Entenda o que é downgrade e quando utilizar

O downgrade se configura quando o usuário final pede a troca de um plano para um menor do que o contratado. Ele é exatamente o oposto do upgrade, que tem por definição no mundo dos negócios a melhoria do plano contratado.

Para explicar melhor, imagine que você possui um combo com internet, telefone e TV a cabo com uma operadora. Você deseja mudar de plano, pois não tem mais interesse no pacote full, pois fica pouco tempo em casa e não vê mais a necessidade de tantos canais e está utilizando apenas a metade dos minutos de ligações que tem direito. Neste caso você vai continuar com sua operadora, mas com um plano mais barato. Isso é o downgrade.

 

downgrade

 

Porque oferecer o downgrade?

Esta não é uma prática muito comum no mercado, principalmente em segmentos que não possuem uma boa fama de atendimento. Quanto mais agressivo é o atendimento ao cliente, menos se vê esta prática. Mas sabia que ela possui pontos positivos?

Dependendo do seu segmento de mercado e do comportamento do consumidor, é interessante utilizar o downgrade. Afinal de contas, é melhor tem um cliente pagando menos do que perdê-lo. Isso quando ele não vai para a concorrência.

A concorrência é um ponto interessante a ser analisado. Quanto maior a concorrência, menos o downgrade é utilizado. Isso ocorre por conta da briga de valores e benefícios que as diferentes empresas oferecem para o consumidor final. Na contra mão disso estão os segmentos que não possuem uma concorrência tão grande, ou que até mesmo dominam o mercado.

Um exemplo que pode ser aplicado aqui são os produtores de conteúdo que contam com a colaboração dos seus fãs para manter determinado projeto. Embora possuam concorrência, o público alvo que eles possuem é fiel. A campanha deles, principalmente em momentos de crise, é sempre com o seguinte discurso: “se não pode continuar doando R$10,00, doe R$1,00, o importante é você continuar ajudando”. Estes são casos extremos, mas podemos aprender algumas coisas.

Veja também: atendimento ao cliente: o que é e porque é importante.

Downgrade para reter clientes

O downgrade de planos pode ser uma saída interessante para manter o seu negócio sustentável. Se você trabalha com prestação de serviços com pagamento mensal, vale a pena traçar uma estratégia de retenção baseada em downgrade.

Conclusão

O downgrade é um termo complicado para quem não o conhece, mas agora que você já sabe o que é, pode tirar proveito dele. Que tal iniciar agora e colocá-lo em prática? Em tempos de crise econômica é normal que as pessoas tentem enxugar o orçamento. Utilizar o downgrade pode ser o segredo para reduzir a saída de clientes da sua base.
Este conselho também serve para os consumidores. Se você precisa colocar suas contas em dia, não precisa deixar os seus serviços contratados de uma vez só. Basta reduzir o plano até o orçamento entrar nos trilhos novamente. Você vai sentir um impacto menor com um downgrade do que cancelando o seu contrato de uma só vez.

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias