treinamento de funcionários como fazer

Treinamento de funcionários, como fazer?

Um dos desafios das grandes empresas é garantir a qualidade na prestação de serviços, e até mesmo a produtividade dos colaboradores. Quanto maior é o número de funcionários dentro da empresa, mais difícil é garantir a qualidade da prestação de serviços. Conforme a sua companhia se desenvolve, maior é o custo do treinamento a ser realizado, e consequentemente a qualidade e a padronização tendem a cair.

Com a internet banda larga se popularizando no país e tendo valores acessíveis, os aparelhos smartphones e até mesmo os computadores ficando cada vez mais potentes e baratos, uma saída com um ótimo custo-benefício é a implementação de um treinamento baseado em plataformas de ensino a distância.

Neste texto vamos mostrar para você como implementar e fazer o treinamento dos funcionários da sua companhia através de uma plataforma de ensino a distância.

Qualidade do treinamento de funcionários

Um dos pontos chave quando você vai investir em uma plataforma de ensino a distância, como a eadBox, para suprir a demanda de treinamentos da sua empresa é a padronização da qualidade da capacitação. Existem diversas formas de você transmitir o conhecimento para os colaboradores, seja destacando um funcionário que tenha muito tempo de casa para transmitir o seu conhecimento ou contratando um terceirizado para ministrar uma palestra, por exemplo.

Entretanto, para cada uma dessas palestras, haverá um custo ou o deslocamento de um colaborador do seu posto de trabalho, mas o mesmo não ocorre com o ead.

Através de uma plataforma de ensino a distância, o mesmo curso online pode ser disseminado várias vezes para diferentes turmas em diferentes localidades. Isso significa que não importa a quantidade de colaboradores que a sua empresa tem, ou o número de sedes que ela possui, todos os colaboradores vão ter acesso ao mesmo treinamento, com a mesma qualidade de ensino. Esta ação ajuda padronizar e a nivelar por cima a qualidade de capacitação dos seus colaboradores.

Quando se pensa em qualquer coisa em larga escala, o primeiro pensamento que vem à cabeça é a queda na qualidade do produto ou na prestação de serviço. Mas isso não se aplica em treinamentos desenvolvidos em curso de ensino a distância devido ao ambiente virtual de ensino. Através de uma plataforma ead é possível garantir a absorção do conteúdo por parte dos alunos devido à segmentação individual de rendimento.

A plataforma EAD também garante para o tutor online ferramentas para que o aluno esteja sempre a par das ações desenvolvidas no curso online, como um calendário com as atividades e o prazo para concluir cada uma delas. Já as avaliações individuais, que podem ser aplicadas ao final de cada módulo, permitem que a empresa possua uma garantia na qualidade de aprendizado do seu colaborador.

Apesar de ser uma plataforma que garante a avaliação individual de desempenho, uma plataforma ead também conta com fóruns, que são os responsáveis pela construção coletiva de conhecimento, na qual os próprios alunos (colaboradores neste caso) se ajudam, proporcionando a disseminação do conhecimento que será aplicado em sua empresa.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade

A equipe de treinamentos

Normalmente em uma empresa com muitos funcionários, existe um setor especializado no treinamento e capacitação dos colaboradores. Quanto maior a empresa, maior é a quantidade de pessoas necessárias a serem empregadas nesta equipe. Se a sua empresa possui muitas sedes, esse time precisa viajar para aplicar os treinamentos de maneira presencial, tornando praticamente inviável a educação continuada.

Atualmente, existem muitas franquias que se utilizam da plataforma EAD para transmitir o conhecimento e trocas de experiência entre franqueadores e franqueados. As franquias são um dos maiores exemplos da utilização e aplicabilidade de uma plataforma ead em grandes empresas.

Veja também: Plataforma ead: aplicação real em uma franqueadora.

Quando uma empresa não possui uma equipe responsável por treinamentos e capacitação, normalmente o time de recursos humanos comanda o treinamento de novos funcionários. É importante sempre ter um responsável pelos treinamentos, pois com a troca constante de tecnologia, você e sua empresa não podem correr o risco de apresentar um conteúdo que esteja defasado para os seus colaboradores.

O que preciso para realizar treinamentos de funcionários através de uma plataforma ead?

Produzir cursos de ensino a distância não é difícil. Você precisa de uma equipe que tenha a expertise de identificar quais são as principais deficiências dos seus colaboradores, para que eles trabalhem estes assuntos de maneira personalizada. O ideal seria ter um tutor ead para cada curso que esteja em desenvolvimento, mas esta tarefa pode ser dividida por todos os integrantes da equipe, que podem fazer parte do time de RH, por exemplo.

Vale lembrar que cada equipe possui níveis diferentes de conhecimento, que variam de empresa para empresa. Dependendo do seu modelo de negócio, caso os seus colaboradores não possuam conhecimento nesta área, primeira aula para inserir a sua empresa no mundo do ensino a distância será uma aula básica de informática.

Você também vai precisar de um espaço para gravar as suas vídeo aulas. Mas não se preocupe, você não precisa de um estúdio profissional ou um investimento maciço para fazer esta parte do trabalho. Até mesmo com o seu celular e criatividade é possível desenvolver um material muito próximo ao profissional e nós já ensinamos você a fazer isso aqui no blog, confira.

Veja mais: Como produzir um curso online gastando pouco.

Você também precisa desenvolver uma estrutura para os seus colaboradores realizarem estes treinamentos. Existe a possibilidade de eles terem acesso a este material até mesmo em casa, mas o ideal, até mesmo para evitar problemas trabalhistas, é que a sua empresa disponibilize os computadores para que eles possam realizar esses treinamentos dentro da empresa e, principalmente, dentro do horário de trabalho.

Por último, mas não menos importante, você precisa de uma plataforma de ensino a distância que tenha um menu interativo e seja de fácil utilização por parte dos seus colaboradores. A plataforma eadBox conta com todas as funcionalidades descritas neste texto e muito mais. Confira as maravilhas que o ead pode trazer para a sua empresa.

CTA Trial

trial


Categorias