aulas atrativas

4 dicas para produzir aulas mais atrativas em seus cursos online

O aprendizado via EAD já se tornou uma realidade. Seja para fazer cursos capacitantes, treinamentos corporativos ou graduações em instituições de ensino, o objetivo ao assistir aulas a distância é sempre potencializar o aprendizado. Para isso, é preciso ter em mãos um bom material guia. Assim sendo, confira dicas para produzir aulas online que engajem e mantenham o interesse dos seus alunos.

A concorrência é grande e, como a distância geográfica não é mais um obstáculo, é preciso se destacar no mercado. Como? Oferecendo materiais com conteúdo relevante, diferenciados e atingindo o seu público-alvo com maestria.

Se você deseja adentrar – ou melhorar o seu desempenho nesse mercado, confira dicas importantes para obter sucesso nessa empreitada.

– Você também pode se interessar por: Veja como produzir cursos online com nosso passo a passo

aulas atrativas

As salas de aula atuais

Quando falamos de ferramentas EAD as salas de aula nesse formato de ensino são diferentes. Isso porque a interação entre alunos e professores acontece inteiramente via online, de maneira remota. Para isso, boas salas de aula virtuais são importantes – assim como todo o ambiente de aprendizado virtual (AVA).

Essa questão pode ser um diferencial que separa os cursos realmente bons e com grande credibilidade daqueles que possuem visual amador. Vale a pena pesquisar e entender mais sobre a importância de um bom AVA para saber em qual investir de acordo com suas necessidades e exigências. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do seguinte artigo: AVA: o que é e quais são os benefícios?

O sucesso das videoaulas

As pessoas estão com o tempo escasso. Ou seja: desejam aprender o máximo que puderem no menor tempo possível. O aprendizado deve ser compacto e eficiente. Assim sendo, um formato de aula online que conquistou muito o público é o de videoaula. Isso acontece porque as videoaulas são dinâmicas, permitem que o aluno pause e avance o vídeo de acordo com o seu tempo de aprendizado. Também é possível assistir a aula quantas vezes for necessário e reforçar as suas anotações.

Assim sendo, caso você deseje adentrar ao mercado de cursos online, já tenha em mente que, apesar de poder investir em diversos formatos de conteúdos relevantes, é importante contar com boas videoaulas.

Colocando em prática: 4 dicas para produzir aulas online

Agora que você já possui uma introdução sobre o assunto, é possível falar sobre a prática. Assim sendo, separamos algumas dicas importantes para começar a produzir boas aulas de maneira remota. Confira:

1. Saiba o conteúdo que será repassado com maestria

Para conquistar credibilidade é preciso saber o que se está sendo ensinado. E isso é perceptível – seja online ou presencial. Assim sendo, a primeira das dicas para produzir aulas é: domine o que você ensinará. Pense em cenários nos quais saberá a resposta, aplique o conteúdo em temas atuais, trabalhe a sua didática.

Assim como no ensino presencial, o tutor ou professor online também possui um grande papel em cursos online. Por isso é importante saber como agir caso você invista nessa profissão.

– Você também pode se interessar pela seguinte leitura: Como ser professor online: veja nosso passo a passo

2. Pesquise qual será o formato das suas aulas

Ao dominar o conteúdo, é hora de pensar em como será feito o ensinamento. Isso porque não basta saber sobre o assunto – é preciso também trabalhar a didática e saber como engajar o aluno. Em aulas presenciais, é comum se deparar com professores que possuem grande conhecimento, mas que não engajam os alunos como devem.

Porém, se isso acontece de maneira online, o aluno pode simplesmente procurar outro local para aprender. Ou seja: você perde para a concorrência quando não oferece um material interessante. Uma dica importante é, como dito anteriormente, pesquisar e conhecer sobre as videoaulas: elas são populares normalmente garantem um bom engajamento.  

Porém, é possível investir em vídeos de diversos formatos – e também em materiais de outras naturezas. Infográficos, dicas extras de leitura, slides, entre outros.

3. Como serão divididos os conteúdos?

Você fará uma aula longa ou dividirá o conteúdo da matéria em tópicos? Esse é um método muito utilizado para que o ensinamento não fique cansativo e o aluno disperse a atenção.

Lembre-se sempre de planejar a aula de acordo com o público que irá lhe assistir. Assim você fala a mesma língua deles, faz uma aproximação e desperta o interesse nas aulas online. Outra dica importante é ter uma visão geral do seu conteúdo e planejar as aulas seguindo uma ordem lógica e fácil de acompanhar.

4. Tenha bons equipamentos

Você já sabe várias dicas para produzir aulas, tem um bom material, bom público, sabe como falar sobre o assunto, porém… Não tem uma boa câmera, cenário e iluminação. Isso tudo faz com que o conteúdo soe amador. E o mercado hoje não tem espaço para amadorismo.

Não é necessário investir em uma câmera profissional, por exemplo. É possível, sim, gravar o conteúdo em vídeo com o seu smartphone se ele possuir uma câmera de boa resolução. Porém, é bom contar com demais materiais de apoio. São eles:

  • Um tripé, para manter a imagem estática;
  • Boa iluminação do ambiente;
  • Cenário adequado – uma parede lisa, um cenário adequado que combine com o seu tema ou um chroma key resolvem essa questão;
  • Microfone que capte bem o som.

Esses são instrumentos básicos, mas que fazem toda a diferença no resultado final de uma aula.

– Veja também: Como planejar conteúdos de cursos online

Agora você já sabe várias dicas para produzir aulas interessantes

Com essas dicas para produzir aulas – somadas à um bom conteúdo, – é mais provável garantir um sucesso no mercado de ensino. Pesquise seu nicho, domine o assunto do seu material e não tenha pressa. Assim, você irá conquistar autoridade no mercado, reforçará o seu nome e poderá se tornar um profissional bem sucedido na arte das aulas online.

Possui mais alguma dica para produzir boas aulas em cursos online? Compartilhe conosco! Assim, você poderá ajudar pessoas que também se interessam pelo assunto.

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias