projeto de educação corporativa

Implantação de um projeto de educação corporativa: conheça as vantagens3 min read

A educação corporativa é uma estratégia utilizada por empresas que engloba gestão de pessoas e tem resultados significamente positivos. Não é a toa que é um dos temas mais tratados no meio corporativo e por profissionais do RH. Entretanto, ainda há dúvidas  na forma como é feito um projeto de educação corporativa, principalmente por ser um tema relativamente novo.

A educação corporativa ainda é muito confundida com treinamentos técnicos. Apesar do colaborador adquirir mais conhecimento a educação corporativa é mais do que isso. Sua essência é mais profunda e abrangente, ao contrário dos treinamentos técnicos que são mais pontuais e rápidos.

Veja também: descubra porque empresas que investem em educação corporativa se destacam.

 

projeto de educação corporativa

 

Importância de um projeto de educação corporativa

Por mais tradicional que uma empresa seja é impossível pensá-la fora de um contexto, ou seja, a sociedade progride e as necessidades também. Portanto, é imprescindível que os colaboradores desenvolvam e atualizem suas habilidades para que estejam sempre prontos para solucionar problemas. Além de que quanto mais se desenvolve habilidades, mais favorável ele estará para inovações e mudanças.

Sendo assim, o colaborador ganha por estar atualizado e cada vez mais capacitado para o mercado. Assim como a empresa também ganha, pois colaboradores mais empenhados trazem mais resultados, gerando assim, mais lucros.

Como criar um projeto de educação corporativa?

Um projeto de educação corporativa deve ser desenvolvido como qualquer outro projeto dentro da empresa, de forma pensada e planejada, visto que envolve a parte mais importante dentro de uma organização, que são os colaboradores.

Por se tratar de um projeto a longo prazo cada etapa deve ser detalhada para que não aconteça erros no momento de sua aplicação. E, é claro, deve ser planejada periodicamente de acordo com as estratégias da empresa.

1- Comece definindo os objetivos

Um projeto de educação corporativa deve estar atrelado às estratégias da empresa, dessa forma, os objetivos devem ser de acordo com as mesmas. Os objetivos também devem contemplar os problemas que os colaboradores e a empresa como um todo passam. Para entendê-los é necessário realizar um diagnóstico e analisá-los para que seja elaborado um plano para solucioná-los.

2- Faça um planejamento

Para entender os problemas e como solucioná-los, é necessário colocá-los no papel de forma com que a cada etapa da educação corporativa o colaborador obtenha aprendizado e o reproduza no ambiente de trabalho, bem como na vida pessoal.

A cada etapa vai ser possível observar o desenvolvimento comportamental e interpessoal dos colaboradores. Fazendo com que eles tornem-se mais qualificados para o mercado e, consequentemente, trazendo resultados positivos para a empresa.

3- Escolha a melhor modalidade

A educação corporativa pode ser presencial, a distância ou mesclada. A forma como esse projeto vai ser colocado em prática vai depender dos objetivos e tempo disponível dos colaboradores.

A modalidade a distância vem ganhando espaço pela facilidade e praticidade que proporciona. Se você tem interesse de conhecer melhor essa modalidade, leia nosso post “como usar educação corporativa aliada ao ensino a distância”.

Agora que você já sabe a importância de um projeto de educação corporativa e como implementá-la, que tal começar a colocar em prática?

 

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias