como abrir uma empresa de cursos livres

Como abrir uma empresa de cursos livres: leia nosso passo a passo

Com o avanço da tecnologia novos meios de adquirir conhecimento estão surgindo. Essa nova forma de aprendizado vem abrindo portas para especialização em determinados assuntos que antes eram quase impossíveis. Diante desse cenário que está em crescimento gradual, é interessante pensar em investir em um negócio próprio, principalmente se você possui algum conhecimento específico. Portanto, aprenda neste post como abrir uma empresa de cursos livres.

Atualmente os cursos livres estão ganhando espaço no mercado por serem mais democráticos e abranger uma gama de assuntos que são de interesse geral. Dessa forma, todo e qualquer conteúdo que seja de interesse público pode (e deve) ser ensinado. Sendo assim, uma ótima oportunidade para que você tenha desde uma renda extra até um negócio próprio de fato.

Talvez seja interessante para você: IES: Aprendendo a captar alunos com cursos livres.

 

como abrir uma empresa de cursos livres

 

Aprenda a como abrir uma empresa de cursos livres

Antes de começar a entender como abrir uma empresa de cursos livres é importante aprender o que de fato são cursos livres. Apesar de estarem em alta nestes últimos tempos, este tema tem causado muitas dúvidas. Os cursos livres em si são diferentes de cursos educacionais padrões, sendo completamente desvinculados ao MEC, porém são legalizados. Eles são mais pontuais, servindo para sanar dúvidas e ensinar questões mais específicas.

Não existe um tema certo para os cursos livres, portanto, podem ser desde ensinar a cozinhar até questões mais complexas como mostrar montar um motor de caminhão. Por servirem como cursos de especialização, podem ser dos mais variados conteúdos, porém cursos livres não são cursos profissionalizantes e nem devem ser disponibilizados como tal. Eles são cursos que pessoas podem procurar quando precisam adquirir mais conhecimento sobre algo, em um curto período e com um investimento não tão alto.

Vantagens e benefícios de cursos livres

Aprender como abrir uma empresa de cursos livres só fará sentido a partir do momento em que você entender quais são as vantagens. Veja algumas:

Flexibilidade

Quantas vezes você perdeu a oportunidade de aprender por não ter tempo? Os cursos livres tem essa vantagem, por serem completamente online podem ser acessados quando e onde a pessoa estiver. Facilitando o acesso ao aprendizado e especialização que a pessoa busca.

Baixo custo

Por não depender de aluguel de espaço físico e custos adicionais que cursos educacionais possuem, os cursos livres são mais baratos. tanto para quem está aprendendo quanto para o dono e professores.

Aprendizado facilitado

Por se tratar de temas que são de interesse de quem está buscando conhecimento, o aprendizado fica muito mais fluído. Além de que este tipo de curso usufrui de uma variedade de métodos de ensino. Por ser 100% online utiliza de materiais em textos, vídeos, áudios e imagens que facilitam o aprendizado.

Passo a passo para aprender como abrir uma empresa de cursos livres

Agora que você já sabe o que são cursos livres e as vantagens que ele oferece, aprenda como abrir uma empresa de cursos livres. O passo a passo pode parecer simples, mas é sempre bom dar atenção aos detalhes para não ter erro.

1- Ter domínio sobre o assunto a ser ensinado

Pode parecer óbvio, mas é imprescindível que você tenha domínio sobre o assunto o qual você irá ensinar. É claro que não é necessário que você saiba exatamente tudo, mas o necessário para passar o conhecimento para frente. Nesse ponto, é importante salientar que dúvidas surgirão e você precisa estar apto para respondê-las. Portanto, estudar o que irá ensinar é prioridade número um.

Um bom exemplo disso é se você é um músico profissional e quer ensinar a teoria da música, pode criar um curso livre para iniciantes.

2- Saiba para quem você irá vender seus cursos

Para aprender como abrir uma empresa de cursos livres não basta apenas dominar o assunto, você precisa compreender quem é o público que se interessa pelo assunto. Quanto mais afunilado estiver esse conceito melhor será para você.

Isso pode ser feito com pesquisa de mercado e elaboração de personas. Essa prática te ajudará a elaborar as aulas e o material a ser utilizado. Além de facilitar a conquista de novos alunos. Para aprender a criar personas você pode ler nosso artigo “persona: aprenda o que é e como criar as suas”.

3- Faça um planejamento

É normal imaginar que, ao criar um curso livre, a primeira etapa é começar elaborando o conteúdo. Mas, se você fizer isso estará pulando etapas preciosas que fazem toda a diferença neste processo.

Para começar a criar o conteúdo é necessário fazer um planejamento antes, ou seja, comece a traçar a rota de aprendizado que o aluno terá. Por exemplo, se você irá ensinar sobre a teoria da música é necessário passar um conhecimento prévio e mais básico antes. Para que as pessoas que nunca tiveram contato ou se tiveram foram raros, entenderem o conhecimento que está sendo passado.

Nesta etapa também é interessante e importante pensar na duração de cada aula, tipos de materiais a serem utilizados e a duração do curso como um todo.

4- Crie conteúdos de boa qualidade

Independente do formato do conteúdo a ser utilizado ele deve ser de boa qualidade e, principalmente, de forma simples que o aluno consiga entender. A maioria dos cursos livres utilizam o formato em vídeo para distribuição de conteúdo. Os vídeos em si são mais fáceis de serem colocados em prática, pela tecnologia disponível atualmente. Porém, é imprescindível que o vídeo seja de boa qualidade para que o aluno consiga entender e compreender o que está sendo ensinado.

Se você é novo no ramo audiovisual não precisa se desesperar. Separamos alguns textos que irão facilitar seu aprendizado na elaboração de um bom vídeo:

Viu como não é um bicho de sete cabeças? É necessário um investimento de tempo para começar e com esse passo a passo já é possível abrir sua própria empresa de cursos livres.

O texto foi esclarecedor? Deixe um comentário com sua opinião.

 

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias