o que é cold email

Saiba o que é cold email e melhore sua estratégia de marketing6 min read

A utilização de email já se tornou uma ação cotidiana para a maioria dos profissionais. Sabendo disso, as empresas aprenderam e desenvolveram métodos de relacionamento e comunicação que utilizam do correio eletrônico como estratégia de marketing. Uma dessas ações é o cold email, mas você sabe o que é?

Para aprender mais sobre esse método de relacionamento com possíveis leads e colocar em prática para a sua empresa, confira algumas informações importantes sobre o cold marketing. Quem sabe não seja a hora de você implementar mais alguma ação para a sua estratégia de marketing digital? O cold email pode ser uma dessas soluções disponíveis no mercado. Confira!

o que é cold email

O que é cold email?

Antes de explicar como colocar em prática essa ação, é preciso saber o que é cold email. De maneira resumida, essa ação é uma tentativa que a empresa faz quando deseja começar a conversa com algum visitante sem anteriormente ter tido algum tipo de contato com prévio com os leads. Por que tentativa? Porque existem algumas situações em que não é possível concretizar essa ação. Isso acontece quando:

  • O email do destinatário não existe;
  • O email pode não ser mais utilizado por aquele usuário – ele pode ter um endereço de correio eletrônico novo;
  • O contato pode ser genérico demais para a sua demanda – assim, se você entrar em contato com uma empresa por meio desse endereço, não saberá exatamente quem irá ler a sua mensagem;
  • O endereço pode ser de alguém que não sabe ou não possui interesse naquilo que você está mandando.

Assim sendo, o principal desafio do cold email é encontrar o destinatário certo.

Então, o cold email é uma das mais eficientes estratégias de prospecção de clientes. Isso porque é de fácil usabilidade, grande alcance e escalabilidade – e bastante efetiva.

– Veja também: Aprenda o que são iscas digitais e melhore sua geração de leads

Cold email não é Spam – e nem e-mail marketing!

Apesar de essa prática ser feita com visitantes e/ou pessoas que não tiveram um primeiro contato anterior com a sua empresa, é sempre importante ressaltar que: cold email não é spam. Porém, para não ser tratado pelos clientes como um conteúdo indesejado – ou seja, como spam, – é preciso tomar certos cuidados.

A primeira grande diferença para saber o que é cold email e o que é spam é ter a seguinte noção: spams atiram para todos os lados. São enviados em massa, para uma grande quantidade de contatos, e com uma mensagem extremamente genérica. Em alguns casos, empresas que mandam spam não se preocupam nem em personalizar o email e colocar o nome do destinatário – um grande erro.

Além disso, o spam é uma interação extremamente forçada. Já o cold email oferece a possibilidade, caso uma pessoa não queira mais receber suas informações, dela deixar isso claro. Assim, não receberá mais seus emails sem que seja necessário bloquear o seu endereço.

Assim sendo, para fazer uma boa prática de cold email, personalize suas mensagens, ofereça a possibilidade da pessoa não receber mais os seus emails e é claro, ofereça um conteúdo relevante.

Diferença entre cold email e email marketing

O email marketing possui um conteúdo mais institucional e é uma ação permissiva. Ou seja: a pessoa se cadastra para receber aquela mensagem. Além disso, o destinatário também pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

– Para saber mais o sobre o que é email marketing, veja: Como montar um email marketing eficaz: aprenda a fazer sua estratégia

O cold mail é mais efetivo quando aliado a um fluxo de cadência

Você já sabe sobre a diferença entre o que é cold email e o que é spam, certo? Agora é hora de saber como utilizar de maneira efetiva essa estratégia. Assim sendo: é importante saber que o cold mail é mais efetivo quando associado a um fluxo de cadência. Entenda o que é isso.

O que é fluxo de cadência?

Quantas tentativas de contato você faz por dia? E quantas tentativas de falar com um lead são feitas antes de você desistir? O estudo de cadência serve para oferecer uma estrutura de atividades, normalmente focadas na prospecção de oportunidades, que devem ser executadas e repetidas pela empresa  com o objetivo de otimizar o tempo e melhorar os seus resultados de vendas. E essa ação pode ser feita via email.

Ou seja: esse ritmo de cadência define, de maneira organizada, quantas tentativas devem ser feitas para entrar em contato com um destinatário – assim como um intervalo adequado entre essas tentativas. Assim sendo, o fluxo de cadência é o que dita o ritmo de prospecção das suas vendas.

Esse método, aliado ao cold email, definirá de quanto em quanto tempo você enviará os e-mails.

– Confira também: Comece a vender serviços online de forma estratégica e a obter melhores resultados

Como fazer bons cold emails?

Cold email, além de não ser spam e nem e-mail marketing, possui as suas próprias características. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Ao fazer um cold e-mail:

  • Segmente a sua lista de destinatários;
  • Envie emails personalizados;
  • Evite enviar mensagens com teor muito promocional;
  • Seja breve, objetivo e direto na sua mensagem;
  • Cuidado com os formatos utilizados – evite javascritp e demais modelos que possam prejudicar o recebimento e leitura da mensagem;
  • Ofereça soluções interessantes;
  • Mostre quem você é: valorize-se e exponha a sua credibilidade;
  • Cuidado com a linguagem utilizada: ela precisa refletir a imagem da sua empresa;
  • Utilize uma boa ferramenta de automação e envio de e-mails;
  • E, é claro, tenha bem definido qual é o objetivo de mandar essa mensagem – e deixe isso claro para o seu destinatário.

Lembre-se que normalmente o foco dos cold mails é gerar respostas. Seja para obter a participação em pesquisas, convidar o destinatário para eventos ou ações específicas, entre outros.

Também é importante ressaltar que é comum não conquistar a confiança de um destinatário na primeira tentativa. Por isso é importante definir o fluxo de cadência, assim, saberá quando entrar em contato novamente com aquela pessoa.

Agora que você conhece essa importante estratégia de prospecção de clientes, que tal colocá-la em prática na sua empresa?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias