video-marketing

Saiba tudo sobre vídeo marketing e utilize esse formato de conteúdo5 min read

Vídeos, vídeos e mais vídeos. Basta ficar 5 minutos online para ser impactado por um deles. O vídeo marketing deixou de ser uma tendência para ser uma realidade e quem não investe nessa área já está ficando para trás há algum tempo.

Acontece que os vídeos geram mais interesse e engajamento dos consumidores. Logo, não pode faltar em uma boa estratégia de marketing.

Pode ser do seu interesse – O melhor editor de vídeo para PC: saiba qual é!

Está curioso para saber como o vídeo marketing ganhou tanto espaço e quais são as suas projeções? Então continue sua leitura!

video-marketing

O que é vídeo marketing?

Como empreendedores devemos ficar sempre atentos às ameaças e oportunidades que cercam nossos negócios, e é claro que o vídeo marketing é uma grande oportunidade que não deve ser deixada de lado.

Como o nome mesmo sugere, video marketing é a união de dois conceitos, o vídeo e o marketing. O vídeo é a união da imagem em movimento com o som. Por sua vez o conceito de marketing é o conjunto de técnicas que visam criar valor percebido relativo a um serviço ou produto.

Dessa forma o vídeo marketing se tornou uma maneira de promover o valor percebido para os consumidores através dos vídeos. Geralmente são utilizados para essa função devido ao seu alto poder de engajamento e potencialização de definição para estratégias.

Há poucos anos, cerca de 3 ou 4, acreditava-se que os vídeos seriam grandes tendências hoje em dia. E, de fato, o vídeo deixou de ser considerado como tendência para consolidar-se como um eixo base paras as marcas.

É importante mencionar o equívoco que muitas pessoas e organizações cometem ao mencionarem o video marketing como vídeo viral. Sim, é possível que um vídeo marketing se torne viral, mas não é algo que se possa fabricar com a certeza que irá se tornar viral e muito menos acreditar que o vídeo marketing se limite a isso.

Por que usar vídeo marketing?

Poderíamos dizer que seria uma coisa nova e que ninguém usa e que esse seria uma inovação, mas não é verdade. Muito pelo contrário, cada dia mais as pessoas se voltam para as empresas e marcas que estão mais próximas a elas. Pois, acreditam no mesmo que elas e principalmente fazem algo para melhorar a sociedade em que estão inseridas.

Prova disso é o momento em que estamos vivendo agora, no qual os consumidores não buscam mais nas marcas o seu produto e sim seu estilo de ser e agir com tudo ao seu redor. Focando assim na experiência do cliente em geral e não apenas no momento de compra.

Afinal de contas, o atual consumidor já não é mais o mesmo que compra impulsivamente e sem qualquer resenha sobre a marca. O cliente de hoje em dia é o cliente mais bem informado da história até o momento. Ele possui acesso a toda a história da marca, sabe quem já comprou e qual a opinião desses compradores.

Depois de todos esses fatores analisado, é que ele busca efetivamente realizar a compra ou não. Quando a marca já possui um relacionamento como os clientes através do vídeo marketing, essas etapas podem ser reduzidas até pela metade.

Levando tudo isso em consideração é ideal usar o video marketing, pois é uma forma tanto de aproximação com os consumidores, como uma maneira de dizer a eles ao que a empresa veio.

Como usar o vídeo marketing?

Existem várias teorias que procuram entender qual a razão principal dos vídeos funcionarem tão bem como forma de comunicação. Um dos principais motivos apontados é a atração natural que temos pelo material audiovisual.

Além disso, a produção de vídeo marketing auxilia comprovadamente melhorias no SEO, aumentam o tráfego, aumenta o alcance nas redes sociais e consequentemente o engajamento. E evidentemente uma marca com bom relacionamento aumenta as suas vendas.

É possível usar o video marketing para:

  • Apresentações institucionais;
  • Pitch;
  • Venda de produtos e ideias;
  • Atrair tráfego;
  • Ensinar um novo comportamento, para então vender a ideia.

Quais as vantagens em usar vídeo marketing?

Depois de tudo o que já foi apresentado, temos quase certeza que você já entendeu a importância do vídeo marketing para sua estratégia de comunicação. Mas, para fechar com chave de ouro, separamos três grandes vantagens em investir nesse formato.

Vídeos aumentam o tráfego orgânico

Quando bem trabalhado um video marketing pode aumentar o tráfego orgânico da sua página em até 53%. Assim, esta fica mais propensa a estar na primeira página do Google e consequentemente atrair de 2 a 3 vezes mais visitantes.

É apenas importante ressaltar que isso não ocorre de um dia para o outro, é importante que toda a estratégia em comunicação esteja alinhada a fim de trazer esses resultados.

Vídeos trazem mais valor percebido

Vídeos são uma ótima fonte de empatia, lembrança e autoridade. Apesar atualmente ser mais fácil de encontrar marcas que se fazem valem do uso do vídeo marketing, usá-los ainda é considerado um diferencial.

Com um bom conteúdo é possível criar histórias engajantes, criar uma conexão emocional, explicar sua solução de maneira inovadora, usar recursos visuais instigantes e assim por diante. E todas essas técnicas são cativantes ao olhar do público.

Vídeos ajudam a aumentar as vendas

Estudos revelam que 3 a cada 5 consumidores aceitam assistir um vídeo marketing se estiverem interessados no produto os serviço apresentado. E um pouco mais da metade afirma que o vídeo marketing os auxilia a tomar a decisão de compra.

Dessa forma, se usados corretamente o video marketing pode ser o passo que antecede a compra. Aumentando assim, suas vendas.

Leia também – Saiba porque investir em vídeoaulas e comece a lançar seus conteúdos

Esperamos que com as nossas dicas e explicações você tenha entendido a importância do vídeo marketing para seu plano de comunicação. E se tiver alguma dúvida basta deixá-la abaixo que nós teremos o maior prazer em te ajudar!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias