herocreator inteligencia artificial chatgpt

Trabalhar com internet significa estar sempre ligado as novidades que não param de surgir. E um setor que cresce de forma exponencial e que é muito bem recebido pelos brasileiros é o de entretenimento digital. Afinal, o público nacional opta cada vez mais por consumir produtos em formato digital na hora de se entreter.

O entretenimento digital pode ser distribuído e acessado por meio das diversas plataformas móveis e formatos de conteúdo. Cabe às empresas saber utilizá-los a seu favor e lutar as suas próprias batalhas – como contra a pirataria, por exemplo.

A forma de consumir e, consequentemente, de produzir entretenimento mudou e continua em constante mudança. É preciso adequar-se ao mundo virtual. As corporações precisam manter em mente que as pessoas não irão parar de consumir material de entretenimento. Mas elas farão isso utilizando outras plataformas e ferramentas.

Veja também: Produto: como saber o que o mercado deseja.

industria-do-entretenimento

As mudanças e adaptações na produção de conteúdo

Com o passar do tempo, mudam as plataformas, ferramentas e assuntos de interesse do público. Para a empresa acertar em cheio na sua produção de conteúdo de entretenimento digital, ela precisa saber disso.

Ainda mais, pela globalização permitir um acesso ilimitado à internet para milhões de pessoas, a concorrência é muito maior. Ao mesmo tempo, as pessoas estão sempre com pressa e desejam consumir um material de qualidade, que faça o seu tempo valer a pena.

Por isso, para obter sucesso na indústria do entretenimento digital, é preciso investir de forma certeira. E esse investimento deve ser feito tanto no plano editorial de conteúdo, quanto na sua forma de divulgação e formato do material.

Para alcançar seus objetivos, uma empresa, independentemente do seu tamanho e área de atuação, precisa se destacar no mercado. E investir estrategicamente no entretenimento digital tem sido uma das melhores saídas para ter sucesso.

Principais tendências do entretenimento digital

Transmissões ao vivo por meio de aplicativos, sites e redes sociais

Esse formato de conteúdo faz com que o usuário da internet sinta-se mais próximo do acontecimento que está sendo transmitido. Redes sociais empresariais como o Instagram e o Facebook perceberam que as pessoas se interessam por esse formato de conteúdo. Não à toa, inseriram essa ferramenta nas suas funcionalidades.

As transmissões ao vivo nas redes sociais fazem com que as empresas possam ter um canal direto com os clientes, um feedback instantâneo.

O YouTube também oferece a possibilidade de fazer lives em seus canais. Na verdade, o YouTube começou a investir nesse formato de produção de conteúdo 10 anos atrás, lá em 2008. Porém, seu sucesso pôde ser observado em 2011, quando a plataforma transmitiu o casamento real entre Kate Middleton e o Príncipe William. Ou seja: foram necessários três anos de investimento até ser alcançado o sucesso desejado.

No mundo digital, três anos significa muito tempo. Muitas estratégias mudam, plataformas são criadas e assuntos de interesse são modificados.

O YouTube foi extremamente visionário e ousado quando investiu na transmissão ao vivo. Hoje, esse formato de consumo de conteúdo é feito por grande parte dos usuários. Empresas que utilizam dessa ferramenta com sabedoria, saem na frente.

banner_blog_AI

Investimento na área de games

A indústria de jogos também passa por um momento de grande investimento e aumento de alcance e público. Para entender a importância desse setor, hoje já existe até mesmo cursos de graduação especializados em Design de Jogos e Entretenimento Digital.

As empresas também compreenderam a importância de investir em estratégias de gamificação, que estimulam, educam e entretêm os seus colaboradores por meio de atividades lúdicas e divertidas. É uma ferramenta que auxilia no engajamento e faz com que o colaborador possa aprender e se informar sobre diversos assuntos de forma mais descolada.

Veja mais sobre o assunto em: Gamification: saiba o que é e as vantagens do seu uso.

Realidade virtual e aumentada

A indústria de realidade virtual e aumentada já é assunto há muito tempo. Porém, sempre foi tratada como algo que se tornaria realidade apenas no futuro. Aparentemente, o futuro chegou.

A realidade virtual finalmente se torna mais acessível ao público. A cada dia são criados mais sistemas e aplicações para essa tendência de entretenimento digital.

Assim como os investimentos na área de jogos, a realidade virtual também é uma ferramenta que pode ser usada em vários formatos de entretenimento – desde recreativa, passando pela educação, saúde, entre outros.

Você também pode se interessar por: Realidade Virtual: como isso está mudando a tecnologia.

Plataformas de assinatura de conteúdo

O consumo de entretenimento digital também pode ser feito via plataformas de assinatura. São várias as empresas que funcionam nesse formato e esse número tende a aumentar ainda mais com o passar dos anos.

Apenas para citar alguns exemplos atuais da indústria do entretenimento temos a Netflix e o Spotify. Ambos funcionam de maneira parecido, o que muda é: a Netflix distribui conteúdos audiovisuais e o Spotify apenas músicas. Mas eles não são os únicos no mercado.

A PlaySation também possui um sistema de assinatura – a PlayStation +. A ESPN também oferece a opção de fazer assinatura para assistir seus programas e demais materiais voltados ao esporte via digital.

Além disso, cada vez surgem novas plataformas que desejam “destronar” a Netflix e se tornarem grandes concorrentes: a Amazon e a HBO já lançaram os seus canais de assinatura de streaming, comprovando a expansão dessa tendência de entretenimento digital e já estão conquistando parte do público.

A indústria do entretenimento muda constantemente

Mudança é a palavra que define a indústria do entretenimento. A cada novidade no mercado digital, o entretenimento digital ganha novos formatos, tamanhos e duração.

Aqui citamos algumas das principais tendências e plataformas da indústria do entretenimento digital. E assim como qualquer outra ação na área da tecnologia, ressaltamos que essas tendências mudam sempre. E mudam de forma extremamente rápida.

Por isso, para não ficar para trás, toda empresa deve sempre estar antenada no que faz sucesso no momento, em como os seus consumidores estão se mantendo informados, qual seu principal público, entre outros.

[wen_cta id=”6405″]

Banner_v2_blog_Plataforma

Categorias