Como produzir curso online gastando pouco

Como produzir curso online gastando pouco

Produzir curso online pode ser um negócio promissor e muito lucrativo se você tiver uma boa estratégia de venda e um bom conteúdo. O mercado de ensino a distância, está em uma curva crescente nos últimos anos e a tendência é que continue crescendo. Mas para ser lucrativo você precisa saber onde está pisando, quais são as vantagens do seu negócio para o seu futuro aluno e, principalmente, qual será o tema da sua vídeo aula.

O público que consome vídeo aulas está focado no conteúdo. Para transmitir conteúdo, você vai perceber neste texto que não vai precisar investir muito dinheiro, talvez até nenhum. Basta ter criatividade e força de vontade.

Se isso parece que vai lhe dar muito trabalho até começar a dar resultado, calma que não é bem assim. Se você está focado e possui o tino empreendedor, certamente já pensou em muita coisa do que vamos falar aqui. Nós vamos lhe ajudar com o caminho a ser trilhado para você construir os seus cursos online de sucesso.

Antes de mais nada, você vai precisar definir o tema que você vai ensinar. Vale lembrar aqui que, ao contrário da maioria dos canais no YouTube, uma vídeo aula precisa ter conteúdo. Não basta ligar a câmera e deslanchar a fala sobre o seu conhecimento. Suas vídeo aulas precisam ter um início, meio e fim, para que elas conversem com as outras ferramentas presentes em todos os seus cursos online.

Durante todo este texto, vamos utilizar o exemplo que você é um instrutor de violão. Mas, tente encaixar os exemplos com a sua realidade. Agora sim, mãos a obra.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online

Quais equipamentos preciso para a minha vídeo aula?

Um mito que é muito replicado neste mundo de produção de conteúdo é que você precisa de equipamentos caros para obter bons resultados. Pelo contrário, com um pouco de criatividade e força de vontade você pode produzir vídeo aulas incríveis com o seu aparelho celular. Uma das diversas funções que o seu smartphone possui é a gravação em high definition (HD). Claro que você não vai ter o mesmo controle de imagem do que em uma câmera profissional, mas a intenção deste texto é mostrar que para começar a produzir curso online, você não precisa investir tanto dinheiro quanto imagina para produzir suas vídeo aulas.

Se a captação de vídeo de um celular é excelente, o mesmo não se repete no áudio. A captação do microfone é omnidirecional, ou seja, ela capta o áudio em todas as direções. Neste caso você possui duas saídas: uma delas é investir em um microfone lapela, que custa por volta de R$100,00. Mas essa não é única se você tiver criatividade, já já chegamos nesta parte.

Para gravar, você precisa de um cenário que converse com a sua temática. Neste caso, um violão ou instrumentos musicais ao fundo, ou até mesmo quadros de bandas já dão uma cara diferente ao seu vídeo. A iluminação é importante também, quanto mais luz, melhor, mas não precisa comprar iluminação profissional para isso, existem vários tutoriais no YouTube que lhe ensinam a produzir softbox que simulam uma iluminação profissional, mas gastando muito pouco.

Ainda sobre o cenário, você precisa encontrar um local que não tenha ruído ou barulhos que possam atrapalhar a sua gravação. E aqui nós voltamos para a questão do áudio. Se você encontrar um local para gravação que seja silencioso, você consegue tratar o áudio captado pelo seu celular, melhorando a qualidade dele, tornando quase imperceptível que foi gravado por um smartphone. Este processo de edição também é fácil, e existem diversos tutoriais do YouTube que lhe ensinam a fazer este tratamento.

O planejamento da minha aula para produzir curso online

O importante no ensino a distância é o conteúdo, por isso, saber planejar as suas aulas e transmitir o seu conhecimento é importante. Conhecer o seu público alvo é necessário, assim você vai conseguir transmitir o seu conteúdo de maneira personalizada, conseguindo traçar as melhores estratégias para transmitir o seu conhecimento aos seus alunos.

Conhecendo o seu aluno e sabendo quais são as suas metas e objetivos, fica mais fácil para você definir a estratégia das suas vídeo aulas. Um jeito simples para montar as suas aulas é subdividi-las em pequenos tópicos. Se cada aula tiver pequenas metas, será fácil para que você desenhe o seu curso de modo com que o aluno alcance os seus objetivos que é produzir curso online. Por exemplo, para ensinar uma canção, o aluno vai precisar aprender quais são os ritmos e acordes utilizados nela. Ao invés de ensinar esta canção de uma vez só, utilize os sub tópicos para ensinar uma competência de cada vez. Ao final, será mais fácil para o aluno aprender a música.

Esta estratégia também vai facilitar a sua edição. Dificilmente alguém consegue gravar meia hora sem errar e mantendo um ritmo que não seja cansativo para o aluno. Com a estratégia de subtópicos, você vai errar menos, o que vai acelerar muito o seu processo de edição. Quanto melhor preparado você estiver na hora de ligar a câmera, melhor será a qualidade da sua vídeo aula para o seu curso virtual.

Acesse nosso webinar sobre produzir curso online (basta clicar na imagem):

webinar: Como criar curso online gastando pouco

A plataforma ead para o seu curso virtual

A plataforma que você vai utilizar para hospedar as vídeo aulas do seu curso online é fundamental para o seu sucesso. Lá será o ambiente virtual de aprendizagem do seu aluno. Será onde ele vai assistir as suas aulas e fazer as atividades que vão complementar o seu aprendizado.

A plataforma Eadbox, além de possuir um painel administrativo fácil de usar, é intuitiva para os alunos. Eles vão conseguir acessar todos os seus conteúdos de uma maneira fácil e rápida. Além destas vantagens, a nossa plataforma ainda conta com um painel direcionado exclusivamente para o marketing, onde você consegue até gerar cupons de desconto para os seus prospects, aumentando a conversão dos seus alunos.

Clique no link abaixo e ganhe acesso a plataforma EadBox por 15 dias e comece a produzir curso online. Experimente gratuitamente a plataforma ead que pode transformar o seu curso online em um sucesso.

CTA Trial

trial


Categorias