redução de custos nas empresas

Redução de custos nas empresas: veja 4 dicas2 min read

Administrar uma empresa é muito mais complexo do que muitas pessoas imaginam. Equilibrar as despesas é um desafio para os empreendedores, principalmente no início do funcionamento do negócio. Existem muitas dicas que realmente ajudam na redução de custos nas empresas e o objetivo desse post é te apresentar algumas delas.

redução de custos nas empresas

Como reduzir custos nas empresas

É importante ter em mente que a redução de custos depende de uma série de estratégias para ser efetiva. Um dos pontos principais para isso é determinar uma meta de economia, para depois desenhar como a empresa irá chegar até esse objetivo.

Depois, vale analisar em que situações e áreas da empresa existem possibilidades de melhorias e cortes.

Ideias de redução de custos nas empresas

A redução dos custos nas empresas pode surgir de muitas formas. Separamos algumas delas que podem ajudar a sua empresa em momentos de crise.

1. Faça pequenos cortes

Muitos empreendedores acham que pequenas reduções não vão impactar no orçamento, mas isso não é verdade. Pequenos ajustes podem ajudar.

Estimule a economia, entre os colaboradores. Uma melhor consciência no uso de impressões, copos descartáveis, energia e ligações pode sim gerar uma diferença bastante considerável no orçamento mensal.

2. Reveja os contratos com os fornecedores

Os fornecedores de uma empresa são grandes parceiros. Mas a empresa que contrata empresas terceiras tem um alto custo envolvido. Se a sua empresa realiza esse tipo de prática, você pode conversar com os fornecedores para adequar o contrato, para reduzir demandas e consequentemente preços.

Outra opção é pesquisar no mercado outras opções, abrir uma concorrência para encontrar melhores oportunidades de parceria.

3. Otimize a jornada de trabalho

Existem muitas formas de melhorar os custos com equipe, sem ter que realizar cortes de pessoal. Avalie o quanto pode ser alterado dentro da jornada de trabalho e nas funções e tarefas realizadas por cada colaborador.

Comece a usar banco de horas como alternativa às horas extras, flexibilize os horários dos colaboradores, treine e invista nos colaboradores que já estão na empresa para ocupar responsabilidades maiores. Oferecer a possibilidade de trabalho remoto como home office algumas vezes na semana ou no mês também é uma ótima alternativa para algumas empresas.

Leia também – Treinamento para funcionários: leia essas 3 dicas para aplicar em sua empresa

4. Aproveite o que a tecnologia pode fazer pela sua empresa

Use aplicativos para gerenciar e automatizar processos. Além de melhorar muito a organização e ajudar a ver os gaps que podem ser melhorados e gerar economia, isso pode ajudar a otimizar o tempo dos colaboradores e abrir espaço para o desenvolvimento deles e aumentar a produtividade.

Isso vai melhorar também os resultados e ajudar na redução de custos nas empresas.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias