comunicação empresarial interna

Comunicação empresarial interna: saiba qual a melhor estratégia para fazer a sua3 min read

Trabalhar a comunicação externa e a divulgação dos produtos ou serviços já é algo natural e lógico para a maioria das empresas. Mas muitas se esquecem de que um dos públicos mais importantes para a empresa: os próprios colaboradores. A comunicação empresarial interna é uma ferramenta que ajuda e muito a manter esse relacionamento entre empresa e funcionários saudável.

comunicação empresarial interna

O que é comunicação empresarial interna

A comunicação interna empresarial é o desenvolvimento de ações de comunicação integrada direcionadas para o público interno. Essa é uma das áreas em que muitas empresas pecam.

Ela deve funcionar para compartilhar com toda a empresa informações relevantes, eventos, decisões estratégicas, metas e muito mais. É também um canal muito cativante para reforçar conceitos como a visão e os valores da empresa.

Veja também – Como motivar funcionários: leia essas 5 dicas

Qual a importância dessa ferramenta

Os colaboradores de uma empresa são quem realmente fazem o negócio funcionar e atingir os seus objetivos. Por isso, investir no diálogo com esse público é fundamental. Poucas coisas desmotivam o funcionário como a falta de comunicação. É muito ruim ficar sabendo de alguma novidade da empresa através de fofocas e conversas de corredor. Para manter o funcionário motivado e produtivo, ter um canal de comunicação direto e específico para eles é muito interessante.

Use a comunicação interna na sua empresa para manter os colaboradores engajados, alinhados com os objetivos da empresa e para fazer com que eles se sintam parte dela.

Leia mais – Comunicação interna nas empresas: qual a importância e como aplicar

Canais de comunicação interna

Existem muitas formas de implementar a comunicação empresarial interna. Vários canais funcionam e você pode implementar na sua empresa vários deles ao mesmo tempo:

  • Mural de notícias, TVs e rádios corporativas, que pode estar presente nos ambientes de produção e nos ambientes de descanso, como café e refeitório;
  • E-mails. Essa é uma ótima ferramenta e que já é amplamente utilizada para dar avisos, contar novidades da empresa e produzir um conteúdo específico para diferentes setores dentro da empresa ou diferentes públicos. Por exemplo, a empresa pode direcionar a comunicação somente para os estagiários, ou para os gestores;
  • Eventos e reuniões, com objetivos mais corporativos, para anúncios importantes, apresentações de resultados e metas. Mas também explore esse canal para entretenimento e descontração, como happy hour, eventos em datas comemorativas etc;
  • Intranet. Dentro do portal interno podem existir muitos espaços para a comunicação empresarial interna. Você pode usar até mesmo um blog empresarial apenas para acesso dos colaboradores, com posts sobre a empresa e outros sobre temas diversos de interesse deles.

 

Reforce a cultura organizacional e motive seus funcionários. Não se esqueça que a comunicação empresarial interna deve ser uma via de mão dupla. Abra um diálogo com seus colaboradores e ofereça sempre a possibilidade de que eles também falem.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias