como-trabalhar-com-infoprodutos

Como trabalhar com infoprodutos: criação e lançamento da sua ideia

Para criar qualquer serviço ou produto é preciso pensar, desde o início, em como ele será distribuído após a sua conclusão. Em se tratando de produtos via online não é diferente. Para uma empresa ter sucesso nessa empreitada, ela deve capacitar em como trabalhar com infoprodutos.

Essa questão deve ser levantada já no início – quando o produto ainda nem começou a ser produzido. Isso porque a questão do desenvolvimento de infoproduto já deve estar prevista no planejamento estratégico inicial.

Se você quer saber mais sobre o assunto e ficar expert em como trabalhar com infoprodutos na sua marca, confira esse artigo na íntegra. 

Complemente a leitura com: Tipos de lançamento: conheça a melhor fórmula e faça o seu

como-criar-infoproduto

O que é infoproduto

Para entender melhor esse cenário, antes de tudo é preciso entender o que é um infoproduto, certo?

Assim, um infoproduto é um produto que visa compartilhar o conhecimento. Seu formato é digital/online. Alguns exemplos de um infoproduto são:

  • e-books,
  • audiobooks,
  • curso em vídeoaulas,
  • scripts,
  • plugins,
  • templates,
  • relatórios, entre outros.

São várias as possibilidades de criar um produto nesse formato.

Esse formato de consumo é crescente. Com o passar do tempo, o brasileiro está passando a confiar cada vez mais em informações, cursos e treinamentos feito via e-books e vídeo aulas. Isso porque esses formatos permitem que a aprendizagem seja feita de maneira mais ágil, de acordo com o tempo de cada um. E porque os infoprodutos costumam ter um custo benefício melhor – tanto para os clientes quanto para as empresas.

Além disso, oferecem a comodidade de poderem ser feitos sem precisar sair de casa. Para saber mais algumas vantagens em investir no aprendizado via ensino à distância, confira: Aprendizagem virtual, entenda como é o aprendizado no EAD.

Os infoprodutos são produtos digitais e seu compartilhamento também é feito dessa forma. Por isso é importante saber como trabalhar com infoprodutos de maneira efetiva. Aqui, citaremos um método conhecido como chamado CLI.

Como trabalhar com infoprodutos: método CLI

O método de Criação e Lançamento de Infoprodutos (CLI) é baseado em 7 perguntas que precisam ser respondidas antes de criar e fazer o lançamento de um infoproduto. São elas:

  1. Você entende o assunto que será tratado no infoproduto?
  2. Você sabe se existem pessoas interessadas no seu infoproduto?
  3. Você sabe se essas pessoas interessadas pagariam algo para ter acesso ao seu infoproduto?
  4. Como você irá criar uma comunidade de pessoas que tenham interesse no seu infoproduto?
  5. Como organizar o seu conhecimento, criar seu infoproduto e fazer o lançamento dele?
  6. Como você vai encontrar profissionais afiliados/parceiros para vender o seu infoproduto?
  7. O que você fará para fidelizar os seus clientes – para que, num futuro próximo, comprem outros infoprodutos produzidos por você?  

Tendo essas 7 questões respondidas, é hora de analisá-las com atenção para ter certeza se vale a pena investir na criação e desenvolvimento de infoproduto.

Veja também: Lançamentos digitais: saiba qual a melhor estratégia para divulgação do seu produto

O marketing digital no lançamento de produtos digitais

Para resolver as questões colocadas acima, é importante ter conhecimento sobre marketing digital para aprender como trabalhar com infoprodutos de forma completa.

Utilizando bem as ferramentas disponíveis na internet e somando a elas o conhecimento no marketing, a sua empresa sai na frente das concorrentes. Além do método CLI, é preciso prestar atenção em outros três aspectos importantes no processo de como criar um infoproduto:

1) Você tem experiência e conta com parceiros que conhecem bem a área?

Ser especialista na área, assim como contar com outros parceiros que também saibam muito bem sobre o assunto, é um diferencial na hora de escolher quem irá trabalhar na criação de um infoproduto. Para produzir um material de qualidade, assim como para alcançar os objetivos propostos, é preciso ter expertise no assunto.

2) Já definiu a sua estratégia de lançamento?

A estratégia utilizada para o lançamento deve ser muito bem pensada. Procure saber quais são as melhores práticas disponíveis e que cumprem melhor o seus objetivos. Acima, citamos o método CLI, que acreditamos ser efetivo. Mas você pode fazer uma pesquisa mais abrangente e ver o que mais se adapta à sua realidade.

3) Tenha confiança no que está oferecendo

É preciso oferecer confiança naquilo que está sendo vendido. E essa confiança deve ser transmitida 100% d forma digital. Para isso, a empresa deve se colocar à disposição para responder possíveis dúvidas. Também trabalhar o tema com autoridade e segurança, mostrando conhecimento. Pode deixar exposto no site os cases de sucesso anteriores também. Essa ação auxilia na construção de autoridade da marca.

4) Esteja preparado para o momento pós-lançamento

Aprender como trabalhar com infoprodutos envolve criação, desenvolvimento e o lançamento. Por isso, é muito importante considerar o momento pós-lançamento. Esteja preparado para o que pode acontecer nesse período: dúvidas dos clientes, interesse por mais informações, entre outros.

O período pós-vendas é extremamente importante para a fidelização de clientes em todas as áreas. Quando se trata de um produto digital, não é diferente.

Leia também: Aprenda o que é marketing de relacionamento e se destaque no mercado

Como criar um infoproduto de sucesso?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como trabalhar com infoprodutos, fazer a criação, desenvolvimento e lançamento, cabe a você produzir um material de qualidade, que faça uma real diferença no mercado e acrescente conhecimento aos possíveis clientes.

Para ter sucesso, é preciso se destacar no mercado. E, para isso, o primeiro passo para o sucesso é investir em um bom e completo planejamento estratégico. Por isso, não tenha pressa: planeje e siga as 7 dicas do CLI para alcançar o seu principal objetivo.

Aproveite e também compartilhe conosco: já pensou em trabalhar com algum infoproduto? Qual foi o método utilizado?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias