vender serviços online

Comece a vender serviços online de forma estratégica e a obter melhores resultados

Sua empresa trabalha com a venda de produtos/serviços online, mas está precisando dar uma alavancada nos resultados? Ou você apenas deseja saber mais sobre o assunto para, quem sabe, ver se é uma boa investir nesse formato de negócio? Confira dicas essenciais para vender serviços online de maneira efetiva e, com isso, conquistar seu público, o mercado como um todo e se destacar frente à concorrência.

Para obter sucesso nessa empreitada, a empresa deve ter em mente que “apenas” produzir um bom material não é garantia de sucesso. Isso porque esse produto/serviço, além de ser de extrema qualidade, tem que conquistar o público. Para isso, é preciso saber como vender serviços online. Essa parte é tão importante para o sucesso de uma empresa quanto a própria produção do material em si.

Se você quer aprender mais sobre como vender serviços online, esse artigo é uma ótima opção para aprofundar seus conhecimentos. Além disso, você também pode complementar a leitura com: Os 7 passos que separamos para você começar a vender consultoria online

vender serviços online

Como vender serviços pela internet?

O primeiro passo para vender serviços online é: focar em resolver os problemas dos seus clientes ou leads. A partir de então, é possível estabelecer um passo a passo eficaz, que ajudará a aumentar a credibilidade da sua marca frente ao mercado. Confira abaixo essas dicas e aproveite para aplicá-las no seu dia a dia. Dessa forma, alcançar o sucesso ao vender serviços online será algo mais tangível.

6 dicas práticas para vender serviços online

1. Trabalhe a imagem da sua empresa de maneira positiva. Venda-se. Você é o produto

Ao vender um serviço, seja de maneira presencial ou online, mantenha sempre em mente que você é o produto. E isso vale para qualquer área de atuação – seja na área de saúde, beleza, imóveis, serviços corporativos, educação, etc.

Ao vender um serviço, você está colocando à disposição o seu tempo com a promessa de cumprir algum objetivo específico do cliente. Considere a sua imagem pessoal como a sua “embalagem”. Você precisa ter um bom marketing pessoal, construir uma imagem adequada para sua empresa para, a partir de então, começar a vender serviços online. Para isso, não só pode – como deve – utilizar de todas as facilidades que a internet oferece para ter sucesso nessa empreitada. Durante esse processo, pense a forma que você deseja ser visto e lembrado pelo mercado.

2. Valorize o seu tempo

Não é pelo serviço ser vendido online que é possível ser desleixado com isso. Seu serviço possui a mesma credibilidade de um serviço presencial. Por isso, valorize e limite o seu tempo. Deixe isso claro para aqueles que desejam contar com o seu serviço. Assim, cria-se uma maior credibilidade a impressão de ser uma empresa séria, que preza pelo melhor aproveitamento possível do tempo.

3. Valorize os pontos positivos de vender serviço online: flexibilidade e personalização

Você deve ter como comprovar e mensurar os seus resultados. Porém, deve destacar a grande vantagem oferecida pela forma de oferecer serviços online: a flexibilidade e personalização do serviço para cada cliente. Para obter sucesso nesse mercado, você precisa mostrar que é capaz de atender a todos de maneira personalizada. Uma maneira de comprovar isso para o mercado é mostrando os resultados que já obteve com clientes anteriores. Essa é uma maneira de aumentar a sua credibilidade – tópico que abordaremos logo mais.

4. Você sabe quem é o seu público? Conheça-o!

Vender serviços online significa que você pode abranger um público imenso, de vários lugares do país e do mundo. Mas isso não significa que você não deve conhecê-los. Muito pelo contrário. Como a internet é um local que permite o acesso de milhões de pessoas, você deve saber muito bem quais são aqueles que realmente se interessam pelo seu serviço – e quantos você tem a capacidade de atender ao mesmo tempo.  

Para isso, o ideal é fazer pesquisas constantes de mercado, montar a sua persona ideal, enquetes e demais pesquisas envolvendo o público, entre outros. Antes de vender o seu serviço, você precisa saber:

  • Quem quer adquiri-lo;
  • Por que quer contratá-lo;
  • Quais os problemas deseja resolver, ou seja: quais as soluções que seu serviço oferece aos clientes;
  • De onde ele é – e demais características pessoais, como idade, profissão e cargo, gênero, organização familiar, entre outros;
  • Qual o objetivo em contratar a sua empresa;
  • Quais os diferenciais que a sua empresa oferece ao cliente para solucionar essas questões de maneira efetiva e em bom tempo hábil, entre outros.

Para isso, a nossa sugestão é você complementar a leitura com o seguinte artigo: Aprenda o que são personas e como criar as suas

5. Credibilidade é tudo!

Tanto para empresas físicas quanto para as que querem começar a vender serviços online, essa máxima é muito importante. Essa credibilidade deve ser em relação aos clientes, ao mercado, aos concorrentes, à sua própria imagem. Essa é uma questão desenvolvida com o tempo, afinal, não se cria a confiança de um dia para o outro. Porém, existem ações extremamente necessárias que devem ser utilizadas na hora de criar/aumentar a sua credibilidade online.

Saiba que antes de vender seu serviço online, você precisará construir a sua autoridade nesse mundo. Ações que auxiliam – e muito – nesse sentido, são:

  • Ser específico e enfático sobre o serviço que você está oferecendo;
  • Colocar cases de sucesso no seu site;
  • Incluir depoimentos e testemunhos de clientes previamente atendidos e que ficaram muito satisfeitos com o serviço;
  • Desenvolver um bom portfólio online;
  • Destacar as suas credenciais: principais clientes, diferenciais, garantias oferecidas, qual o mercado de atuação, certificações e prêmios conquistados, entre outros;
  • Ser acessível: ou seja, colocar informações de contato de maneira visível. Destaque o e-mail, endereço, telefone, redes sociais, etc.;
  • Descrição de como foram feitos possíveis gerenciamentos de crise, caso tenham acontecido, entre outros.

6. Use a internet a seu favor: invista em redes sociais, postagens em blog, materiais ricos, entre outros

Muitas pessoas estão presentes nas redes sociais. Por isso, invista em um material de qualidade a ser feito e compartilhado nessas mídias. Tenha um perfil atualizado nas redes que acredita serem importantes para a empresa. Também invista em um site/blog de qualidade, com materiais profundos e que despertem o interesse de visitantes e clientes.

A produção de material rico (como e-books), e o investimento no relacionamento com os clientes, via e-mail marketing, por exemplo, também auxiliam na hora de criar autoridade, aumentar a credibilidade e vender serviços online.

– Veja também: Utilize as redes sociais como seus aliados de vendas com o social selling

Está pronto para alavancar o seu negócio online?

Lembre-se sempre que você está vendendo soluções, e não apenas serviço. Tendo isso em mente, um bom serviço a ser comercializado e seguindo esse passo a passo de como colocar em prática as vendas, você está a um passo do sucesso. Agora é hora de colocar em prática esse aprendizado e alavancar as suas vendas.

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso

 


Categorias