tipos de treinamento empresarial

Conheça os tipos de treinamento empresarial e faça o seu3 min read

Treinar e melhorar as habilidades dos colaboradores de uma empresa significa investimento. O clichê de que a empresa é formada pelos funcionários sempre foi uma verdade. São eles que fazem tudo funcionar e sem eles nenhum objetivo e crescimento pode ser alcançado. Por esse motivo, entender quais são os pontos de melhoria é fundamental para escolher bem entre os tipos de treinamento empresarial.

 

tipos de treinamento empresarial

 

Tipos de treinamento empresarial

Antes de escolher algum para aplicar junto aos seus colaboradores, é preciso, em primeiro lugar, fazer uma análise para entender quais são os pontos fortes e quais são os pontos que precisam de melhoria e atenção.

Leia também – Treinamento para funcionários: leia essas 3 dicas para aplicar em sua empresa

Os tipos de treinamento empresarial variam conforme o objetivo e método de cada um deles:

Palestras e Workshops

Esse tipo de treinamento é mais simples, mais curto, mas também pode ser muito efetivo.

Existem muitas empresas que já investem há muitos anos nessa opção, o que já torna esse tipo de estímulo mais comum e não tão inovador.

As palestras e workshops podem acontecer com determinada periodicidade, bem como podem ser feitos em torno de uma data específica, tal como uma semana mais intensa com várias palestras sobre determinado tema de interesse da empresa.

Coaching

Outro entre os tipos de treinamento empresarial de que se ouve falar muito no mundo corporativo é o coaching. Apesar de não ser um método de treinamento novo, ele tem se popularizado nos últimos anos. Esse destaque acontece principalmente acompanhando a tendência de individualização.

Com um treinamento através de um coach, existe uma imersão do profissional que presta esse tipo de serviço, para analisar o conjunto e trabalhar melhorias na organização, nos grupos e no desenvolvimento de competências em cada um dos colaboradores.

Treinamento de líderes

O nome líder não surge a toa. Quem está nessa posição assume um lugar de destaque e de exemplo frente à equipe que gerencia.

Por esse motivo, é extremamente importante que os líderes continuem se desenvolvendo. Existem muitos tipos de treinamento empresarial focado em lideranças. Se você se interessa pelo assunto, vejo o post específico sobre esse tema.

Avaliação 360º

Outra ferramenta bastante completa para o treinamento empresarial é a avaliação 360º.

A avaliação deve ser feita individualmente, mas leva esse nome pois todos devem opinar sobre a sua própria atuação, bem como sobre os demais membros da equipe. Esse tipo de treinamento engloba muitos outros, uma vez que busca construir feedback sobre as competências e desenvolver os pontos de atenção, através de cursos, coaching e aprendizado.

 

É válido ainda reforçar que existem muitas formas de fornecer esses treinamentos e cursos para os colaboradores da sua empresa. Eles podem ser de forma presencial, dentro ou fora da empresa, ou a distância, oferecendo maior comodidade e um custo reduzido, sem perder qualidade.

Já sabe qual a melhor opção para as necessidades da sua empresa? Continue a investir nos seus colaboradores através de diferentes tipos de treinamento empresarial.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias