Educação corporativa aliada ao ensino a distância

Aprenda a utilizar a educação corporativa aliada ao ensino a distância

Todos sabemos como o cenário econômico se encontra, os seus altos e baixos geram incertezas sobre o futuro de um profissional dentro de uma empresa. Pode ser o fim ou o surgimento de uma grande oportunidade de negócio. Para se obter sucesso e conhecimento a mais nas grandes e pequenas empresas é preciso saber de um segredo fortalecedor: educação corporativa.


O principal desafio que uma empresa enfrenta é tentar manter e estimular seus funcionários motivados e mais atentos com sua função e com o lugar que trabalha. Deste modo a empresa aumenta a produtividade e rende mais, trazendo consequências positivas na produção e no lucro da empresa.


A base para se entender o que é educação corporativa é admitir que independente do tamanho da empresa, bons salários e bons cargos hierárquicos não bastam. Os funcionários precisam muito mais que isso para darem 100% à empresa e o seu melhor em cada tarefa que executar.


Ações que motivem os funcionários, melhorias no ambiente de trabalho e diálogo com todos, agora são motivos primordiais e diferenciados dentro das empresas que querem seus funcionários mais comprometidos com as suas funções.


A educação corporativa faz com que os funcionários totalmente treinados, além de satisfeitos com o trabalho, possam exercer suas atividades com muito mais facilidade, inovando cada vez mais e fazendo com que a empresa atinja suas metas com maior agilidade.


No contexto exato, a educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que promove estrategicamente o desenvolvimento dos funcionários e o crescimento da empresa. Além de um treinamento para aprimorar as habilidades específicas, a educação corporativa é a junção de ações estimulantes que caminham por iguais com as estratégias e objetivos das empresas, incentivando melhorias e inovações.


No Brasil, a prática da educação corporativa ainda é muito baixa, principalmente pelo custo elevado. Entretanto, o ensino a distância promete diminuir em até 66% o custo para tornar esta prática possível, tornando ela mais rentável para o mercado empresarial.


A educação corporativa e suas principais características


Atualmente as empresas têm começado a investir na educação corporativa. O local que vai ser realizado, os profissionais que vão realizar os cursos e o perfil dos funcionários são muito importantes.


Na maioria das vezes, o curso é realizado na própria empresa e quando é assim, a própria corporação sede salas especialmente para esses tipos de cursos ou realizam em espaços já existentes. Outra opção que muitos colaboradores e empresas estão utilizando cada vez mais são os cursos à distância ou os semipresenciais.


Ensino a distância


Com os cursos online, uma quantidade maior de funcionários irá realizá-los, pois podem ter acesso ao conteúdo sem gastar tempo no trabalho e ser mais flexível. Os funcionários podem fazer onde e quando quiserem. Mas tenha sempre um laboratório de informática para os seus colaboradores que não possuem um computador no trabalho, e planeje um horário para treinamento destes profissionais. Embora seja prático acessar em qualquer lugar, a empresa não pode obrigar o funcionário a realizar o treinamento fora do seu horário de trabalho.


Esse tipo de educação corporativa geralmente é voltado para o público interno das empresas, que são os funcionários de todos os cargos ou os de alguns deles e com diferentes níveis de experiência. Porém, também existem esses tipos de cursos para quem não trabalha nas empresas. São para o público externo, como os familiares dos funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade em volta da empresa. Essas ações de educação corporativa podem ser feitas com o intuito de responsabilidade ambiental, relações sociais e temas que envolvem as funções que a empresa desenvolve.


Na maioria das vezes, quem dão esses cursos são os próprios gestores das empresas que, além de não impactar economicamente a renda da corporativa contratando diversos profissionais, fortalece a relação entre o chefe e o funcionário. Mas tenha certeza de que a pessoa que vai ministrar os cursos online estão preparadas e a vontade para falar em frente às câmeras. Isso é fundamental para o bom desenvolvimento de uma vídeo aula interessante.


Desse modo, o gestor se sente privilegiado em compartilhar suas histórias e experiências, mostrando que a empresa se importa em valorizar seu currículo a ponto de dividir com outras pessoas interessadas em melhorar profissionalmente.


Os benefícios da educação corporativa


Qualquer empresa que tenha essa iniciativa de capacitar seus funcionários, além de se tornar mais evoluída que as outras, se auto promove recebendo um enorme feedback de seus funcionários na questão de desempenharem mais em suas atividades, gerando um aumento cada vez maior de satisfação e vantagens para a empresa.


Com os funcionários mais motivados com cursos e desenvolvimento profissional, eles sentem que a empresa se interessa por eles e pelo seu crescimento dentro da corporação. Investir no conhecimento e na carreira do profissional já é, por si só, um enorme encorajamento para que o funcionário dê o melhor sempre na atividade que faz dentro da empresa.


Educação corporativa


Sem dúvidas com os funcionários mais capacitados, há um aumento de produtividade. Quando o colaborador se sente bem mais preparado em seu ambiente de trabalho, ele se sente muito mais a vontade para realizar suas atividades, além de questioná-las com mais frequência e sugerir melhorias, que pode acarretar no aumento da produção da empresa. E com os funcionários cada vez mais entendidos de suas funções, haverá menos erros nas suas atividades, gerando assim menos tempo de trabalho com correções e mais tempo com novas ideias.


Com a educação corporativa, o funcionário se sente mais confiante no trabalho. Quando ele não tem noção do que acontece em volta ou até que sua função não interessa aos demais, em algum momento de crise ele não vai ter motivação suficiente para tentar ajudar. Já com o treinamento dado pelos seus gestores, o funcionário tem mais conhecimento e, consequentemente, fica mais confiante para dar sua opinião, propondo melhorias e inovando o ambiente de trabalho.


Investir na educação corporativa, além de trazer benefícios para seus funcionários, garante também o desenvolvimento de seus gestores como líderes. É ele que vai compartilhar experiências, receber feedbacks e motivar seus funcionários para melhor desempenhar seus trabalhos.


Com todos os benefícios que a educação corporativa permite, o maior deles é que a sua empresa vai sair na frente das demais por estar preparada para enfrentar crises e quaisquer outras fases, e terá seus funcionários cada vez mais preparados. Seus serviços terão uma maior qualidade, garantindo assim uma maior credibilidade para a empresa.


Como utilizar a educação corporativa


Para realizar a ação de educação corporativa, a sua empresa precisa de planejamento para elaborar e executar o curso online. O gestor precisa saber quais são as necessidades da empresa e conhecer ao máximo os funcionários que vão fazer o curso online. Se o treinamento for para o público externo, é preciso também que a empresa conheça o seu público-alvo para melhor poder passar os treinamentos. O gestor precisa estar ciente de tudo o que vai fazer, como fazer e quanto gastar. Um plano de aula é excelente nesses casos.


Na execução da educação corporativa, é preciso de diferentes formas manter a atenção dos funcionários e mostrar exemplos que deram certo, afirmando assim que a motivação é algo que só acarreta boa reputação a empresa.


O método da educação corporativa é extremamente importante, pois só tem a enriquecer a empresa que adere a ela. Todos que ali trabalham estão sempre aprendendo e aumentando a credibilidade da empresa. É algo que todos deveriam fazer.


Por fim, mas não menos importante, você precisa de uma plataforma ead para realizar os treinamentos. A plataforma eadBox lhe permite ter um controle individual das pessoas que estão acessando o seu conteúdo, permitindo identificar em qual ponto cada uma delas está. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a nossa ferramenta e todas as aplicações dela para o dia a dia dos treinamentos na sua empresa.


CTA Trial

trial


Categorias