técnicas de persuasão em vendas

Técnicas de persuasão: a arte de convencer sem manipular

Segundo a definição do dicionário, persuasão é o ato ou efeito de convencer alguém a realizar algo ou a acreditar em algo. Esse conceito não aparece somente nas relações interpessoais.

Você pode e deve utilizar esse recurso para transformar seus leads em consumidores, para fazer com que as pessoas escolham o seu produto ou serviço dentre os concorrentes. A técnicas de persuasão em vendas são muito importantes.

A arte de convencer e as habilidades de como influenciar pessoas podem ser aprendidas e melhoradas com a prática. Quer saber como persuadir uma pessoa? Continue lendo o post!

 

técnicas de persuasão em vendas

 

Como usar técnicas de persuasão em vendas?

Quando falamos em técnicas de persuasão em vendas, precisamos começar entendendo o que é persuasão.

Persuasão é o ato de persuadir, que significa convencer um potencial cliente a efetuar a compra. Por esse motivo, utilizar a persuasão nas etapas de vendas é tão fundamental.

Leia também: marketing de relacionamento: aprenda o que é e se destaque no mercado.

Para qualquer marca ou empresa existem muitos desafios que precisam ser superados para conquistar e manter os clientes.

Mesmo que um pessoa esteja já na fase de desejar ou precisar de um determinado produto, os seus departamento comercial e de marketing precisam desenvolver estratégias para convencer o cliente em potencial, por meio da persuasão em vendas, de que a sua opção daquele produto é a mais adequada para ele – mais adequada do que a dos concorrentes.

Em que situações aplicar esse tipo de estratégia?

Se você observar, provavelmente já trabalha a persuasão em muitas situações. Para que ela faça diferença na sua estratégia de vendas, potencialize e aproveite em diversos estágios e para conquistar diferentes objetivos:

  • Argumentação de venda – o que torna o seu produto ou serviço relevante? Qual o principal diferencial dos concorrentes? Use a persuasão para construir uma divulgação sólida e clara e para definir valor no que está sendo vendido;
  • Negociações – Se você trabalha com um produto ou serviço que tem uma valor que pode ser negociado, use argumentos nessa hora também, mas com responsabilidade e honestidade;
  • Reverter um cliente insatisfeito – todos sabemos que nem sempre as experiências de consumo são perfeitas. Se a sua empresa teve algum problema, use a persuasão para lidar com o cliente no pós-venda.

Veja também: satisfação do cliente: como conquistar fãs para sua marca.

Como persuadir uma pessoa e influenciar nas vendas?

Você já entendeu a importância na persuasão e já viu alguns exemplos de onde ela pode ser aplicada no ciclo de vendas, mas como persuadir um potencial consumidor? Como influenciar pessoas a se interessarem por seu produto ou serviço?

É essencial que você tenha em mente que a persuasão está sempre relacionada a argumentação. Você não consegue influenciar ninguém sem um bom discurso, razões e justificativas.

  1. Ofereça algum benefício: uma ótima forma de convencimento é mostrar que existe alguma vantagem. Facilite o pagamento, conceda alguma condição especial ou desconto para o seu cliente;
  2. Use provas sociais: tem algum número impactante relacionado ao seu negócio? Um case de sucesso? O depoimento de algum cliente fiel e satisfeito? Use isso como argumento de venda;
  3. Se posicione como referência: estabeleça autoridade e conhecimento no seu mercado de atuação;
  4. Entregue com qualidade: o maior argumento de convencimento é a qualidade do seu serviço ou produto. Isso garantirá que um consumidor vire um cliente fiel e que faça indicações para outras pessoas.

Agora que sabe o que é persuasão e como influenciar pessoas, defina com quais argumentos você vai lutar, construa uma estratégia e aplique as técnicas de persuasão em vendas em todas as etapas desse processo!

 

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias