Gamification

Gamification: saiba o que é e as vantagens do seu uso

O sistema de recompensas de um jogo de videogame pode funcionar em muitos contextos, Você já parou para pensar nisso? No contexto educacional e empresarial a gamification vem sendo explorada de forma muito proveitosa.

Não sabe direito o que isso significa ou como aplicar a gamificação no dia a dia de ensino e aprendizado? Continue lendo o post que preparamos!

 

Gamification

 

O que é gamification

Gamification ou gamificação é o uso de recursos provenientes do universo dos jogos online, em outras áreas e contextos. Esse tipo de mecanismo fornece o desenvolvimento de novas habilidades e estimula o interesse no aprendizado de várias áreas do conhecimento.

Usar a gamificação ajuda a estimular a competitividade de forma saudável, a produtividade e o conhecimento. Além disso, é uma forma de desenhar de forma clara metas e objetivos. É tornar mensurável também os meios e os recursos disponíveis para que o usuário possa concretizar os passos até lá.

Por que gamification?

A gamification vai muito além do entretenimento. Através dela é possível transformar métodos de estudo, conquistar novas habilidades no trabalho e organizar sob uma nova perspectiva as rotinas, tarefas e desafios do dia a dia.

Trazer o universo dos jogos online traz muitos benefícios. Podemos destacar como algumas vantagens da gamification:

  • Estimula a competição saudável, algo que naturalmente funciona, já que é faz parte do comportamento da nossa sociedade;
  • Premia de forma clara e imediata;
  • É possível trabalhar com feedbacks positivos e negativos, diretamente atrelados às ações e decisões tomadas nos jogos;
  • Possibilita uma evolução rápida e instiga a superação;
  • Dependendo do formato e da proposta, incentiva o compartilhamento e a colaboração entre os membros da equipe participante.

Leia mais – Gamificação na educação: uma poderosa ferramenta de engajamento

Gamification no EAD

Ter um recurso como gamification aplicada ao método de ensino a distância faz todo sentido. É uma forma de estimular o aprendizado, usando recursos já disponíveis e amplamente utilizados de forma remota e online.

A gamificação funciona muito bem para o processo de aprendizado. E não se engane ao pensar que ela pode ser direcionada apenas para crianças e adolescentes. Inclusive muitas empresas estão investindo em gamification para treinamentos de habilidades em colaboradores.

No contexto EAD, os jogos podem facilitar o aprendizado, estimular a participação e a resolução de problemas. Além disso, é uma forma inusitada e inovadora de apresentar o conteúdo das aulas e de manter os alunos motivados e em busca de conhecimento.

 

Investir em realidade gamificada pode ter um custo muito mais interessante do que muitos pensam. A educação precisa estar em constante adaptação e aproveitar os recursos tecnológicos para prender a atenção do aluno.

Pronto para explorar a gamification na sua instituição de ensino ou até mesmo na sua empresa? Se tiver alguma dúvida sobre esse recurso tão relevante nos dias de hoje, deixe um comentário que vamos ficar felizes em poder ajudar!

 

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias