações à sua personalidade
  • criar seu próprio estilo de vendas e negociação.

Para saber mais sobre a arte da persuasão, fundamental no processo de vendas e na construção de um bom vendedor, complemente a leitura com: Técnicas de persuasão: a arte de convencer sem manipular

O que precisa para ser um bom vendedor: passo a passo do processo

Passo 1:Argumentação

O primeiro tipo de conhecimento de um vendedor deve ser o relacionado às vantagens do serviço ou produto que está oferecendo, assim ele terá bons argumentos de vendas.

Para construir um bom argumento você precisa, antes de tudo, como dito anteriormente, ter um bom conhecimento. A partir de então, você;

  • desenvolve suas ideias
  • negocia com o cliente
  • mostra que a sua solução é a melhor existente no mercado.

Passo 2: Cada comprador é único

Outro ponto muito importante sobre o que precisa para ser um bom vendedor é tratar o seu comprador como único. O atendimento deve ser sempre personalizado, tanto se for feito pessoalmente quanto via internet.

Passo 3: Prepare-se

Para concluir uma venda de sucesso, saiba que a maior parte do seu trabalho está na sua preparação. No estudo e na importância que você dá a essa negociação.

Mostre para o seu cliente – ou futuro cliente, – que:

  • Você conhece, acredita e confia naquilo que está vendendo.

Isso deve ser feito por meio da postura, falas e, caso você trabalhe numa loja de roupas, por exemplo, aproveite para usar as peças dessa marca enquanto vende. O mesmo vale para maquiagens, perfumes e demais comércios dessa natureza.

Se for algo do ramo de tecnologia, comente que você também faz uso daquele sistema/software e sobre o benefícios que isso trouxe para a sua vida.

Resumidamente: mostre para o cliente que você também compraria e utilizaria aquilo que está vendendo, pois acredita ser a melhor solução do mercado.

  • Se ele não adquirir aquilo que você está oferecendo, sentirá falta desse produto ou serviço.
  • O que você está negociando é a melhor solução para os problemas que afligem o cliente.

Se você deseja se aprofundar ainda mais sobre argumentos de vendas, veja o artigo; Melhore seus argumentos de vendas com nossas dicas.

Acompanhamento de vendas: amplie sua capacidade de captar clientes

Parte fundamental de como ser um bom vendedor é ter um plano sólido e organizado diariamente. Ter um dia bem organizado ajudará a maximizar suas vendas. Para ajudá-lo com sua organização você pode seguir estes 5 passos:

1. Faça uma lista de todos os clientes que você precisa entrar em contato

Comece o seu dia com uma lista detalhada de cada cliente potencial e cliente que você precisa se aproximar durante o resto do dia. Certifique-se de incluir notas do seu último contato com eles e pontos sobre o que você espera alcançar em sua ligação.

Logo depois de desligar o telefone, anote as novas observações, os próximos passos e agende a próxima vez para entrar em contato. Faça isso enquanto tudo ainda estiver fresco em sua mente. Isso irá ajudá-lo a ficar super organizado.

Você pode utilizar um sistema de cadastro de clientes para facilitar esse acompanhamento.

2. Use um calendário para datas importantes

Seu calendário deve estar completamente atualizado e disponível para você em todos os seus dispositivos.

Se você tiver uma tarefa, coloque isso como um evento em sua agenda para lembrá-lo. Dê uma olhada no seu calendário logo pela manhã e organize seus pensamentos antes de começar seu dia.

3. Tenha sempre disponível informações de contato de seus clientes

Ter uma lista de contato de todos os clientes para os quais você precisa ligar é primordial. Mas é inútil se você não tiver essas informações prontamente disponíveis.

Para que você não tenha problemas, tenha todos os números de telefone e e-mails de seus contatos em seu celular. Salva-los em algum serviço nas nuvens trará ainda mais segurança.

4. Mantenha seus e-mails em ordem

Gerir o tempo é um componente essencial no conhecimento em vendas de um vendedor. Organize sua caixa de entrada. Use aplicações de email que facilite a você organizar automaticamente os emails recém chegados em tópicos criados por você.

Além disso é importante também ter o controle dos emails que você envia. Certifique-se de acompanhar o retorno das respostas e não desanime se tiver que entrar em contato várias vezes antes que seu e-mail seja respondido.

5. Confirme antes todos as suas reuniões

Como todos sabemos, em vendas tempo é dinheiro. Ficar sentado esperando uma reunião que não vai acontecer significa que você está perdendo a chance de ligar para outro cliente que poderia lhe oferecer um grande negócio.

Uma maneira de combater esse problema é sempre confirmar suas próximas reuniões ou encontros com clientes.

6.Tenha paciência

O que um bom vendedor precisa ter em alguns casos é paciência. Muitas vezes você se cansa de fazer esforços consistentes quando não obtém nenhum resultado. Portanto, você precisa ser paciente, continue tentando até conseguir o objetivo de ganhar a confiança de seus clientes.

Isso exigirá que você cuide do seu jardim com esforços persistentes porém comedidos.

Existem algumas ocasiões em que não vai adiantar insistência e isso ainda pode se virar contra você. Por isso é importantíssimo que você conheça bem seu cliente e saiba usar as ferramentas certas para impacta-lo.

Bônus: Utilize o conceito rapport para vender mais

Rapport é um conceito da psicologia que relaciona a criação de confiança entre duas pessoas. Criação de laços por empatia e compartilhamento de ideias e opiniões.

Quando você tem um relacionamento forte com seu cliente, você tende a ter mais influência sobre ele. Isso significa que o cliente respeita sua experiência e seus conselhos.

Com isso é mais provável que ele valorize sua opinião e confie mais em você. Essa é uma das estratégias de fidelização de clientes, por meio do relacionamento de vocês.

Qualificação em vendas: cursos e blogs para ampliar o conhecimento em vendas

Mesmo que você já esteja no ramo de vendas há anos, manter-se atualizado e por dentro das principais tendências do mercado, deve fazer parte de sua rotina.

1.Blog Agendor

A Agendor é uma plataforma de aprimoramento em vendas, que mantém um blog atualizado com conhecimento em vendas, dicas e novidades para profissionais da área. Vale a pena conferir a página periodicamente e ficar por dentro das principais tendências.

2.Blog Meetime

O Meetime oferece uma ferramenta completa para Inside Sales. A plataforma também disponibiliza um blog 100% voltado para dicas de vendas e negócios. Coloque entre seus favoritos e esteja sempre atento às novidades.

3. Curso grátis online de vendas diretas da Prime Cursos

Um curso 100% online que você pode ter acesso de qualquer lugar e a qualquer hora. Com uma carga horária de 40 horas, seu conteúdo inclui:

  • Conceitos de vendas
  • Como estabelecer metas e objetivos
  • Preparação para as vendas
  • Relacionamento comercial
  • Rapport
  • Pós-vendas e outros.

4. Gratuito e Online: Sebrae e curso de técnicas de vendas

O Sebrae constantemente oferece cursos de capacitação e profissionalizantes. Este curso faz parte de uma série de outros, com a qualidade conhecida da instituição e 15 horas de carga horária. As aulas incluem temas como:

  • técnicas de relacionamento e vendas
  • fidelização de clientes
  • atendimento e estratégias de impacto nas vendas.

6. Gestão de Força de Vendas FGV – Online

Também online  o curso da FGV tem como principal vantagem a garantia de uma das maiores e melhores instituições do Brasil. O melhor? Você consegue realizar o curso de casa, sendo de qualquer região do Brasil.

Carga horária de 30 horas e duração de 9 semanas, o curso é direcionado para gestores de equipes de vendas, com o objetivo de auxiliar a ampliação e acompanhamento dos resultados da equipe.

Compartilhe seu conhecimento em vendas

Como já falado, o que um bom vendedor precisa ter em mente é que: mesmo que você já seja um vendedor experiente, saber sobre essa área nunca é demais. Isso porque as ferramentas de vendas estão sempre mudando e se adaptando às novas necessidades dos clientes e tecnologias.

Para isso, sugerimos sempre que o vendedor continue se qualificando. Já existem muitos cursos que podem ser feitos, assim como leituras de artigos (como esse!), e experiências que podem ser feitas. Continue sempre investindo na sua qualificação e educação – e, com isso, melhorando seu conhecimento em vendas e aumentando os resultados positivos.

Além de buscar conhecimento, você também pode compartilhar o conhecimento que já possui, por meio da construção de cursos próprios e monetizando o seu conhecimento. Se você quer saber mais sobre como vender cursos na internet, está no lugar certo.

A Eadbox é uma plataforma na qual você pode criar cursos e colocar em prática ideias de negócios relacionadas a diversas áreas que envolvam vendas, tecnologia, capacitação e as mais variadas demandas do mercado.

Comece grátis e construa cursos para atender às demandas dos mais variados setores, iniciando sua carreira e ganhando dinheiro com cursos online à distância. Solicite uma demonstração gratuita.

Gostou da ideia? Acesse nosso conteúdo exclusivo:  Monetização do conhecimento: saiba como dar aula pela internet e ganhar dinheiro.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias