ava

AVA: o que é e quais são os benefícios?

AVA é a sigla para Ambiente Virtual de Aprendizagem, que nada mais é do que um software ou sistema de gestão e distribuição de um conteúdo de ensino a distância. Entretanto, para se configurar de fato um AVA, esta plataforma de ensino precisa de ferramentas que promovam a interação dos alunos entre si e também com os seus tutores ou professores.

 

ava

 

Um dos principais desafios do ensino a distância é trabalhar a disciplina dos alunos. Dentro de uma sala de aula, o professor detém a atenção exclusiva. Entretanto, através do ead o aluno divide a sua atenção com outras coisas que estão ao seu redor. A vantagem de poder estudar onde quiser pode se tornar uma desvantagem neste caso.

O AVA é importante para ajudar o aluno a focar em suas tarefas, fazendo com que ele cumpra os seus objetivos. Não basta apenas assistir as vídeo aulas e estar de corpo presente com as transmissões ao vivo. Todo e qualquer tipo de aprendizado necessita de estudo e dedicação.

Veja também: benefícios do EAD: porque o ensino a distância é o que você precisa para alavancar seu negócio.

Para que serve um AVA?

A principal função do AVA é simular uma sala de aula. O processo de aprendizagem necessita da troca de informação para ser completo. Este é o desafio no ensino a distância e a função do ambiente virtual de aprendizagem.

As principais funcionalidades de um AVA

Um AVA pode ter várias funcionalidades diferentes. Listamos abaixo as que são mais comuns nestas plataformas:

  • Distribuição de conteúdo

É dentro desta plataforma que as vídeo aulas e atividades estarão disponíveis para os seus alunos.

  • Gestão de alunos

Em uma plataforma com AVA é possível fazer a gestão dos seus alunos. Desde chamada para confirmação de presença até o desempenho individual dos alunos, possibilitando aos seus tutores a personalização do ensino.

  • Fórum para debate de ideias

Os fóruns da internet, por exemplo, é composto um grupo de pessoas que buscam uma solução em comum, seja ela prática ou teórica. O AVA parte do mesmo princípio: fazer com que os alunos reúnam o conhecimento individual em um só lugar, construindo assim o conhecimento coletivo.
Interação com o tutor

Através do AVA também é possível realizar transmissões ao vivo. Eles permitem, através do chat a interação de duas vias, pois o aluno pode levantar as suas dúvidas para o tutor através do chat, que será explicado para toda a turma pela transmissão. Existem algumas plataformas que também contam com um sistema interno de e-mail para trocas de informações entre aluno e professor.

  • Gamificação

Uma das maneiras de incentivar os alunos é a distribuição de badges. Estas pequenas recompensas dadas a cada habilidade conquistada visa à motivação dos alunos. É a gamificação sendo utilizada para motivação.

Conclusão

Conforme a tecnologia avançou com no decorrer do século XXI, o mundo mudou. Uber, Netflix, Whatsapp e Facebook são apenas alguns exemplos de serviços que mudaram o jeito da sociedade consumir um serviço e até a maneira como nos relacionamos uns com os outros.
Esta evolução está chegando à educação cada vez com mais força. O modelo quadro negro com giz branco e um professor transmitindo informação para um grupo de alunos data do século XIX. O AVA é o futuro que já sinaliza como uma realidade.

 

CTA Trial

trial


Categorias