cursos preparatórios

Conheça as tendências para cursos preparatórios em EAD

O EAD já se tornou uma realidade no ensino e cursos de capacitação e qualificação no Brasil. Cada vez mais eficiente, abrangendo mais áreas e com muitas plataformas de suporte, as aprendizagens via EAD também são parte importante das tendências para cursos preparatórios envolvendo as mais diferentes áreas.

Isso acontece porque, mesmo em um cenário desfavorável da economia, tanto o EAD quanto as buscas por vagas de empregos por meio de concursos continuam crescentes. Assim sendo, é possível unir essas duas áreas e, dessa maneira, por meio do EAD, garantir uma melhor preparação para as provas.

Se você deseja investir nessa área, confira quais são as principais tendências para cursos preparatórios via EAD e se destaque no mercado. Conquiste um maior número de estudantes e ofereça um material qualificado.

– Você também pode se interessar por: Veja como criar cursos de capacitação e empreender em cursos online

tendências para cursos preparatórios

A preparação para concursos

A busca por conquistar uma vaga por meio de concurso é grande. Com isso, há uma necessidade constante – e crescente, – de os candidatos aperfeiçoarem e qualificarem seus conhecimentos. As áreas que mais se destacam e urgem pela preparação são as de Direito, Política e Militar. Porém, isso não significa que os aspirantes a vagas de outras áreas possam relaxar.

Para atender essa questão de oferta e demanda do mercado, são observadas as principais tendências para cursos preparatórios. E uma que se destaca no mercado é a realização de cursinhos via EAD, que cumprem as necessidades do aluno, oferecendo uma grade curricular adequada – e, é claro, as vantagens já conhecidas que existem em estudar de maneira remota.

Pessoas que fazem cursos via EAD: o que elas buscam?

Para acertar nessas tendências para cursos preparatórios é preciso saber, em primeiro plano: as pessoas que estão em busca de conquistar vagas em concursos estão em buscas do que? Além, é claro, do emprego em si, elas são pessoas ocupadas, que já possuem uma rotina estipulada e, muitas vezes, uma formação prévia.

Assim sendo, antes de oferecer os cursos preparatórios via EAD você precisa conhecer o seu público-alvo. Uma dica é pesquisar muito o mercado, seus concorrentes e observar o seu cliente. Para acertar em cheio nessa empreitada, uma grande sugestão é: fazer a sua persona ideal. Se você não sabe como fazer isso, confira a nossa ferramenta: Como identificar a persona do aluno ideal para cursos online.

Após essa identificação é mais fácil seguir em frente – pois você sabe exatamente a quem você quer atingir oferecendo o seu curso preparatório.

Lembre-se que pessoas que estão em busca de uma vaga concorrida normalmente possuem uma rotina corrida, pois precisam dedicar um tempo para os estudos específicos para o emprego ao mesmo tempo em que continuam a fazer as suas atividades diárias. Por isso, uma das principais tendências para cursos preparatórios dos nos últimos anos vem sendo o EAD.

Atendendo às necessidades dos alunos

Ao definir a sua persona, tenha claro que o seu público precisa de um treino extremamente otimizado. Para isso, é preciso que você invista em um curso que ofereça:

  • Simulados e demais testes e avaliações;
  • Revisão de conceitos;
  • Possibilidade e canal para que os estudantes possam tirar suas dúvidas;
  • Bons instrutores e material de apoio que os direcionem para assuntos importantes;
  • Dicas extras de leitura e aprendizado;
  • Otimização de tempo e potencial.

Os alunos concurseiros saem no lucro quando encontram, em uma plataforma EAD, um curso que ofereça todas essas questões citadas anteriormente. Isso porque, esse formato de ensinamento cabe melhor na rotina das pessoas. Afinal, são formatos de aulas que não exigem a interação entre os alunos ou envolvem atividades em equipe.

Dessa maneira, aqueles que fazem cursos preparatórios via EAD ganham maior autonomia para controlar seu aprendizado, comodidade para poder estudar no horário e local em que preferirem, e, além de tudo: um conhecimento de qualidade e voltado exclusivamente para aquele concurso.

– Também sugerimos a leitura do seguinte artigo: Veja como criar e vender um curso preparatório a distância

A grande responsabilidade do aluno

À empresa que oferece os cursos preparatórios EAD cabe a responsabilidade de investir em bons materiais. Mais do que isso, deve se diferenciar no mercado e provar, por meio de dados, que o treinamento por ela oferecido é realmente o melhor. Porém, esses dados todos só irão se concretizar se o aluno por dedicado.

Ao mesmo tempo que o estudo em supervisão direta pode ser encarada, por muitos, de maneira positiva; para muitos, pode ser vista como uma forma de protelar, procrastinar, adiar o estudo – e, com isso, prejudicar a preparação.

Por isso, também é importante lembrar que nesse formato de aprendizado o aluno tem uma grande responsabilidade. A maior liberdade e comodidade oferecidas pelo EAD devem ser aproveitados como devem. Por exemplo: o aluno deve estudar naquele momento em que sentir que é mais produtivo. Quando conseguir focar 100% em seu aprendizado. Cada pessoa tem suas individualidades – e as plataformas de ensino EAD entendem e valorizam isso.

Escolhendo o curso a ser feito

O aluno também deve, antes de adquirir as aulas, pesquisar por aquele curso que efetivamente cumprirá a necessidade que ele precisa. Para isso, pode pesquisar o plano de aulas, tempo de duração do curso e pedir indicações online. O formato de aprendizagem atual oferece maior autonomia e exige maior disciplina do aluno – e ele deve aproveitar essa situação.

– Complemente a leitura com: Aprendizagem autônoma: como será o aluno do futuro

Quer investir em um mercado crescente? Conhecendo as principais tendências para cursos preparatórios em EAD você tem um grande nicho à sua frente. Faça uma ampla pesquisa, conheça seu público-alvo, ofereça material relevante e se destaque no mercado. Assim, poderá sair na frente dos seus concorrentes – e fazer com que um número maior de alunos saia qualificado após realizar os seus cursos.

Aproveite e compartilhe conosco a sua opinião e experiência adquiridos com os cursos preparatórios EAD. Já realizou algum treinamento dessa maneira? O que achou?

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias