Desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa5 min read

O desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa são ferramentas muito importantes de serem utilizadas no ambiente corporativo. Elas vão além do treinamento dos colaboradores e estão relacionadas com gestão de pessoas e gestão de conhecimento, de forma integrada.

No mercado hoje, esse tipo de dinâmica é extremamente necessária e muito mais estratégica, uma vez que trabalha o desenvolvimento de habilidades individuais, mas aplicadas ao contexto e aos interesses, tanto do funcionário quanto da empresa.

Leia também – Treinamento para funcionários: leia essas 3 dicas para aplicar em sua empresa.

 

desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa

 

Desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa

As necessidades de desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa começaram a surgir em diversas empresas conforme as demandas e responsabilidades internas foram aumentando. Os gestores não conseguem abraçar tudo e então devem repassar para a equipe algumas responsabilidades e funções mais complexas.

Para que a qualidade do trabalho não fosse perdida, o mundo corporativo passou a investir em treinamentos e cursos para os colaboradores, para que esses estejam preparados para desempenhar essas novas tarefas e compromissos.

Além disso, essa é uma forma da empresa contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, estimulando-os e motivando-os. A retenção de talentos hoje também está diretamente relacionada com esse tipo de prática empresarial.

Você também pode gostar – Desenvolvimento de pessoas: qual a importância de ter profissionais desenvolvidos

Benefícios da educação corporativa

A educação corporativa traz benefícios incríveis para as empresas, a curto e a longo prazo, tais como:

  • Promove o desenvolvimento individual e em equipe dos colaboradores, em aspectos pessoais, comportamentais e profissionais;
  • É um método que une gestão de pessoas com gestão de conhecimento;
  • Tem um ótimo custo-benefício para empresas de qualquer porte;
  • Ajuda a atingir as metas e objetivos da empresa;
  • Cria um ambiente corporativo saudável e estimulante;
  • Motiva o colaborador e faz com que o mesmo sinta que seu trabalho está sendo reconhecido e valorizado;
  • Retém talentos internos e reduz custos de contratação;
  • A empresa pode apresentar isso como um benefício ao colaborador, tornando-se mais competitiva no mercado para atrair novos funcionários;
  • Estimula o aprendizado e o compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores;
  • Estimula a satisfação pessoal, aumentando assim também os níveis de produtividade no trabalho.

 

Tipos de universidades corporativas

Com esse tipo de demanda aumentando, as empresas passaram a questionar se a melhor forma de desenvolver os colaboradores era mesmo procurar instituições de ensino externas.

Com essa mudança no pensamento, muitos empresários começaram a investir em treinamentos e cursos desenvolvidos pela própria organização. Assim, o custo do investimento é mais interessante, bem como o controle do que está sendo ensinado também.

A qualificação dos colabores através de verdadeiras universidades corporativas já é uma realidade e vem trazendo muitos benefícios para os colaboradores e empresários. Empresas do setor automobilístico, como a Fiat e a General Motors foram pioneiras nesse tipo de estratégia.

No Brasil já existem cerca de 500 universidades instituições de ensino empresarial, focadas em desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa. As empresas já entenderam que a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades é um ótimo investimento estratégico e que ajuda a alcançar os objetivos do negócio como um todo.

Leia mais – Educação corporativa: conceito, vantagens e exemplos

Existem alguns tipos de universidades corporativas, que podem ser qualificadas de acordo com a função e objetivo:

Treinamento

São unidades de treinamento para colaboradores. Normalmente são versões mais simplificadas, como setores internos focados em treinamentos para desenvolver habilidades específicas.

Desenvolvimento gerencial ou executivo

As unidades de treinamento com desenvolvimento não focam apenas em competências pontuais que precisam ser desenvolvidas para determinadas funções ou equipes. Esse tipo de universidade corporativa busca transformar o comportamento dos colaboradores.

Crédito acadêmico

Esse tipo de universidade procura parceria com centros de ensino. Oferece mais do que treinamentos, mas sim cursos, com equivalência de disciplinas cursadas em ambientes acadêmicos.

Grau acadêmico

Esse é o nível mais alto de universidade corporativa. Cursos oferecidos por esse tipo de instituição equivalem à cursos de grau acadêmico oferecidos por instituições de ensino tradicionais.

São o que existe de mais complexo em termos de desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa. É possível oferecer inclusive programas a nível de graduação ou pós-graduação, até mestrado. Para isso a universidade deve ser credenciada pela CAPES, do Ministério do Trabalho.

Treinamento de pessoas com EAD

Um fator que pode dificultar o desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa é insistir apenas em modalidades presenciais.

Pode ficar muito complexo conseguir reunir todos os funcionários e fazer os treinamento de forma individual pode ter um custo que não está ao alcance da empresa. E é por isso que o treinamento através do ensino a distância tem crescido. Hoje existem diversas opções de plataformas e sites EAD com todo o suporte e infraestrutura para educação corporativa. Nada se perde em qualidade e em nível de conhecimento.

 

Veja também: Aprenda a engajar funcionários através do ensino a distância

Essa é uma forma prática e com um custo-benefício muito bom para as empresas treinarem seus colaboradores e desenvolverem competências individuais e das equipes. Além disso, é uma maneira de oferecer treinamentos e cursos remotos. Essa modalidade é muito mais prática e se adequa às necessidades e agendas individuais.

 

Se você tem uma empresa de pequeno/ médio prazo, pode começar a investir em versões mais simplificadas de desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias