ferramentas para criar conteúdo

Conheça as melhores ferramentas para criar conteúdo

Ter presença online e trabalhar com marketing de conteúdo relevante se tornou uma ação extremamente necessária para empresas. Isso porque essas estratégias, quando bem aplicadas, são essenciais para as corporações se destacarem no mercado.

Com isso são mais propensas a conquistarem novas oportunidades, fidelizarem seus clientes e, também, estarem mais preparadas e dispostas para enfrentar as mudanças dos formatos de produção e consumo. Para isso, o ideal é contar com as ferramentas para criar conteúdo.

A tecnologia oferece inúmeras ferramentas extremamente eficazes. E, a cada dia que passa, novas soluções são geradas. As ferramentas para criar conteúdo, quando bem utilizadas, otimizam os materiais a serem produzidos. Dessa maneira, diminui-se o retrabalho, há um melhor aproveitamento do tempo e aumento de performance.

Por isso, se você trabalha em uma empresa que produz conteúdo e com marketing digital – ou se deseja adentrar a essa estratégia de maneira assertiva, – confira esse artigo e entenda um pouco mais sobre como as ferramentas para criar conteúdo podem ser boas ferramentas para que o seu negócio se destaque.

– Você também pode se interessar por: E-business: conheça esse modelo de negócio e se torne um empreendedor digital

ferramentas para criar conteúdo

A produção de conteúdo

Um conteúdo relevante é o que diferencia as principais empresas do mercado. E, para se ter êxito nessa função, é preciso que o produtor de conteúdo seja um profissional completo. Isso porque ele não irá apenas escrever textos. O produtor de conteúdo é alguém que está sempre atualizado e em contato com soluções digitais. Assim, deve conhecer sobre as principais ferramentas para criar conteúdo que fazem sucesso no momento.

Também é uma função que exige tempo e dedicação – e, é claro, o ideal é que a empresa invista de maneira eficaz e constante na qualificação desse profissional.

Os primeiros pontos a serem destacados no profissional de produção são: ler demasiadamente e conhecer profundamente sobre língua portuguesa e o novo acordo ortográfico, também é importante ter um mínimo de noção sobre design, programação, produtividade, empreendedorismo, entre outros. Ou seja: são muitos conhecimentos e funções.

E essas ações não só podem, como devem, ser otimizadas com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Isso diminui o trabalho manual e aperfeiçoa a produção. Vale lembrar que essas plataformas não minimizam as ações do profissional, apenas fazem com que ele dedique esse esforço em atitudes necessárias.

Para saber mais sobre a profissão dos produtores de conteúdo, confira: Como os criadores de conteúdos estão construindo essa nova profissão

Investindo no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem, entre suas inúmeras funções, o objetivo de aumentar o engajamento de uma marca com visitantes, clientes em potencial (leads) e clientes.

Também pretende tornar a empresa mais conhecida no mercado, como a principal escolha dos fornecedores e a mais lembrada pelos consumidores em geral. Como? Produzindo e oferecendo conteúdos relevantes.

Além de produzir esses conteúdos, é preciso saber como divulgá-los. Hoje, são inúmeras plataformas e ferramentas que auxiliam nesse processo: sites, blogs e as várias redes sociais são grandes canais de divulgação e contato com o público. Cada rede pede por produções diferentes. Para saber mais sobre como tirar o máximo proveito de cada rede social, veja: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

Conheça 6 ferramentas para criar conteúdo

1. Google Trends

Uma parte essencial para a produção de conteúdo é pesquisar e planejar por onde começar, certo? Para isso, é importante saber quais serão as palavras-chave principais a serem utilizadas nesse material. Para isso, utilizar o Google Trends como um das ferramentas para criar conteúdo é muito importante. Isso porque ele mostra e o volume de busca de uma palavra-chave.

Além disso, o Google Trends também permite que você segmente as buscas dessas palavras por período de tempo e local em que aconteceram.

Outra funcionalidade importante dessa ferramenta é a possibilidade de ter conhecimento das palavras relacionadas que aparecem no fim da página. Isso porque elas poderão te dar excelentes ideias de variação da keyword.

2. Answer the Public

Essa ferramenta também é importante na hora de planejar o conteúdo. Isso porque ela auxilia a obter insights na hora de fazer essa programação. Para utilizá-la, basta escolher uma palavra-chave e decidir a localidade que você deseja pesquisar – ou seja, qual a relevância dessa keyword em certa região.

Essa ferramenta auxilia a mostrar o que as pessoas buscam na internet – e também, o que você deve fazer para conduzir os usuários até o seu conteúdo. Os resultados ali observados são exibidos de maneira extremamente organizada e fácil de ser visualizada – fácil para ser adicionada em um relatório e gráficos. Vale lembrar que o Answer the Public oferece vários tópicos a serem trabalhados a produção de conteúdo. Assim, pode gerar várias pautas e ideias de postagens relevantes.

Dica extra: combine o Google Trends com a Answer The Public. Com isso, tenha certeza que seus resultados serão melhores do que o esperado. Vale lembrar que muitas das ferramentas que serão citadas tem a sua funcionalidade potencializada quando são combinadas.

3. Google Docs

A ferramenta gratuita do Google é de extrema funcionalidade para produzir conteúdos no formato de texto. Ele é enxuto, ágil e possui interface intuitiva. Qualquer pessoa que já trabalhou com o Microsoft Word irá dominar o Google Docs em questão de segundos, pois são extremamente parecidos. Além disso, o Docs oferece a opção de instalar add-ons de acordo com as suas necessidades de produção.

Assim sendo, não há discussão: se você irá produzir um conteúdo que envolva redação, utilizar e dominar o Google Docs é necessário.

4. Evernote

Gratuito e essencial para manter a organização em dia, o Evernote conquista cada vez mais pessoas. Essa ferramenta, diferentemente das outras citadas acima, não está diretamente ligada à produção. Porém, se você utilizá-la de maneira eficaz, ela poderá tornar a sua criação de conteúdo e rotina mais potentes.

Uma das inúmeras funções do Evernote é o bloco de notas que suporta vários formatos. Assim sendo, da mesma maneira que o Docs, ele pode ser uma plataforma interessante na hora de escrever os conteúdos. Ele também permite que você armazene, de maneira organizada e estruturada, todas as informações que considerar pertinentes ao conteúdo que será produzido.

Também é uma excelente maneira de fazer listas e checklists de maneira rápida, intuitiva e ágil. Vale lembrar que essa ferramenta está disponível para Windows PC e Phone, Android, IOS, MAC e possui extensões para Chrome, Firefox e Safari.

Nós já falamos um pouco mais sobre o Evernote em um artigo específico sobre esse aplicativo, confira: Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

5. Canva

Além do texto, as imagens são de muita importância para um material de qualidade. Assim sendo, nem sempre é possível – ou prático – utilizar o Photoshop. Nesse cenário, ganha espaço no mercado a ferramenta online de design chamada Canva.

O Canva, atualmente, é considerado um dos principais editores de imagem online. É de simples utilização, oferece vários templates e fotos disponíveis. Basta arrastar e soltar os elementos de maneira intuitiva, de acordo com seu planejamento, criatividade e organização. Ele também oferece as medidas exatas exigidas pelas postagens de redes sociais – o que auxilia muito na questão da edição de imagens.

6. Piktochart

Além das imagens e do bom texto, é possível investir em um conteúdo completo com mais formatos de conteúdo. O infográfico pode ser um deles. Nesse cenário a Piktochart se destaca no mercado. A ferramenta é extremamente intuitiva e faz com que a informação fique mais atraente e fácil de ser entendida.

Para conquistar o mercado, a Piktochart oferece cerca de 400 templates prontos para serem editados e utilizados. Também permite (e oferece) a utilização de várias cores, ícones, imagens, textos e gráficos. Esses itens são alterados de acordo com o seu objetivo e gosto. Para aprender a utilizar a ferramenta de maneira completa, ela oferece um guia durante todo o processo de criação, facilitando o entendimento.

– Veja também: Produção de texto, dicas para começar os seus

Agora você já conhece as ferramentas para criar conteúdo

Ademais, com esse artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre algumas ferramentas para criar conteúdo que podem otimizar esse importante processo. Assim, ele será mais dinâmico e benéfico para a estratégia de marketing da sua empresa.

Queremos saber: quais as suas ferramentas para criar conteúdo preferidas? Já utiliza algumas delas na sua rotina de trabalho? Compartilhe conosco a sua opinião sobre essas plataformas. Quem sabe você utilize ferramentas que ainda não conhecemos – e que podem auxiliar milhares de pessoas!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias