estilos de postagens

Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

Estar presente na internet é essencial para garantir o sucesso, autonomia e credibilidade de uma empresa. Porém, é preciso utilizar essa ferramenta de maneira certa e acertar nos estilos de postagens feitos de acordo com cada plataforma escolhida. Cada rede social possui características específicas.

Para desvendar e descobrir os melhores e diferentes estilos de postagens, confira esse artigo até o final. Após, você estará mais preparado para produzir um material de qualidade e com relevância para destacar a sua marca no ambiente digital.

– Veja também: Utilize as redes sociais como seus aliados de vendas com o social selling

estilos de postagens

Utilizando o marketing digital para melhorar o desempenho da sua empresa

Para começar a entender esse tópico, é preciso lembrar – ou relembrar – o que é o marketing digital. Ele pode ser entendido como a união de estratégias que possuem o objetivo de promover uma marca na internet. Para isso, usa vários canais e plataformas online. As postagens fazem parte dessa estratégia digital. Por isso, devem ser muito bem pensadas e feitas de acordo com a identidade visual, objetivos e público-alvo da marca.

O objetivo é aumentar o engajamento dos usuários de internet, conquistar novos clientes e ter sempre um público fiel. Para complementar esse tópico, você pode se interessar pela leitura do seguinte artigo: Saiba qual a plataforma de marketing de influência ideal para você

Foco e atenção na produção de conteúdo, mas também na sua divulgação

É possível que várias empresas realmente ofereçam um produto ou serviço de qualidade, porém, não fazem a divulgação e nem a utilização da internet de maneira certeira. Por isso, vale sempre ressaltar que: oferecer um conteúdo de qualidade é tão importante quanto saber divulgar esse material. Por isso, investir em um planejamento adequado e estratégias eficientes de postagens são uma saída que auxilia a empresa a alavancar seus resultados, conquistar novos clientes e fidelizar os mais antigos.

Para saber melhor como aproveitar e fazer esses posts separamos aqui diferentes estilos de postagens que funcionam muito bem.

Tipos de post para fazer nas redes sociais e gerar engajamento

Facebook:

O Facebook é a maior rede social do mundo. Para utilizá-lo de acordo com todo o seu potencial, é possível explorar diferentes estilos de postagens. Para saber os que melhor funcionam para a sua empresa, e dica é: faça testes de horários e de conteúdos que geram maior engajamento.

Como as postagens são gratuitas – com exceção dos anúncios – fazer esses testes não irá custar nada para o seu bolso. Porém, invista em postagens bem pensadas e que permitam que você faça a mensuração do engajamento. Algumas sugestões de postagens são:

  • Citações de pessoas importantes – e que tenham a ver com o ideal da sua empresa. Podem ser frases motivacionais ou de profissionais de sucesso na sua área de atuação;
  • Faça perguntas/questionamentos aos seus seguidores;
  • Ofereça dicas relevantes e fáceis de serem aplicadas no dia a dia;
  • Use memes atuais;
  • Invista no relacionamento com os seguidores: “complete essa frase…” “qual legenda você daria para essa foto?” são perguntas que podem ser feitas nas postagens;
  • Veja os temas que estão em alta no momento e como eles podem ser utilizados pela sua empresa;
  • Invista em imagens boas: de fácil leitura, que chamem a atenção e gerem curiosidade;
  • Os vídeos também possuem grande capacidade de engajamento – mas opte pelos vídeos mais curtos, que não ultrapassem 1 minuto de duração;
  • Compartilhe links para matérias interessantes e materiais de outras páginas que tenham autoridade no assunto.

Instagram:

Essa rede também merece destaque. Seu uso cresce de maneira exponencial – tanto para uso pessoal quanto para perfis corporativos.

A utilização correta de #hashtags e dos stories faz toda a diferença para usar o Instagram com autoridade. Já as postagens no feed devem ser com um bom apelo visual – sejam fotos, imagens/montagens ou vídeos.

Afinal, apesar de todas as mudanças que o Instagram passou e continua passando, seu principal destaque são as imagens bonitas. Para utilizar bem essa rede, leve em consideração as seguintes questões:

  • Utilização de hashtags, que auxiliam para a categorização de fotos dentro do Instagram;
  • Utilização dos stories, que aproximam a marca dos seus seguidores;
  • Transmissões ao vivo, quando for algum evento importante que mereça essa atenção;
  • Repostar material dos seguidores. Ou seja: algum cliente postou alguma foto legal utilizando algo da sua marca? Compartilhe também isso na sua timeline.
  • Promova seu conteúdo. Aproveite também o Instagram para promover a sua marca, com postagens que tenham uma boa identidade visual e apelo estético.

Para manusear ainda melhor o Instagram: Conheça marcas no Instagram para se inspirar e posicionar a sua

Linkedin:

A rede social do mundo dos negócios também exige atenção com os seus estilos de postagens. O conteúdo aqui deve, sim, ser mais formal, mas isso não significa que precisa ser engessado. Apesar de ser uma rede social com menor possibilidade de personalização, existem postagens que fazem sucesso e geram maior engajamento. São elas:

  • Dados e informações sobre o aumento no tráfego no seu negócio; aumento no número de funcionários; metas conquistadas, entre outros;
  • Anúncios sobre vagas, mudanças sobre a empresa que possam ser de interesse público e novidades na administração da empresa;
  • Engajamento em discussões;
  • Utilizando o SlideShare.

YouTube:

O YouTube praticamente se tornou a segunda televisão do brasileiro. Ter um canal com bastante visualização e grande autoridade são importantes para uma empresa que deseja crescer no mercado. Para isso, você precisa:

  • Por meio de testes, descobrir quais os melhores formatos de vídeo para os seus seguidores: tempo de duração, linguagem utilizada, entre outros;
  • Ter um canal atualizado, sempre respondendo dúvidas dos usuários;
  • Utilizar a mesma identidade visual da marca para o canal do YouTube;
  • Adicionar legendas nos vídeos quando for necessário.

Veja também: Quer saber como divulgar seu canal do Youtube? Veja nossas dicas!

Twitter:

O Twitter é uma rede que possui duas grandes particularidades: o limite de caracteres (280 por twit) e o tom despojado da rede. Para acertar nas postagens, esteja sempre atento em:

  • Nos trending topics;
  • No número de caracteres;
  • Lembre-se que o Twitter é uma rede sobre o que está acontecendo naquele exato momento – ou seja, em tempo real;
  • Utilize vários formatos: gifs, imagens, textos, compartilhe link, etc;
  • Faça enquetes com seus seguidores e aproveite a interação fácil e dinâmica com eles.

Usando os diferentes estilos de postagens para alavancar a sua marca

Com todas essas informações na sua mão, é hora de colocar em prática o que foi sugerido nessa postagem e aplicar essas instruções para a sua própria empresa. Ficou com alguma dúvida, ou deseja acrescentar alguma informação sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo. Adoraremos ajudar!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias