como criar roteiros incríveis

Aprenda criar roteiros incríveis para suas vídeo aulas

Um vídeo com um bom roteiro tende a se destacar dos demais. Por mais que você não tenha uma estrutura completa para gravar suas vídeo aulas, o importante para o seu curso online é o conteúdo que você vai empregar nele. Por isso, criar um bom roteiro faz a diferença na hora de transmitir o seu conhecimento para os seus alunos.

Criar roteiros nada mais é do que realizar uma descrição minuciosa dos fatos. No caso de um roteiro de cinema, imagine que você é um diretor de Hollywood e está produzindo um blockbuster de expressão mundial. O roteiro seria fundamental para você desenvolver o filme do início até o final, construindo os personagens e transmitindo a mensagem proposta pelos produtores aos expectadores.

Neste roteiro iria conter desde quantas pessoas estariam em cena, até a quantidade de cenas e especificações sobre cada uma das tomadas necessárias para concluir o filme. Mas o que um roteirista de cinema tem a ver com a sua vídeo aula? Oras, tudo!

Ter a rotina de criar roteiros vai ajudar você a desenvolver mais seus conteúdos através dos seus cursos online, facilitando o aprendizado do seu aluno e diminuindo o tempo de gravação e edição das suas vídeo aulas. Papel e caneta na mão? Então vamos começar.

 

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Criar roteiros certos para suas vídeo aula

Cada curso online possui um público alvo diferente, a possibilidade de segmentação é muito alta. Por isso é importante delimitar quem é o seu aluno e quais são os objetivos que ele precisa completar ao final do seu curso. Isso vai ajudar você a roteirizar as suas gravações, pois o ponto principal para montar um roteiro é a objetividade.

Vamos tomar como exemplo um aluno que pretende aprender a tocar violão, que está tendo as suas primeiras lições. Dividir a aprendizagem em pequenos estágios facilita não apenas a gravação do conteúdo, mas também o aprendizado do aluno. Vamos fazer uma lista simples a seguir para criar roteiros para nossos vídeos.

  • Ele precisa aprender o básico, como o nome de cada parte do violão.
  • Logo após ele vai aprender o nome das cordas.
  • Aprender os movimentos de ritmo com a mão direita.
  • Montar os acordes com a mão esquerda
  • Troca de acordes da mão esquerda no ritmo da música
  • Tocar a primeira canção com acordes simples.

Estes seis passos seriam como os subtópicos das suas vídeo aulas, que levam o seu aluno a cumprir o seu objetivo que aprender a tocar violão. Adicione a abertura e um fechamento e seu roteiro começa a ganhar forma.

 

Abertura e fechamento

 

A abertura da sua vídeo aula é onde você conquistar a confiança do seu aluno. Principalmente em webinars e transmissões promocionais, você precisa fazer com que a pessoa que está assistindo o seu conteúdo acredite que este é um conteúdo que vale a pena assistir. Vá direto ao ponto.

Dica importante: trabalhe com introduções curtas e parta direto para a vídeo aula. Quanto maior o tempo da introdução, mais o seu aluno vai ficar disperso, e chamar a atenção dele novamente não será tarefa fácil.

Já o fechamento pode ser mais padronizado. Revise o conteúdo que você ensinou e mostre para o seu aluno o conhecimento que ele agregou com o seu curso online. Em casos de materiais promocionais, lembre-se de mostrar o caminho para ele adquirir o seu curso completo.

 

Menos é mais

 

Está certo que esta velha máxima não se aplica a tudo, mas no caso das suas vídeo aulas, quanto menor o tempo de duração de cada tópico, melhor. Isso vai acelerar a sua edição e ajudar você a desenhar os objetivos a serem conquistados pelos seus alunos. Uma das maneiras de fazer isso é através da criação de sub-tópicos.

No exemplo acima, um exemplo da divisão de sub-tópicos, baseado no item “montar os acordes com a mão esquerda”, poderia ser a repartição do ensinamento de cada uma das notas a serem aprendidas nesta lição.

Existem plataformas ead que permitem que você faça um sumário direcionando o seu aluno para o conteúdo específico que ele precise consumir, ou até mesmo rever. É importante que dentro do ambiente virtual de aprendizagem o aluno consiga visualizar todos os tópicos que ele já assistiu e quais estão faltando para que ele conclua o curso. É essencial que a sua plataforma ead também permita que você veja o progresso de cada um dos seus alunos, para ter a certeza de eles concluíram todas as etapas do seu curso online.

 

O roteiro é a chave do conhecimento

 

Você certamente já assistiu alguma propaganda no qual o apresentador ou locutor diz: “é só amanhã” e, enquanto ele fala, surge uma mensagem na tela com esta frase escrita para dar ênfase. Este é um dos principais recursos que os roteiros podem te trazer. Planejando a sua aula e montando o roteiro de gravação você pode fazer com que a sua mensagem seja reforçada para o seu aluno.

Ao criar roteiros de cinema, televisão ou rádio se utilizam as seguintes formas. São duas colunas em uma página, na coluna da esquerda são dispostos os assuntos que vão ser abordados. Você não precisa necessariamente escrever todas as suas falas nesta coluna, pois você possui conhecimento do assunto que irá abordar. Basta inserir os tópicos na coluna da esquerda e as palavras chave, que vão ser destacadas, na coluna da direita.

Para exemplificar, vamos utilizar, no caso da aula de violão, o tópico “nome de cada parte do violão”. Neste caso você insere o nome da cada uma das partes, por exemplo: quando você for explicar onde fica o braço do violão e qual a sua função, a palavra “Braço” aparece na tela.

Isso vai acelerar a produção do seu conteúdo, facilitar a aprendizagem do seu aluno e também a melhorar o processo de edição.

Para exemplificar, reuni algumas práticas que temos na Eadbox e criei uma ferramenta de roteiros para videoaulas e webinar, clique no botão a baixo e baixe a ferramenta:

Ferramenta de Criação de Roteiros

 

Plataforma ead

Com uma plataforma ead de qualidade você consegue melhorar a experiência do seu aluno através do ambiente virtual de aprendizagem. Ah, e fique de olho em nosso blog para saber cada vez mais sobre o mundo do ensino à distância e as suas oportunidades.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias