Como fazer um projeto de mini curso

Como fazer um mini curso e divulgar seu negócio EAD

A grande maioria dos empreendedores já entende que os cursos online são uma ótima opção para aplicar treinamentos ou apresentar seu negócio.

No entanto, um curso online completo exige maior planejamento e muitas vezes pode deixar os colaboradores ou clientes um pouco ressabiados, com medo de encontrar algo chato ou entediante.

Assim, para despertar a curiosidade e ao mesmo tempo observar qual seria o target mais específico, é interessante saber como fazer um projeto de mini curso como um primeiro passo.

Basicamente esse formato de curso online é uma prévia do que será melhor detalhado no curso completo, com foco em uma ferramenta, por exemplo.

Esse também é um jeito de se apresentar ao mercado.

Afinal é mais fácil que uma pessoa aceite participar de um mini curso do que de um curso online completo e de longa duração se você ainda não é tão conhecido.

Como fazer um projeto de mini curso

Razões para criar um mini curso

Antes de aprender como fazer um projeto de mini curso, é preciso se atentar para alguns detalhes.

Talvez você ainda esteja com receios de desenvolver um mini curso ou vê essa opção como algo que não gera retorno – financeiro principalmente.

Sim, é verdade que há quem opte por oferecer o mini curso de forma gratuita – uma espécie de trial – inicialmente, para então cobrar um valor mais alto no curso completo.

No entanto, é possível também oferecer esse curso por um valor mais baixo. No caso das empresas a opção de ofertar como algo não obrigatório aos colaboradores pode ser interessante.

Ainda tem dúvidas e como fazer um projeto de mini curso?  Vamos conhecer primeiros as razões pelas quais você deveria criar um mini curso.

Dicas: por que elaborar um mini curso:

1- Criar seu público online

Se você ainda não possui um público online que acompanhe o seu trabalho, iniciar com um curso mais longo pode não atingir o resultado esperado. Já um curso menor é uma forma de você se apresentar e criar seu público.

Pense também em desenvolver algo gratuito ou não obrigatório no caso de treinamentos empresariais.

2- Apresentar algo mais geral

Ainda não chegou a um consenso sobre o que irá apresentar em seu curso online? Utilize o mini curso para falar de um tema mais geral e observar quem procura pelo seu serviço.

Dessa forma o mini curso se torna uma ferramenta para lhe ajudar a entender seu público-alvo e também no que ele deseja se especializar.

3- Gerar lucro antes de ter um curso mais longo

Você precisa obter lucros, mas ainda não tem um curso online completo pronto? Utilize o mini curso como um pontapé inicial. Cobre um valor mais baixo e trabalhe com a apresentação de uma ferramenta ou técnica específica.

No caso das empresas, o mini curso pode ser aplicado quando é preciso resolver um problema mais urgente.

Como a baixa produtividade e a falta de motivação dos colaboradores. O lucro então é uma consequência do mini curso e o curso EAD completo pode vir como um reforço.

4- Iniciar com um projeto mais simples

Um curso online completo muito simples dificilmente é bem recebido e pode gerar críticas negativas. Sendo assim, se pretende começar com algo que não tem grande complexidade, aposte no mini curso.

Por se tratar de algo de menor duração, mesmo sendo simples e trazendo coisas que o público-alvo já conhece, não gera cansaço ou sensação de perda de tempo.

Dica: Pense no mini curso como uma prévia do que vem por aí. Então mesmo que trate de um conteúdo simples procure despertar a curiosidade dos participantes.

Como fazer um projeto de mini curso passo a passo

As grandes dúvidas então são: Mas o que posso falar no mini curso? Como posso colocá-lo em prática? E a divulgação, como fica?

Para ajudar nessa missão vamos lhe mostrar um passo a passo de como elabora um mini curso de forma rápida e fácil:

1- Escolha de um assunto

Pense sobre qual tema você gostaria de falar. Ou qual assunto precisa ser tratado com maior urgência. Por exemplo, se você dá aulas de música e deseja ingressar na plataforma online, qual instrumento musical será o foco do mini curso?

2- Identifique seu público-alvo

Pesquise quem poderia ser o público-alvo do seu mini curso. São colaboradores do setor de vendas que estão tendo dificuldades em atingir metas? São pessoas interessadas em aprender a tocar violão? Tente deixar o público-alvo o mais definido possível, assim você saberá exatamente em que canais e como irá fazer a divulgação.

3- Desperte interesse

Não invista em algo muito longo ou cansativo e traga o máximo possível de técnicas que proporcionem a prática do que é ensinado. Um mini curso precisa despertar o interesse para aprender algo de forma mais detalhada, não sobrecarregar o aluno ou treinando.

4- Prepare um esboço do conteúdo

Após decidir o assunto é hora de desenvolver um esboço do conteúdo a ser abordado. Anote e crie tópicos os quais você acredita serem relevantes para apresentar. Trate esse esboço como um rascunho, então não tenha medo de anotar várias ideias e caminhos a serem seguidos.

5- Foque em algo menor

Agora que você tem em mãos um esboço de seu mini curso, envolvendo tudo aquilo que gostaria de falar, é hora de focar em algo menor.

Por exemplo, o mini curso será destinado a profissionais que trabalham com marketing de conteúdo. Dentro do que poderia ser abordado você citou: como fazer, que conteúdo abordar e motivos para adotar o marketing de conteúdo para geração de leads.

Ao invés de abordar todos os temas opte pelo mais simples. “Como fazer marketing de conteúdo utilizando blogs” pode ser o assunto do seu mini curso.

6- Divulgue

Definido como irá funcionar o mini curso é hora de começar a divulgar. Lembre-se de direcioná-lo apenas para quem é seu público-alvo.

Dica: Crie um título chamativo para seu min curso. Assim os interessados podem chegar até você antes mesmo de obter mais detalhes do que será abordado.

Por que o mini curso ajuda a construir o meu negócio?

Saber como fazer um projeto de mini curso é só o começo.

O mini curso é uma forma de engajar seu público. Se você ainda não tem uma audiência definida, é sua chance de criá-la – inclusive dentro dos treinamentos empresariais.

Se você já tem uma audiência relevante é o momento de observar se este público pretende investir no que você oferece e se aceitaria participar de um curso online completo.  Está e a ideia por trás de aprender como elaborar um mini curso online de participação não obrigatória.

Agora, se você está entrando na área dos cursos online e já tem um público, essa é uma boa oportunidade para analisar se o target é receptivo a esse novo serviço.

Conclusão

Esse tutorial de como montar um mini curso online é uma ótima maneira de contar com uma forma de conquistar novos interessados e direcioná-los a um material mais completo, para que eles não se sintam forçados ou obrigados a participar.

Isso significa que é visto como uma forma de começar e tornar seu serviço ou empresa conhecida em determinada técnica.

Agora que você já sabe como fazer um projeto de mini curso, aposte neles no seu negócio, você com certeza vai obter bons resultados!

Não sabe como planejar, produzir e promover um? Baixe o e-book e aprenda:

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias