bloqueio criativo

3 passos para por fim ao bloqueio criativo e produzir mais6 min read

Quantas vezes você tinha uma tarefa a fazer, mas se sentiu “travado” e não conseguiu sair do lugar por horas? Essa é uma das características do bloqueio criativo, questão que atinge profissionais de várias áreas, principalmente daquelas que envolvem o trabalho com o pensamento e criatividade, como escritores, artistas e músicos.

Às vezes é apenas um dia ruim. Porém, quando acontece o indesejado bloqueio criativo é preciso saber como lidar com ele de maneira calma e assertiva, buscando entender o bloqueio mental e como tratar. Assim, essa questão não se torna um estresse e, quando menos se espera, a criatividade e produtividade estão de volta.

Para lidar de maneira saudável com o bloqueio de criatividade é preciso entender os motivos dele acontecer. Também é importante saber superá-lo com eficácia e tomar as rédeas da situação.

Se você deseja saber mais sobre como passar por cima do bloqueio de criatividade de maneira a encontrar o equilíbrio e harmonia no seu dia a dia e, com isso, melhorar sua produtividade, continue lendo esse artigo.

Ainda falando sobre criatividade, você também pode se interessar por nosso artigo exclusivo; Como estimular a criatividade: 10 dicas práticas

bloqueio criativo

Por que tenho bloqueio criativo?

Às vezes a mente para. É como se “desse um branco” geral nos pensamentos. Isso acontece muitas vezes durante uma atividade que exige concentração e foco máximos. Porém é preciso, antes de tudo, manter a calma.

O bloqueio criativo é uma dificuldade que surge quando as pessoas precisam de uma nova ideia ou inspiração. Não existe uma regra oficial, porém, o que existe são atitudes que podem fazer com que haja o surgimento de um bloqueio de criatividade. Os 3 principais fatores do bloqueio de criatividade são:

1. A busca pelo perfeccionismo excessivo

Muitas pessoas desconfiam da sua capacidade e, por viverem em busca do perfeito, ficam com receio de começar uma atividade. Isso faz com que a mente fique “bloqueada” momentaneamente.

Para lidar com essa busca incessante, cabe à pessoa que está passando pelo bloqueio de criatividade ter calma e, aos poucos, tentar lidar com a situação de maneira racional.

Um passo depois do outro, sem pressa, colocando no papel tudo o que vier a mente. Uma espécie de brainstorm entre ela e o bloco de anotações. Deixe de lado a busca pelo perfeito.

Faça, sim, o que estiver de melhor ao seu alcance, mas sem deixar que isso tire o seu sono ou “roube” a sua criatividade.

2. O medo da rejeição

Com o objetivo de agradar a tudo e a todos, muitas vezes as pessoas ficam com receio de produzir. Também não estão preparadas para possíveis críticas e se tornam mais retraídas.

O resultado frequente? Bloqueio criativo.

Para lidar com essa situação, vale a mesma dica do item anterior: fazer o melhor que estiver a seu alcance.

Saiba, desde o início, que é muito difícil agradar a todos. Por isso, aprender a lidar com possíveis rejeições, de maneira saudável é importante para o crescimento pessoal e profissional.

3. Sensação de culpa

Quando uma pessoa está com bloqueio criativo é normal que ela se sinta culpada. Isso porque ela sabe que deveria estar produzindo naquele momento. Apesar de ser algo difícil de lidar, lembre-se: sentir-se culpado não irá resolver a questão.

Por isso, relaxe.

Quem sabe lendo os nossos itens abaixo você consiga incorporar novos hábitos na sua rotina, estimular a sua criatividade e, com isso, burlar o bloqueio criativo de maneira mais fácil.

Bloqueio mental, como tratar? Desenvolva a criatividade e supere o bloqueio criativo.

Você está sofrendo com um bloqueio mental, como tratar? Para superar os indesejados momentos de bloqueio de criatividade, existem algumas ações que podem ser realizadas.

Vale lembrar que os bloqueios variam de pessoa para pessoa, assim como as suas soluções ideais. Por isso, teste-as até descobrir quais se encaixam melhor nos seus hábitos e resolvem essa questão.

1.Aceite a sua situação momentânea

Sentiu que está com um bloqueio criativo? Aceite essa situação de maneira racional e não fique batendo na mesma tecla.

2.Escreva tudo o que vier a sua mente

Após aceitar que está passando por um bloqueio de criatividade e ter se acalmado com a situação, escreva livremente tudo aquilo que passar pela sua cabeça.

Não se preocupe com concordância e ortografias corretas e nem force as ideias, deixe que elas apenas venham até você. Estipule um tempo para fazer isso. Seu único esforço deve ser tentar escrever parágrafos, não apenas listas ou palavras soltas.

Essa dica auxilia muitas pessoas pois, de maneira despretensiosa, faz com que os pensamentos voltem a funcionar de maneira natural. Assim, se perceber que consegue pensar em um parágrafo sobre seu tema, volte a atenção para aquilo que estava produzindo.

Não se preocupe se as ideias estão “redondinhas” ou soando muito bem. Apenas colocá-las no papel já é de grande auxílio para ultrapassar o bloqueio criativo.

3.Mude o foco por alguns momentos

Você pode tomar um café, que serve como estimulante, ou um banho, para relaxar – ou dar uma despertada. Também pode:

  • Mudar um pouco o ambiente
  • Organizar a sua mesa de trabalho
  • Diminuir o ritmo de produção
  • Investir em uma iluminação mais adequada, entre outros.

O objetivo é, por alguns momentos, trocar o foco de atenção, e para isso você pode:

  • Dirigir por uns minutos,
  • Fazer uma caminhada,
  • Ouvir músicas calmas,
  • Fazer tarefas “entediantes” – como dobrar roupas, arrumar a cama, lavar a louça, etc.

Essas atividades podem fazer com que o momento “eureka” surja de maneira inesperada.

Outra dica nesse aspecto é experimentar trabalhar em ambientes e horários diferentes, até ver qual o mais ideal para você naquele período.

Caso essas soluções não resolvam a sua questão, você pode aproveitar o momento para relaxar – de verdade. Ou seja: dormir. Esse é um santo remédio para aqueles dias que nada rende.

Você também pode se interessar por: Conheça as técnicas e ferramentas de design thinking e encontre soluções inovadoras para seus problemas

Aprendeu a ter criatividade e a combater o bloqueio criativo com as nossas dicas?

Agora você sabe um pouco mais sobre o que pode estar causando o seu bloqueio criativo – e, principalmente, como lidar de maneira saudável com ele. É hora de colocar em prática as dicas e não deixar que essa situação indesejável se torne um problema no seu dia a dia.

Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva. Além de criar seus cursos online, você também tem seu portal e controla sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Fale com um consultor e saiba como começar

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias