Como ser professor online: veja nosso passo a passo

Como ser professor online: veja nosso passo a passo

Como o acesso à informação está cada vez mais fácil, é comum que em qualquer tipo de dúvida as pessoas recorrem às buscas no Google. Isso se tornou extremamente valioso para criadores de conteúdo e donos de cursos online, porque as pessoas estão aceitando os cursos online de forma crescente. Todavia, isso implica que cada curso tenha seu professor ou tutor especializado e preparado para o ambiente virtual. Portanto, se você quer entender como ser professor online, continue lendo nosso post.

Leia também: professor EAD: qual a melhor forma de contratar?

 

Como ser professor online

 

Como ser professor online

Ser professor online tem algumas diferenças quando relacionado à modalidade tradicional e presencial. Um professor online, além de ter todas as obrigações padrões (como planejamento de aula, aplicação de provas e atividades), também é responsável por acompanhar o desenvolvimento individual de cada aluno, para que o aluno consiga aprender de acordo com seu ritmo. E tudo isso com o desafio de não estar fisicamente presente.

Dependo da modalidade em que você pensa em atuar há ou não a necessidade de um diploma de professor.

Por exemplo, para cursos de graduação a distância faz-se necessário o diploma no curso referente ao que será ministrado. Já para cursos livres não há a necessidade de um diploma, apenas que o professor tenha conhecimento do conteúdo que será ensinado, além de um pouco de experiência. Isso porque em frente as câmeras é necessário uma certa desenvoltura. Mas nada que um pouco de treino não resolva.

Talvez seja do seu interesse – como abrir uma empresa de cursos livres: leia nosso passo a passo.

Passo a passo para de como ser professor online

Para os professores de primeira viagem que estão começando nesse ramo, esse passo a passo são essenciais. Veja as dicas que separamos para você e comece a planejar suas aulas:

1- Defina e planeje o conteúdo a ser abordado em aula

Por mais que você domine o conteúdo que ensinará para os alunos, existem inúmeras formas de passar o conhecimento adiante. Portanto, se a turma é iniciante, por exemplo, é necessário passar as informações de forma simples e básica nas aulas introdutórias, para que todos consigam absorver.

O conteúdo a ser abordado dentro das aulas e módulos fica a critério do professor. Não é necessário que sejam matérias básicas, como português, matemática, inglês ou história, por exemplo. Hoje existem cursos sobre os mais variados temas e habilidades.Dentro dos cursos a distância há uma grande possibilidade de conteúdos a serem trabalhados.

Por exemplo, se você tem muito conhecimento sobre cultivo de plantas in home, pode começar a afunilar dentro deste tema e passá-lo adiante.

2- Analise o perfil de seus alunos

Assim como você analisa o perfil do público-alvo quando está começando um negócio, é necessário analisar o perfil dos alunos para quem você dará aula. Comece pesquisando se há outras pessoas ensinando temas próximos ao seu e veja qual é o público. Analise o que eles buscam saber, quais são as dúvidas e dificuldades. Dessa forma, você conseguirá construir um conteúdo mais assertivo para seus alunos.

3- Estruture suas aulas

O consumo de materiais pela internet é diferente se comparado com materiais físicos. Portanto, é necessário criar materiais que sejam simples para que os alunos tenham prazer em ler, mas ao mesmo tempo completos. Dessa forma, você consegue alcançar a linguagem ideal.

Você pode investir em vídeo aulas, mas não se prenda somente a isso e ofereça também materiais complementares, como e-books, infográficos, imagens, áudios, entre outros.

 

Agora que você já sabe como ser um professor online, comece a planejar suas aulas.

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias