como criar um blog

Como criar um blog? Leia essas dicas que separamos pra você

Ter um blog é sonho de muita gente que tem interesse no mundo digital, mas por diversas razões acaba não sendo colocado em prática. A internet, atualmente, é extremamente presente no cotidiano e, quem tem um negócio e não tem um blog, está perdendo tempo. Entender como criar um blog é o primeiro passo para ampliar seu público e estar presente onde as pessoas buscam informações, compram e interagem.

É necessário entender que o site de uma empresa é diferente do blog. O site é o local em que a empresa apresentará seu negócio e o blog terá conteúdos direcionados ao seu público. Ao contrário do site, o blog pode ter informações disponibilizadas diariamente e, consequentemente, dará mais autoridade para falar sobre a área de atuação da sua empresa.

Portanto, para aprender como criar um blog, leia nosso artigo completo.

Veja também: como ganhar dinheiro com blog e conteúdo.

 

como criar um blog

 

Como criar um blog do zero

Existe um passo a passo simples, como uma receita de bolo, de como criar um blog. Pode ser que você tenha facilidade em algumas etapas e dificuldades em outras. Mas é necessário segui-las para que seu blog se bem sucedido.

Veja os passos:

1- Escolha o domínio

O domínio será o nome que identificará seu site e será o principal elemento de busca no Google. Para que ele fique no molde padrão (.com ou .com.br) é necessário fazer a compra do domínio. Mas, antes disso comece a pensar em um nome e imagine como ele ficaria em forma de link, por exemplo:

Seusite.com.br

Para o blog, caso você já tiver um domínio do seu site, pode ficar:

blog.seusite.com.br

Ao criar um domínio e não ter dor de cabeça depois é necessário ter em mente algumas regras. Elas são essenciais para que seu site seja fácil de encontrar e possa ter sucesso:

  • Precisa ser fácil de entender;
  • Crie uma combinação de palavras que faça sentido;
  • Lembre que a palavra ou frase precisa ter a ver com o seu negócio;
  • Não faça nada longo, a probabilidade das pessoas se perderem é alta.

Depois que você escolher o domínio, é necessário buscar para ver se ele está disponível para, aí sim, dar continuidade no processo de como criar um blog.

2- Fazer a hospedagem do seu site

Com o domínio já definido é necessário hospedá-lo em algum servidor, é como se você já tivesse a casa pronta só esperando por um terreno.

Nesse momento é bom ficar atento, pois o servidor é responsável por atender demandas técnicas que podem (ou não) facilitar seu trabalho. Os sistemas mais utilizados:

  • Wix;
  • Blogger;
  • Square Space;
  • Joomla eDrupal;
  • WordPress.

O mais indicado e mais usado atualmente é o WordPress pelo seu sistema open-source, que facilita no momento da criação, com plugins e extensões. Depois de escolhido, o próximo passo é só instalar e escolher o design do seu site. Lembre-se de que o template tem que ser responsivo. E, finalmente, coloque seu blog no ar.

Durante a usabilidade do dia a dia, você vai se familiarizar com o dashboard, que é o painel de controle do seu site, com todas as funções para edição e postagem. Além da criação de conteúdo para alimentá-lo.

 

EADSummit

Eadsummit


Categorias