Plataforma de marketing de influência

Plataforma de marketing de influência: guia para empresários e influenciadores

Para uma empresa ter sucesso ela deve estar na internet, mas apenas isso não basta. É preciso estudar, conhecer e saber usar as ferramentas ali disponíveis. Para conquistar um público para a sua marca, que tenha engajamento e se identifique com a sua corporação, é essencial fazer uso de uma plataforma de marketing de influência.

Para que você entenda o que é uma plataforma de marketing de influência, preparamos esse artigo. Porém, para compreender com clareza esse assunto, você precisará saber – e conhecer – antes de tudo, quem tem o “poder” nessas plataformas. Ou seja: quem é o formador de opinião, ou digital influencer, ideal para a sua empresa.

plataforma de marketing de influência

Marketing com influenciadores: profissão de digital influencer

Como o próprio nome sugere, o digital influencer é aquele que influencia os outros por meio da sua presença digital, construindo uma estrutura próxima ao marketing de relacionamento.

O digital influencer é um produtor de conteúdo que faz uso dos seus canais para divulgar ideias, marcas e tudo mais o que ele quiser, nos formatos de conteúdo que preferir.

Dessa forma, por meio das plataformas de influenciadores, ele influencia o comportamento de seus seguidores na internet e também fora dela.

Vale lembrar que o marketing com influenciadores sempre existiu. O que mudou são as plataformas do marketing de influencia e a forma a qual as empresas aprenderam a explorar isso.

Antigamente, os influenciadores utilizavam canais como o Orkut, Flogões e Fotologs como seu meio de comunicação. Nessa época dos primórdios da internet, tanto os influenciadores digitais quanto às marcas ainda não sabiam muito bem como monetizar suas ideias e objetivos.

Hoje com a incrível diversidade de plataformas de marketing de influência, como o Facebook, YouTube, Instagram e Twitter, e com o maior conhecimento sobre essa modalidade de marketing, as empresas aprenderam a desenvolver estratégias que associem a sua marca ao influenciador. Com isso conquistam um público maior e se tornam mais conhecidas no mercado.

Essa visibilidade e poder dos influenciadores passa por uma ascensão tão grande que ser digital influencer se tornou uma profissão.

Apesar de ser algo extremamente novo, já existem cursos para se tornar um digital influencer, que ensinam, por exemplo, a como ganhar seguidores no Instagram, quanto um Youtuber ganha e como criar um blog.

Entretanto, um dos principais conhecimentos técnicos que se deve saber sobre esse assunto é saber qual a plataforma de marketing de influência mais funciona para cada caso, e atinge a determinada persona.

Se você tem interesse em mudar de profissão e se destacar no mercado digital, sugerimos que também leia o artigo: Como se tornar um influenciador digital: leia essas 7 dicas.

O que é uma plataforma de marketing de influência?

Uma plataforma de influenciadores digitais é uma ferramenta da internet que tem como principal função conectar marcas e influenciadores. Utilizando a plataforma de marketing de influência é possível prosperar sua marca de forma mais coesa e eficaz.

Algumas empresas já entenderam o valor de ter um digital influencer a seu lado. Sendo assim, criam uma campanha específica de marketing com influenciadores e fazem uma vasta pesquisa de mercado.

Também através de plataforma de influenciadores digitais, as empresas selecionam os principais perfis, que tenham afinidade com a estratégia da marca e bons números de seguidores e engajamento digital.

Utilizando uma plataforma de influenciadores digitais, cabe à empresa acompanhar o andamento das postagens, e, por fim, calcular os resultados que foram alcançados.

Por isso, na hora de optar pela plataforma de influenciadores digitais utilizada, escolha uma que permita a gestão da campanha e a mensuração dos resultados.

Siga com atenção o influenciador que faz parte da sua campanha. Veja como ele se comunica com os seguidores, se há um bom engajamento e a quantidade e qualidade das postagens.

Como escolher os melhores digitais influencers para a minha marca ou campanha?

Se você ainda não está convencido da importância de utilizar uma plataforma de marketing de influência e contar com um bom influencer, veja esse dado:

  • Campanhas que contam com o apoio de marketing com influenciadores digitais possuem a chance de ter um engajamento 16 vezes maior do que a publicidade em outros meios de comunicação. O estudo foi feito em 2017 pela empresa americana SocialChorus.

Ou seja: esse é um assunto que merece, sim, muita atenção de todas as marcas que desejam crescer.

Para obter sucesso na empreitada, as marcas precisam saber qual o tipo de influenciador desejam ter ao seu lado. Dividimos em duas grandes categorias:

Macroinfluenciadores

Normalmente, são influenciadores com maior alcance e engajamento. Isso resulta em valores mais altos de investimento. Porém, não atingem uma localidade pequena específica. Por isso, possuem uma proximidade menor com o público.

Influenciadores locais

Já o marketing com influenciadores locais normalmente têm menos seguires e demandam um investimento menor. Se destacam por contar com um grande engajamento e proximidade com o público.

Cabe à empresa definir qual o melhor influenciador para cada campanha. Tudo varia de acordo com o orçamento, objetivo da campanha, tempo e prazo, canais utilizados, público-alvo, entre outros.

Características que precisam ser avaliadas na hora de escolher o seu influenciador

Nesse ponto você já sabe qual será a sua campanha, se quer um influenciador macro ou local.

Também já pesquisou sobre a concorrência e principais digitais influencers na sua área. Já tem conhecimento das técnicas e estratégias da campanha.

Agora, é hora de avaliar com atenção o perfil dos digitais influencers que podem ser os escolhidos. Leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Número de seguidores: acompanhe o perfil dele por um tempo e analise se esse número é crescente, se diminui ou se mantém estacionado;
  • Engajamento: ele possui milhares de seguidores, mas poucas curtidas/comentários? Desconfie…
  • Alcance das postagens e foco de atuação;
  • Região. Por exemplo: se o seu objetivo é uma ação local, o importante é saber se há um alcance grande naquela região;
  • Faixa etária: qual a idade média do seu público? Você precisa saber disso – e então pesquisar um influenciador que saiba se comunicar e faça sucesso com esse público. Para conhecer melhor o seu público e acertar em cheio, você pode fazer uma persona ideal. Não sabe como/o que é isso? Confira: Aprenda o que são personas e como criar as suas.

Colocando em prática a plataforma de marketing de influência

Mesmo com todos esses conhecimentos na manga, é preciso reconhecer que o marketing com influenciadores ainda é uma estratégia nova.

Por isso é tão importante pesquisar sempre sobre essas novas plataformas de marketing de influência, afinal, é possível que ainda surjam muitas novidades sobre esse assunto em um espaço de tempo relativamente curto.

Saber como se comunicar com o público utilizando essas ferramentas é extremamente importante. Tanto as marcas quanto os digital influencers ainda têm muito a aprender.

A sua empresa já utiliza alguma plataforma de marketing de influência? Conhece alguma plataforma de influenciadores digitais? E quais os seus influenciadores digitais preferidos? Compartilhe conosco!

Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva. Você pode utilizá-la para criar cursos e angariar um público importante, que passará a segui-lo. O marketing com influenciadores passar pela produção de conteúdo relevam e nossa plataforma pode ajudá-lo. Inicie seu teste grátis.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias