Conheça as estratégias de marketing para cursos online e aumente suas vendas6 min read

Assim como qualquer outro campo de investimento, o mercado EAD exige tempo e esforço. Afinal, são diversas tarefas que devem ser cumpridas até o resultado final: levar o conteúdo certo para as pessoas certas.

Se você já passou por todo o trabalho de desenvolver um bom material e agora precisa do empurrão final para as pessoas consumirem seu conteúdo, nós vamos ajudar. Como? Bom, basta continuar sua leitura para descobrir como usar marketing para cursos online e se tornar um mestre no assunto!

Leia também – Conheça as estratégias de marketing educacional e saiba como atrair e reter mais alunos

marketing-para-cursos-online

O que é um curso online?

Um curso online é um curso disponibilizado não presencialmente. Isso ocorre de maneira virtual em que na maioria das vezes as aulas são disponibilizadas através de uma plataforma específica.

Qual a importância do marketing para cursos online?

Podemos explicar o marketing também como um conjunto de técnicas, práticas e estratégias que visam agregar valor às marcas, ideias ou produtos perante ao público-alvo.

No entanto, engana-se quem acredita que o marketing está apenas ligado a venda. Ele envolve todos os processos de produção, logísticas, comercialização e venda do produto ou serviço.

O marketing é muito mais que uma ferramenta de promoção (do sentido de promover), ele também é uma ferramenta de inteligência competitiva e estratégica. Dessa forma, se torna fundamental na aplicação de estratégias empresariais. E quem não investe nessa área sai perdendo.

Quando usamos o marketing no sentido de promover nosso conteúdo, ele tem a sua importância fundamentada, pois é um dos principais alavancadores de crescimento, fidelização e gerador de lembrança de marca.

Como usar o marketing para cursos online?

Sempre tem aquelas pessoas que dizem que não adianta investir em marketing, pois ele não funciona. Bem, nesses casos é claro que a pessoa utilizou as estratégias de marketing equivocadas e não enxerga que esse é o erro.

Para evitar ocasiões como essa basta estar atento às estratégias de marketing que são utilizadas. Não existe marketing ineficaz, existe estratégia de marketing que não se aplica em determinados casos.

Com isso, confira algumas estratégias abaixo e encontre a melhor para seus objetivos.

Marketing de conteúdo

Se você busca um resultado muito além da venda, o marketing de conteúdo é a ferramenta ideal para você.

Além de conhecer melhor seus clientes e saber exatamente em cada estágio de compra eles estão, fica mais fácil entender sua dores e assim oferecer as soluções corretas.

O marketing de conteúdo é ideal para iniciar a estratégia de comunicação, sendo um ótimo aliado para aumentar o potencial do processo de compra.

Mídia paga

Muitas pessoas acham que apenas as mídias próprias são eficiente quando se trata de marketing para cursos online. No entanto, isso é um grande equívoco, afinal de contas, as mídias pagas devem ser utilizadas para a otimização das mídias próprias.

Dessa forma, elas são fundamentais para o crescimento da sua marca, principalmente quando ela ainda é nova no ramo e não possui grande visibilidade e autonomia.

O maior exemplo de mídia paga que pode ser citado de marketing para cursos online é:

Google Adwords

Uma das melhores formas de tornar seu curso online conhecido, e consequentemente aumentar as suas vendas, é investindo em Google AdWords. Pra quem ainda não conhece a ferramenta é importante elencar alguns pontos.

O Google AdWords é a maneira que se utiliza para criar os anúncios publicitários que serão postos no Google sobre o seu negócio. Dessa forma, é possível criar as famosas campanhas com links patrocinados, ou seja, que redirecionam para o site da empresa.

Ele é ideal para quem está no começo do negócio e ainda não conseguiu a autoridade que precisa nos meios. Afinal através dos links patrocinados é possível aparecer na primeira página do google, sem contar apenas com o alcance orgânico.

As campanhas de marketing para cursos online realizadas através do Google AdWords possuem um alcance maior e por consequência geram um resultado maior, se bem feitas.

Email marketing

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o email marketing é sim um bom investimento. Acontece que assim como qualquer outra estratégia, essa só gera resultados se for bem planejada.

Para o email marketing funcionar corretamente na sua estratégia é preciso antes de tudo saber com quem você está falando. Dessa forma, a linguagem dos e-mails se adapta ao momento de compra que o consumidor está passando. Além de ser mais assertivo quando se trata de segmentação.

Mídias sociais

Atualmente é difícil encontrar uma só pessoa que não esteja em uma das redes sociais existentes. Do Facebook ao LinkedIn, essas redes oferecem uma excelente segmentação de seus usuários e interesses.

Dessa forma é quase impossível desperdiçar esse grande potencial em nome do seu negócio. Além disso esses canais podem auxiliar na criação de relacionamento com o cliente.

Crie um canal no Youtube

Se você disponibiliza cursos online é de se esperar que tenha um bom conhecimento sobre a importância e benefícios dos vídeos. Os vídeos disponibilizados podem ser uma leve abordagem dos temas apresentados nos cursos.

Para atrair as pessoas certas para seu material, indica-se que utilize as tags certas, ou seja, relacionadas com o tema e dá forma que as pessoas mais buscam.

Talvez você goste – Saiba como ganhar mais inscritos no Youtube com essas 4 dicas

Melhore o SEO

SEO é conjunto de técnicas e estratégias que visam a otimização de sites, tornando ele mais “encontráveis” pelos mecanismos de busca. Ou seja, melhora o posicionamento dos resultados orgânicos.

Isso se torna importante para aumentar a visibilidade do site, o ranqueamento, visualizações e autoridade no mercado. Evidentemente com a melhoria de todos esses recursos aumentasse também a venda de cursos.

Faça um mini curso gratuito

Uma das melhores formas de marketing para cursos online é oferecer pequenos mini cursos gratuitos.

Para isso basta pegar algumas linhas gerais sobre o tema a ser abordado, o suficiente para sanar dúvidas, mas não todas e despertar o interesse pelo curso completo. Dessa forma, além de despertar o interesse do consumidor pelo seu material, ele nota ainda o potencial do seu material.

Essa técnica de oferecer uma prévia e cobrar pelo material completo já está no mundo dos negócios a anos, sendo assim podemos atestar a sua efetividade.

Por exemplo, quando se ganha amostra grátis de alimentos em mercados é uma forma da indústria criar seu interesse por aquele produto, afinal você já provou que é bom. Outro grande exemplo podem ser as amostras de perfumes ou jóias.

Todas essas estratégias foram o suficiente para te dar um panorama do que deve fazer para o seu marketing para cursos online ser um sucesso? Se tiver alguma dúvida sobre o tema, basta deixar sua pergunta abaixo e nós responderemos!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias