como fazer estrategia de email marketing eficiente

Email marketing: aprenda a fazer sua estratégia

O email foi uma das primeiras ferramentas de troca de mensagens e comunicação eletrônica existentes na web. Apesar de ser um meio tradicional, com o passar dos anos novas plataformas mais ágeis e dinâmicas foram ganhando cada vez mais espaço na internet. Com essa mudança, várias pessoas abandonaram o email como uma importante ferramenta de marketing.

Mas será que o email realmente se tornou uma maneira atrasada e antiquada em uma estratégia inteligente de marketing? O email auxilia para fazer que seu prospect avance no funil de vendas? A resposta é sim. De acordo com uma pesquisa divulgada pela McKinsey&Company, o email marketing possui uma eficácia que pode ser até 40 vezes maior do que redes sociais consolidadas como Facebook e Linkedin. O e-mail marketing continua sendo uma das principais peças para um plano de marketing eficaz de vendas e atração e geração de leads. Mas como fugir dos ”clichês”, e principalmente da caixa de spam ou até mesmo da lixeira do email de futuros clientes?

Neste texto nós vamos mostrar pra você algumas dicas de como montar uma estratégia de marketing eficaz para ter êxito na hora de planejar o seu email marketing.

Defina o objetivo do seu email marketing?

Antes de você começar sua campanha de email marketing, tenha em mente aquilo que você deseja fazer, tendo sempre como base alguns objetivos. No exemplo deste texto, vamos elencar dois: relacionamento e vendas.

Capturar os endereços de email do seu prospect tendo em vista relembrar aos seus contatos que sua empresa existe e que possui um conteúdo relevante para ele é importante para que você continue no mercado. Compartilhe artigos e textos do seu blog, conte seus cases de sucesso.

As pesquisas de opinião sobre a qualidade do seu atendimento e do seu produto também podem ser objetivos inseridos em sua estratégia de email marketing. Mas sempre defina quais são as respostas que você precisa para formular o questionário. Quanto maior for o questionário, menor será o índice de resposta.

Se você deseja vender, não tenha medo de ser agressivo na estratégia de marketing nesta etapa. Pois o seu objetivo com o email marketing é vender. Informe seus clientes da sua promoção ou do lançamento de uma nova linha de produtos.

Formas e conteúdo para o email marketing

Com os objetivos definidos no início do planejamento, você precisa descobrir quais os tipos de emails marketing se encaixam melhor na comunicação entre você e seus clientes. A meta aqui é promover impacto. Quantas vezes você apagou um email promocional por achar que estava apenas tomando espaço na sua caixa? Por isso seja claro, objetivo, e use de sentenças curtas que passem valor em sua mensagem. Alguns especialistas na área chamam esse ponto de ”sweet spot”, quando você consegue oferecer o conteúdo certo para seu cliente de forma eficaz e rápida.

No email marketing você só vai vender e compartilhar seu conteúdo se a pessoa abrir sua mensagem. Por isso, todos os detalhes são importantes, desde a escolha de um título de texto atraente e intimista, que faça seu cliente se sentir especial, até a forma como será feita a mensagem.

A opção de texto, por exemplo, pode não chamar a atenção do destinatário logo de cara, mas se escritas da maneira correta ficam mais são mais leves em tamanho e facilitam a leitura em dispositivos móveis, tendo uma probabilidade bem menor de serem bloqueadas. Analise também o tamanho final do arquivo para evitar que sobrecarregue a caixa de entrada do usuário e acabe gerando um email muito pesado de ser lido.

Não esqueça, ainda continua sendo um email! Então cuidado com o tamanho e não se esqueça de usar tanto imagens como textos, deixando-o mais agradável possível para ser lido. Na hora de montar sua mensagem, leve em consideração seus objetivos e principalmente o tipo de público definido. Isso é importante no processo de envio, já que cada perfil a ser explorado tem maneiras diferentes de se comunicar, seja com textos formais ou uma linguagem mais jovial, com ilustrações divertidas ou mais sóbrias.

Atraia o seu público-alvo

Muitas empresas apostam na compra de listas de email como maneira de facilitar a construção de seu público alvo, gerando leads e auxiliando no funil de vendas. Além desta estratégia não ser eficaz, impossibilita que os usuários entrem em sua base de contatos de maneira espontânea e natural, qualificando seus leads. Seja criativo, use iscas como e-books e webinars gratuitos para fisgar os seus contatos.

Minicursos também pode ser uma opção interessante para conseguir estabelecer um contato com seu futuro cliente, construindo uma base de dados sólida. Para maior efetividade na campanha, não se esqueça de definir o seu público alvo e respeitar as etapas de venda. As personas podem lhe auxiliar a encontrar o seu target, clique no link abaixo e acesse a ferramenta Aluno Ideal, da eadBox.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Se atente aos detalhes

Esteja sempre atento para não cometer erros primários na hora de disparar sua campanha em sua lista de contatos. É importante cuidar com a barra de endereços de email, para que não apareçam todos os contatos que receberam sua mensagem. Cuide também com erros de grafia. Muitos sistemas de email marketing disparam campanhas diretamente para seu contato como se fosse uma única ação. Ao estabelecer uma ferramenta de gerenciamento, sempre verifique se ela oferece o recurso de envio com segmentação de seu público-alvo, agendamento de tarefas e acompanhamento e análise de retorno.

Teste, aprove e envie!

Antes de você começar a disparar sua campanha para todos seus destinatários, envie para um endereço de email que você tenha acesso e faça o seguinte checklist:

  • O assunto é atraente e causa impacto à primeira vista?
  • Existem erros de digitação, gramática ou concordância?
  • Todas as URLs que foram inseridas estão funcionando?
  • As imagens estão com os atributos ALT ou TITLE?
  • Existe um endereço disponível para o usuário enviar uma resposta? Se caso o email for ”no-reply”, insira uma outra forma de contato com a empresa, seja um site, email, endereço ou telefone.

Confira o vídeo exclusivo com 5 dicas de email marketing feito pela Kaline, Designer e responsável pelos emails  da eadbox preparou:

Feito este checklist, verifique se a plataforma de gerenciamento está com o agendamento da data e o horário do envio corretos, e se há uma data limite para verificar os resultados. Após enviado, claro, analise se sua campanha obteve sucesso e alcançou os objetivos que você estabeleceu.

Aumente a conversão e as vendas de sua loja com uma plataforma totalmente integrada com meios de pagamentos. Aproveite e faça um teste na plataforma eadBox e ofereça diversas opções de pagamentos para os seus clientes com os meios de pagamentos integrados da nossa plataforma ead. Com a eadBox as suas vendas ficam mais fáceis e seguras.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias