tipos de treinamento e desenvolvimento

Conheça 3 tipos de treinamento e desenvolvimento

Colaboradores engajados e motivados tendem a render muito mais, trazendo melhores resultados para a empresa. Para mantê-los engajados não basta somente melhora de salário, maiores benefícios ou folgas adicionais. Estes pontos animam o colaborador a curto prazo, mas sem grandes alterações nos resultados da empresa. Isso acontece porque a mudança é muito superficial e não tem relação direta com as estratégias da empresa. Para que haja uma real mudança na cultura empresarial, é necessário utilizar os tipos de treinamento e desenvolvimento existentes no mercado. E se engana quem pensa que, para treinar colaboradores, é necessário um investimento inicial alto.

Veja também: comportamento organizacional: entenda o que é e a importância na equipe.

 

tipos de treinamento e desenvolvimento

 

Conheça os tipos de treinamento e desenvolvimento

Para começar a colocar em prática o desenvolvimento da equipe, gestores e diretores podem fazer o papel de mentores. Para que isso aconteça de maneira efetiva é necessário ter pleno conhecimento da equipe, tanto no coletivo quanto no individual.

Planejamento para os treinamentos

Pode parecer desnecessário esse tópico de preparativos. Ele é facilmente esquecido, principalmente quando é colocado em prática já com o treinamento em andamento. Portanto, para começar, tenha conhecimento sobre:

  1. Qual quantidade e quem serão os participantes. Dessa forma, você pode se preparar para direcionar o treinamento para um grupo específico de pessoas. Por exemplo, uma equipe de marketing vai ter um treinamento diferente de uma equipe de tecnologia da informação;
  2. Data, local e duração do treinamento. É importante ter isso bem definido para que haja uma organização maior do treinamento e etapas bem determinadas;
  3. Avaliação de sucesso do treinamento. Para ter um entendimento mais completo da performance do treinamento, é necessário fazer uma medição do aprendizado. Pode ser feito através de uma avaliação ou pesquisa de satisfação no final, por exemplo;
  4. E, o principal, tenha objetivos claros. Dessa forma o mentor sabe onde quer chegar com o treinamento e a equipe também.

Agora que você já sabe como preparar uma capacitação, veja alguns tipos de treinamento e desenvolvimento:

1- Rodízio de papéis

Esse é um dos tipos de treinamento e desenvolvimento mais conhecidos e utilizados dentro das empresas. Isso porque ele é simples de ser executado.

Nesse treinamento os colaboradores fazem rodízio entre as áreas de trabalho. Dessa forma, eles podem ter um conhecimento mais amplo da execução de atividades diferentes, além de ser um ótimo meio de integrar e unir as equipes.

2- Gamificação

A gamificação é um sistema baseado no mecanismo de jogos que foca em incentivar a aprendizagem do colaborador através de pontuação. Essa técnica vem sendo utilizada com mais força nos últimos tempos pelas empresas.

Na prática, a gamificação funciona oferecendo recompensas para o colaborador que realizar as tarefas pré-estabelecidas por um gestor ou superior.

3- Programa de mentoria

O programa de mentoria vem sendo bem aceito dentro das empresas, já que possibilita a troca de experiências. Geralmente, o colaborador mais velho ou o mais capacitado orienta os que estão há pouco tempo na empresa ou sentem dificuldades pontuais. Dessa forma, é possível criar um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento de colaboradores.

 

Com esses três tipos de treinamento e desenvolvimento já é possível entender qual se encaixa melhor na sua necessidade e começar a colocá-los em prática em sua empresa.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias