Produção de texto, dicas para começar os seus

Para escrever bons textos é necessário ler muito, pois só assim é possível ter um repertório de palavras, argumentos e criatividade. Para quem quer trabalhar com produção de texto ou mesmo quer escrever para escola, faculdade ou vestibular, essa dica é valiosa. Portanto, se você não tem esse hábito, é bom começar para que seus textos fiquem cada vez melhores.

Se você já tem alguma familiaridade com textos, já deve saber que existem diferentes tipos de conteúdo. Mas não custa nada lembrar, não é mesmo?

Veja também: os 4 erros de português mais comuns em textos.

 

produção de texto

 

Produção de texto em diferentes formatos

Para produzir bons textos, além do hábito de leitura é importante conhecer os diversos formatos existentes, para que você siga corretamente a proposta. É bom lembrar que não existe fórmula mágica para criar um bom texto, mas quanto mais conhecimento você tiver sobre o tema abordado, melhor se sairá.

  • Argumentativo – são conteúdos mais acadêmicos ou de convencimento, pois demandam mais argumentação dentro do corpo de texto. Dessa forma, você precisa ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto para conseguir escrevê-lo;
  • Narrativo – é muito comum em romances que lemos no dia a dia. Nesse formato de texto é comum uma narrativa de acontecimentos dentro de um universo (fantasioso ou não);
  • Descritivo – é o formato de texto que percorre os dois primeiros. Tem como característica principal a descrição, seja de objetos, pessoas, lugares, entre outros.

Receita para produção de texto de qualidade

Não existe uma resposta exata para isso, visto que cada um tem suas particularidades na escrita. Dessa forma, o que de fato importa para que o texto produzido seja de boa qualidade é a concordância e coerência.

A receita que deve ser aplicada em todos os textos é:

  • Pesquisa sobre o tema;
  • Ter conhecimento da ortografia;
  • Prezar a coesão e coerência;
  • Ter concordância com o tema e gênero que está escrevendo.

Seguindo essa receita básica é hora de começar a escrever:

Produzindo o texto

Quando vamos começar a produção de texto, geralmente, há um tema a ser seguido. Portanto, foque no tema a ser abordado e comece a pensar nos tópicos a serem escritos. O que pode causar confusão em muitas pessoas é o título – que é diferente do tema – que é o “nome” que você dará para seu texto. Entendeu a diferença?

O título não precisa ser feito antes do texto em si. O ideal é fazê-lo depois de pronto. Dessa forma, o título fica condizente com o assunto abordado no texto e o leitor já sabe o que esperar da leitura.

Bom, agora vamos para a parte importante que é a produção de texto em si. Independente do estilo de texto a ser escrito, é necessário fazer uma apresentação do tema. Portanto, coloque as informações mais relevantes e importantes logo no início. Assim, seu leitor terá uma breve ideia do que será abordado no restante do texto.

Depois da apresentação, o que deve ser elaborado é o desenvolvimento. Então, todo restante da história e informações secundárias podem ficar no corpo do texto. Nesse momento é possível – se for o estilo do texto – fazer reflexões, críticas e argumentações. E, sem mais delongas, a conclusão. Ela não precisa ser extensa, mas deve ter um fechamento com coerência com o que foi escrito, para que o texto não termine de forma abrupta.

Se você se mantiver sempre bem atualizado e criar o hábito de leitura no dia a dia, a probabilidade de escrever bons textos é grande. Mas não se esqueça de que para escrever bem é necessário prática, então comece agora a escrever para melhorar cada vez mais essa habilidade.

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias