engajamento no trabalho

Engajamento no trabalho: como atingir a motivação dos colaboradores

O engajamento no trabalho está diretamente ligado a motivação dos colaboradores dentro da empresa. O engajamento tem impacto nos resultados finais da empresa, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso.

O engajamento, em um âmbito geral, é fácil de ser identificado, principalmente se líderes e gestores trabalham diretamente ligados a isso. Porém, alguns micro comportamentos são um pouco mais complexos de serem identificados. Questões como baixa produtividade e falta de criatividade são os sintomas mais comuns. Esses tipos de comportamentos são como uma resposta para a desmotivação dentro do ambiente de trabalho. Saber identificá-los é parte principal para um engajamento no trabalho.

Veja também: engajamento profissional: saiba as vantagens de ter funcionários engajados.

engajamento no trabalho

Benefícios do engajamento no trabalho

É importante salientar que existe uma diferença entre satisfação e engajamento no trabalho, por mais que sejam conceitos parecidos, existem diferenças importantes. A satisfação está muito mais ligada ao que o colaborador recebe do trabalho. Além da relação dele com o que é esperado da empresa.

Veja também: pesquisa de satisfação para funcionários: leia 14 dicas.

O engajamento vai além da satisfação, é o sentimento de pertencimento e o vínculo criado pelo colaborador com suas atividades e a empresa em si. Ou seja, o colaborador desenvolve uma relação de reciprocidade. Quer dar o melhor à empresa por ela ser boa para ele também.

Veja os benefícios de manter um colaborador engajado:

  • Um colaborador engajado é um embaixador da empresa. Quanto mais motivado e com o sentimento de pertencimento ele tiver, mais o colaborador será um divulgador da organização. Isso pode acontecer tanto dentro ou fora da empresa, ou seja, será o primeiro a defendê-la caso precise;
  • É um futuro líder. Um líder é base de uma empresa e um colaborador engajado está muito mais comprometido com o trabalho do que os outros;
  • É muito mais motivado. Um colaborador engajado faz suas atividades rotineiras bem e não se limita a apenas elas. Tenta sempre buscar se aperfeiçoar para dar o melhor de si.

Como manter o engajamento no trabalho?

Para manter um colaborador engajado é necessário entender qual a relação estabelecida entre ele e a empresa. É entender que os funcionários não são apenas números que estão ali para gerar um lucro no final. São seres humanos e buscam ser tratados como tal.

Comece fazendo com que o colaborador tenha mais qualidade de vida dentro da empresa. Isso pode ser feito através de ferramentas materiais para propiciar um ambiente de trabalho de mais qualidade, como materiais de escritório que ajudem o colaborador a realizar seu trabalho, por exemplo. Até uma gestão de pessoas mais efetiva. fazendo com que o colaborador se sinta mais capacitado e motivado com as atividades cotidianas e a empresa como um todo.

Veja também: ferramentas de gestão de pessoas: conheça 5 para aplicar hoje.

O engajamento no trabalho é um ganho de mão dupla, portanto é imprescindível que seja colocado em prática dentro da empresa.

Gostou do texto? Deixe um comentário com sua opinião.

EADSummit

Eadsummit


Categorias