meio de pagamento online

Saiba como escolher o melhor meio de pagamento online para sua loja de cursos

Para ter sucesso na divulgação e venda de cursos online, além de produzir um material de qualidade, que se destaque no mercado, é preciso pensar no meio de distribuição e divulgação desse curso. Além disso, é importante pesquisar e optar pelo melhor meio de pagamento online, que ofereça segurança e comodidade aos alunos.

Sempre lembre-se que a etapa da compra é o objetivo de toda empresa. Portanto, é preciso pensar em meios de tornar essa fase eficiente. Assim, haverá uma maior taxa de conversão – e, caso a experiência do aluno tenha sido positiva, aumentam as chances da fidelização. Com isso, ele passará a consumir outros produtos da sua marca e também se torna um propagador dela, divulgando para amigos e em suas redes sociais.

Resumidamente: conhecer e saber escolher o meio de pagamento online é essencial para o seu sucesso. Se você tem alguma dúvida no assunto, confira esse artigo e saiba quais são as melhores formas de oferecer pagamento online para a sua loja.

– Veja também: O que é um gateway de pagamento online e porque é importante contar com um bom

meio de pagamento online

Como vender cursos online?

Para vender cursos online é importante oferecer várias opções de pagamentos diferentes, que possam contemplar as exigências dos clientes – e, é claro, as da sua empresa também. Para isso, é importante pesquisar as empresas de cartão de crédito que oferecem boas condições, opções de boleto bancário e, em alguns casos, até mesmo a opção de débito em conta.

Independente do formato de meio de pagamento online escolhido, é importante que o seu checkout seja transparente e seguro. Assim, aqueles que realizaram o pagamento sabem que estão comprando um produto/serviço seguro.

Existem várias empresas que já se tornaram grandes conhecidas do público nos últimos anos. E isso não acontece à toa. Por isso, é importante pesquisar quais delas oferecem as melhores soluções disponíveis para a sua loja. Algumas que merecem destaque são: PagSeguro, Paypal, MercadoPago, Moip, Pagar.me, iugu, CobreDireto e o Ipagare.

Lembramos que essas são apenas algumas das plataformas disponíveis. Com pesquisa e atenção, você pode decidir quais delas são melhores para a sua exigência – assim como conhecer e investir em outras ferramentas.

Como escolher o melhor meio de pagamento online?

Como dito anteriormente: existem inúmeras plataformas de pagamento online disponíveis. Dessa maneira, não existe apenas uma que seja boa – ou que, pelo contrário, não seja indicada para você. Assim sendo, defina qual é o objetivo da sua marca antes de optar por aquele que acredita ser o meio de pagamento online.

Porém, para ajudar nesse processo de escolha, separamos algumas informações que podem ser úteis. Assim, você saberá quais parâmetros analisar na hora de escolher a sua plataforma preferida.

1. Gateway de pagamento ou intermediadores?

Antes de colocar no ar o seu curso, é preciso definir se o pagamento será feito por meio de ferramentas de gateway ou de intermediadores. Apesar de terem o mesmo objetivo – o de efetivar a compra, – eles funcionam de maneira distinta:

Gateway de pagamento:

O gateway de pagamento funciona como uma maquininha de cartão para lojas virtuais. Ou seja, é um sistema que faz a conexão entre a sua loja e os sistemas dos meios de pagamento.

Utilizando esse meio de pagamento online, o dono da marca estabelece o contato com as operadoras de cartões e bancos, enquanto o gateway realiza a comunicação entre sua empresa e os sistemas bancários. Assim sendo, os pagamentos dos clientes são transferidos diretamente para a conta da sua loja. Com o gateway de pagamento, a empresa fica responsável por aprovar as compras, definir possíveis formas de parcelamento e assumir os riscos de cada transação.

Intermediadores:

Nesse meio de pagamento online, as lojas não se filiam às empresas de bancos e cartões. Assim, quando há a compra de um serviço ou produto, quem recebe o pagamento é o intermediador. Ele também é o responsável pela aprovação e repasse do valor da venda para a sua empresa. Como exemplo, o PagSeguro e o Paypal funcionam como intermediadores.

2. Transparência na hora do checkout

O checkout é aquele momento da compra em que a empresa solicita os dados pessoais e bancários do comprador. Ou seja: é uma etapa essencial para a efetivação da compra. O objetivo em oferecer um checkout transparente é garantir uma experiência de compra positiva e segura para os clientes.

Uma boa ferramenta de checkout garante que o pagamento seja feito dentro do site, sem redirecionamentos. Assim sendo, a possibilidade de o cliente deixar as futuras compras “no carrinho” e desistir de efetivá-la são menores.

– Para saber mais sobre a importância de oferecer um bom checkout transparente, complemente a leitura com: Checkout transparente para vendas de cursos online

3. Escolha uma empresa que ofereça um bom suporte

Assim como você deve oferecer um suporte de qualidade para o seu cliente, você também precisa contar com uma empresa de pagamentos que lhe ofereça essa comodidade. Essa questão deve ser levada em consideração com muito cuidado. Isso porque os pagamentos envolvem uma necessidade especial de atenção.

Assim sendo, vale a pena pesquisar no Reclame Aqui sobre a empresa que você deseja contratar para ser o seu meio de pagamento online. Se ela possuir bons indicadores ou uma boa taxa de resolução de problemas, você saberá que está contratando um serviço previamente testado e aprovado. Assim, sua credibilidade será maior.

4. Busque uma ferramenta responsiva

Muitas pessoas pesquisam e efetivam compras em seu celular ou tablet. Por isso, na hora de escolher pela plataforma de compras para o seu produto/serviço, confira se ela é adaptável a esses formatos.

Agora você já sabe como escolher o seu meio de pagamento online preferido

Com essas informações, é hora de decidir qual a sua plataforma ideal. Lembre-se que essa ação é essencial na hora da confirmação de compra. Boas plataformas de pagamento garantem a sua credibilidade e autoridade frente ao mercado e com o público. Além disso, é um fator importante na hora de garantir uma experiência de compra positiva ao usuário. Esse fator pode ser crucial na hora de conquistar a fidelização de um cliente.

Já escolheu qual será o meio de pagamento online da sua empresa? Qual o seu preferido? Deixe seu comentário!

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias