e-business

E-business: conheça esse modelo de negócio e se torne um empreendedor digital

Com o advento da tecnologia, muitas novidades chegaram. Não só para o sociedade como para o mundo dos negócios. E muita gente está aproveitando para mergulhar de cabeça no E-business.

Se você é mais um desses visionários que está buscando por se tornar um empreendedor digital, mas não sabe direito as opções que possui, conheça abaixo o que é um e-business e como ele funciona.

Talvez você goste – Livros de Marketing e Vendas: 50 dicas para Empreendedores

e-business

O que é um E-business?

E-business é um acrônimo em inglês que em tradução livre significa negócio eletrônico. Isto é, um modelo de negócios majoritariamente ou totalmente digital. Acontece que muitas pessoas confundem E-business com E-commerce, sendo este último uma ferramenta que se pode usar no E-business.

Uma excelente definição de E-business é: negócio realizado através da internet, isto é, desde seu contato direto com os consumidores, fornecedores, stakeholders até a sua análise de mercados, investimentos e etc.

Enquanto isso um E-commerce é a venda de produtos por meio de plataformas eletrônicas, ou seja, uma ferramenta que pode ser utilizada pelo E-business.

Quais as vantagens de um E-business?

Se você pretende se tornar um empreendedor digital ou até mesmo se já possui uma organização e deseja levar a elas melhorias, é necessário saber se os benefícios oferecidos são o que você busca.

Afinal, como qualquer outro modelo de negócio um E-business possui suas maiores vantagens, elas são:

Integração

Não é surpresa dizer que as ferramentas digitais oferecem diversas funcionalidades, e a integração é uma delas.

Dentro de uma organização é normal que seja necessário mais de um sistema para a agilidade dos processos. No entanto, pode ser um grande problema quando esses sistemas não conversam entre si e o que era para poupar tempo acaba se tornando uma grande dor de cabeça.

No modelo E-business uma das principais vantagens é a integração entre os sistemas, que devido a sua conexão permitem a facilidade na troca de informações.

Agilidade

Tudo o que é produzido é postado na rede quase que simultaneamente, com isso se ganha em agilidade na tomada de decisões, pois reduz drasticamente a burocracia e permite a agilidade na troca de informações.

Transparência

Também relacionado a troca de informações em tempo real temos a transparência. Isso ocorre, pois todas as tarefas ficam disponíveis para a gerência checar. O que gera a transparência e consequentemente a qualidade e confiança nos serviços prestado pelos colaboradores.

Leia também – Como utilizar o SEO para bombar sua loja virtual

Com isso fica claro que um modelo E-business tem muito a oferecer. E não apenas as empresas digitais, mas também em empresas convencionais que podem fazer do E-business o coração do seu negócio, já que ele melhora aspectos que são necessários em qualquer organização.

Já quem deseja focar apenas nos empreendimentos digitais o modelo de E-business é ainda mais adequado e vantajoso. Se resta alguma dúvida, não perca tempo e deixe nos comentários, nós teremos o maior prazer em te ajudar! 

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias