Mercado de cursos online

Como é o mercado de cursos online no Brasil?

O mercado de cursos online é promissor, não apenas no Brasil, mas também na América Latina. Devido as plataformas de ensino a distância, e a versatilidade delas, este nicho de mercado é algo a ser explorado, pois ainda há um oceano de oportunidades. Com o avanço da tecnologia da internet banda larga, ficou cada vez mais fácil consumir conteúdo online, ou seja, se abriu um novo mercado para especialistas.


O ensino a distância propicia diversas oportunidades, desde as instituições de ensino a alterarem o seu modelo de negócios, atraindo novos alunos em cursos mais baratos, mas não de menor qualidade – é bom salientar, até pessoas comuns, que enxergam valor em conhecimento e querem distribuí-lo num formato de vídeo aulas.


Vamos analisar as oportunidades deste mercado? Pegue um papel e caneta para fazer suas anotações e vamos lá.


Porque devo investir em cursos online?


Que o mercado está em crescimento nós já falamos, mas qual é o motivo disso? Pois bem, vamos utilizar como exemplo uma grande instituição de ensino superior. Para ter um número razoável de alunos e começar a dar lucro para a contratação de bons instrutores, esta instituição vai precisar de uma estrutura física, que precisa ser bem localizada e de fácil acesso para os seus alunos. Só nesta conta você já possui aluguel de um espaço consideravelmente grande e bem localizado, some a isso água, luz, telefone e internet, mais uma equipe responsável pelo atendimento ao aluno, seguranças… Percebeu como a conta está ficando grande? Pois é, todo este custo é repassado para o aluno, ou seja, um curso presencial vai ser caro, e o valor da mensalidade não necessariamente é baseado na qualidade do ensino.


Agora vamos utilizar este mesmo modelo para o ensino a distância de um curso livre, de quem está ingressando nesta modalidade de ensino. As únicas coisas que você precisa são: um local para captar as suas vídeo aulas; equipamentos para captação de imagem e vídeo, que pode ser até mesmo o seu celular; um computador para editar o vídeo e atender as demandas online dos seus alunos; e uma plataforma ead. Percebeu como é muito mais barato? Agora aplique isso em uma instituição de ensino superior e acrescente os professores extremamente qualificados. O custo é bem menor do que com as aulas presenciais, não? Mas ainda assim com uma boa qualidade de ensino.


Cursos online


Respondendo a pergunta deste tópico, você deve investir em cursos online, pois eles possuem um custo de produção menor do que um curso presencial. Você mesmo pode produzir o seu conteúdo e utilizar estratégias de marketing para atrair alunos para o seu site e apresentando o conhecimento para os seus futuros alunos, fazendo com que você se torne uma referência de mercado.


Quais as vantagens para os alunos de cursos online?


O preço é uma das principais vantagens, principalmente quando o país enfrenta um período de crise na maior recessão desde a década de 60. Entretanto, este não é o único fator determinante para que os alunos optem por cursos online, sejam eles livres, técnicos ou superiores. O fator de deslocamento também influencia. Imagine que você sai do trabalho todo dia às 18h e precisa ficar uma hora no trânsito até o seu curso. E de lá, você precisa se deslocar por mais 1h30 até chegar em sua casa. São 2h30 de deslocamento por dia que poderiam ser investidos com sua família e amigos.


Uma das vantagens do ensino a distância é que ele proporciona uma sala de aula virtual, ou seja, ele consegue simular uma sala de aula em seu computador, tablet ou smartphone. Com isso ele não precisa se deslocar até um local físico, muito menos assistir às suas vídeo aulas em horários pré-determinados.


Quem pensa que não existe interação entre os alunos está tão enganado quanto os que afirmam que esta modalidade de ensino não possui qualidade, pois é muito barata. As plataformas de ensino a distância possuem fóruns, que permitem a construção coletiva. Os instrutores podem marcar webinars, que são transmissões ao vivo nas quais os alunos podem interagir e sanar dúvidas através do chat. Também existe a possibilidade de trabalhar com badges, que são recompensas para os alunos que concluem determinada tarefa com êxito. Tudo isso, para tornar o aprendizado dinâmico e efetivo.


Quanto preciso investir para começar hoje o meu curso ead


Em tempos de crise é interessante encontrar outras maneiras de monetizar as suas horas de trabalho, nem que seja para complementar a renda, não é verdade? Pois bem, temos aqui uma maneira bem interessante de fazer isso, principalmente se você possui algum conhecimento que deseja passar adiante. O maior investimento que você terá que fazer para tirar a sua vídeo aula do papel é o seu tempo.


Planejamento de aulas, marketing de conteúdo, e uma estratégia para atrair os seus colaboradores são os pontos que você vai investir mais tempo na sua vídeo aula. Vale lembrar que o importante é o conteúdo que você vai passar adiante, então não se preocupe em investir em uma câmera profissional, aluguel de estúdio ou microfones caros. O público alvo busca por um aprendizado mais direto e direcionado, o que eles querem realmente é absorver um conteúdo de qualidade em um modelo de aulas que seja interessante para eles, transmitindo uma experiência de aprendizado positiva. E para transmitir isso você pode gravar os vídeos com o seu celular e editar utilizando o seu próprio computador, fazendo um crescimento escalável da sua vídeo aula.


Ficou com vontade de aprender mais sobre cursos online e como você pode lucrar com eles? Clique no link abaixo e visite nossa academia, temos vários cursos que podem te orientar nesse sentido.


CTA Academia 1

Conhecer Academia Eadbox


Categorias