como vender cursos pela internet

Como vender cursos pela internet: confira 6 dicas práticas

Pensar em saídas criativas para gerar renda extra foi a solução que muitas pessoas encontraram nos últimos anos. Assim sendo, a produção e a comercialização de cursos via EAD cresceu de maneira exponencial. Porém, além de produzir um material de qualidade, também é preciso saber como vender cursos pela internet. É importante lembrar que tanto o mercado de educação quanto o de cursos livres, profissionalizantes e técnicos cresceu – e continua em crescimento.

Isso acontece porque muitas pessoas investem em cursos para se prepararem melhor e serem mais competitivas no mercado de trabalho. Outras, porque perderam seu emprego e tomam a inteligente decisão de se qualificar para voltar ao mercado. Ainda, existem aquelas que procuram aprender mais sobre um assunto que amam, como um hobbie.

Porém, como obter sucesso nessa empreitada e vender cursos pela internet? Confira algumas dicas infalíveis.

Como vender cursos pela internet?

1. Planeje, pesquise e conheça o seu público

Saber como vender cursos online pode ser mais fácil do que você imagina. Antes de mais nada, você deve precisa saber quem é seu público e o que vai apresentar para ele. Assim sendo, não produza um curso em que você não terá certeza de lucro. Para isso, conduza uma boa pesquisa antes e identifique sua persona ideal.

Durante essa pesquisa, você também já saberá quais os formatos de vendas de cursos preferidos do seu público. Será por assinatura? Pagamento via boleto, cartão de débito ou crédito? Como o seu público prefere ser contatado sobre os cursos? Quanto estão dispostos a pagar?

– Veja também: Aprenda o que são personas e como criar as suas

2. Formatos de vendas

Aqui estamos falando especificamente sobre como vender cursos pela internet, certo? Assim sendo, é importante conhecer os formatos que, atualmente, fazem mais sucesso entre os usuários.

Assinatura

Quando se fala em assinatura, os primeiros produtos que vêm à cabeça são: Netflix e Spotify. Esses são serviços muito consumidos e que funcionam nesse tipo de venda. No formato de assinatura, há um pagamento fixo mensal – ou bimestral, semestral, anual, etc. Esse pagamento oferece a possibilidade de o consumidor ter acesso ao material divulgado naquele período.

O formato de assinatura é indicado normalmente para empresas que possuem um conteúdo voltado para um nicho específico, de fácil consumo, e em boa quantidade para oferecer. Afinal: se você vai oferecer apenas uma aula/vídeo por mês, é melhor fazer uma venda pontual – que explicaremos logo mais.

Outro ponto positivo do modelo de assinatura é que você realiza a venda uma vez só. Assim sendo, seu objetivo é manter os clientes fiéis e conquistar novos públicos. Se uma pessoa já está pagando pelo serviço, ela não tende a cancelá-lo – a não ser que surja algum problema, imprevisto ou muita insatisfação.

As assinaturas também permitem que seja cobrado um valor mensal mais baixo, que não pesa no bolso dos consumidores.

Vendas pontuais

Outro formato para saber como vender cursos pela internet é o de vendas pontuais. Esse modelo é indicado para os produtores que fazem vídeos de assuntos diferentes e que não precisam ser consumidos juntos ou de maneira complementar.

O lado positivo das vendas pontuais é que o cliente consome apenas de acordo com a sua necessidade. Ou seja: as vendas pontuais oferecem maior autonomia aos clientes. Isso porque eles adquirem apenas aquele conteúdo que realmente lhes interessa.

3. Hora de produzir o conteúdo

Você já sabe qual é a sua persona e como vender cursos pela internet – ou seja, escolheu seu formato ideal. Agora é hora de produzir o conteúdo.

Assim sendo, invista em um material de qualidade. Seja ele comercializado via assinatura ou pontual, o conteúdo a ser oferecido deve ser relevante. Então é preciso contar com:

– Um bom tutor/professor;

– Boa captação de áudio e vídeo;

– Aulas com uma duração adequada – nem longas demais; nem curtas demais;

– Materiais extras para a qualificação adequada do aluno.

– Para saber mais, veja: 4 dicas para produzir aulas mais atrativas em seus cursos online

4. Ofereça um bom canal de vendas

Para alcançar o público e obter boa conversão, é preciso oferecer um bom canal de vendas. Ele deve ser responsivo – ou seja, funcionar em computadores, tablets e smartphones.

Também, é importante que o seu canal de vendas seja facilmente gerenciável. Assim, é possível atualizar informações e cuidar da manutenção do sistema. Além disso, outro ponto a ser considerado é a otimização desse canal. Ou seja: quando usuários de internet  buscarem no Google por temas relacionados ao seu curso, ele apareça como um dos resultados mais relevantes. Ter um site otimizado é um grande diferencial nesse sentido.

5. Facilite a forma de pagamento

Para saber como vender cursos pela internet é importante facilitar o formato de pagamento. Assim, é importante oferecer credibilidade e autonomia para o cliente. Dessa maneira, ele se sentirá mais seguro para consumir o seu serviço/produto. Portanto, invista em um bom  sistema de pagamento online integrado a seus conteúdos.

 

Além dessas facilidades, é preciso que o sistema adotado seja rápido, eficiente e capaz de concretizar a compra em poucos segundos. O ideal é que o aluno tenha acesso ao material adquirido de forma quase instantânea. Para isso, vale a pena uma pesquisa sobre quais as melhores plataformas de pagamentos disponíveis no mercado.

– Complemente a leitura com: Saiba como escolher o melhor meio de pagamento online para sua loja de cursos

6. Ofereça um certificado de conclusão

Seguindo os passos citados anteriormente, é mais fácil obter sucesso no mercado de vendas de cursos online. Além dos pontos ressaltados, também lembre-se de oferecer um certificado de conclusão de curso. Afinal, as pessoas gostam de comprovar a sua qualificação e poderão expor o certificado no seu perfil do Linkedin, por exemplo. Assim, ele também poderá funcionar como uma propaganda da sua marca.

Se você deseja oferecer uma certificação, mas tem dúvidas de como colocar em prática essa ação, confira: Modelo de certificado de treinamento: como montar o seu

Agora você já sabe como vender cursos pela internet

Com essas informações, você já sabe por onde começar a obter sucesso na venda de cursos online.

E você, já realizou algum curso nessa modalidade? O que acha do aprendizado via EAD? Comente e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias