Com o avanço das tecnologias e a Internet presente em cada vez mais lares do Brasil, muitas pessoas estão aproveitando esse fácil acesso à rede para trabalhar em casa e conquistar sua independência financeira sem precisar passar horas em um escritório. 

Essa tendência é mundial. Segundo o Google, o ano de 2019 já registrou mais de 300 mil pesquisas sobre o interesse em trabalhar em casa e assuntos relacionados. 

Especialistas em empreendedorismo acompanham esse fenômeno há bastante tempo e afirmam que motivos não faltam para essa busca. As razões mais comuns são: desemprego, trabalhar com o que não gosta, dificuldades de locomoção e o tempo que é gasto todos os dias no indo e voltando do expediente.

Se você também deseja ganhar dinheiro com a Internet, terminando o mês no positivo sem nem precisar sair de casa, essa é a hora! Separamos cinco modos de como trabalhar em casa e garantir seu sustento através do meio digital. 

Aproveite a leitura!

Participe de um Programa de Afiliados

Quando pensamos em trabalhar em casa pela internet e ganhar dinheiro com isso, a imagem mais comum é o digital influencer de sucesso que tem milhões de seguidores e faz parcerias com marcas. Sim, isso existe – mas não é a única forma de viver no meio online. Existe um tipo de negócio que pequenos produtores de conteúdo podem fazer e ter retorno financeiro. É o programa de afiliados

Nesse modelo, quem tem uma plataforma própria (site ou blog) disponibiliza espaços em banners para que as marcas possam fazer propaganda de seus produtos. Essas imagens são “linkadas” de forma que a empresa consiga trackear da onde veio cada compra. 

Dessa forma, se for identificado que uma pessoa realizou compra depois de entrar no site através da plataforma do afiliado, o criador de conteúdo ganha uma comissão em cima do valor. 

Mas atenção para um erro bastante comum nesse meio: com o objetivo de vincular mais e mais propagandas, e assim ganhar dinheiro, há quem não filtre os tipos de produtos anunciados na sua plataforma. Além de poluir o site, essa prática tem efeito contrário. 

Lembre-se que produtores de conteúdo precisam criar uma conexão com o público, despertando um sentimento próximo de amizade. Por isso, os programas de afiliados devem estar em sintonia com o conteúdo apresentado para que o público-alvo não estranhe aquela inserção. 

Tenha seu próprio curso online ao trabalhar em casa

Estima-se que o mercado de Ensino a Distância tenha crescimento médio de 21% por mês. Com a necessidade cada vez maior de se destacar no mercado, os profissionais recorrem ao universo digital para criar um curso online.

Um dos principais atrativos nesta modalidade é a promessa de uma especialização a poucos cliques de distância, que faz toda a diferença no currículo e na remuneração dos profissionais. 

Como empreender nesse ramo e trabalhar em casa tranquilamente? O primeiro passo é saber sobre qual assunto você pode falar. E não precisa ser sobre algo revolucionário. Muitos consumidores procuram por conteúdos de níveis básico e intermediário, para aos poucos se aprofundar em um tema. 

Isso não significa que você deve ser genérico. Descubra as especificações e necessidades do seu público-alvo e crie uma ementa em cima disso. Quanto mais específico for o conteúdo, mais fácil será atrair as pessoas corretas. 

Depois, recomendamos que você tome uma decisão em relação ao formato de aula que pretende ministrar: ao vivo ou vídeo on demand (VOD). 

O primeiro exige uma organização pensada na transmissão ao vivo, que precisa de uma conexão confiável para não cair no meio da aula. Divulgação também é um diferencial, para garantir audiência durante o curso. Por causa desses fatores, a transmissão real time é mais usada para quem já se consolidou no mercado.

Por conta de sua logística mais simples, o VOD é mais indicado para quem está começando. O produtor faz os vídeos, edita e depois disponibiliza na plataforma escolhida; os interessados efetuam o pagamento e ganham acesso a esse material, assistindo quando quiserem. 

Venda infoprodutos

Uma das principais mudanças que a revolução tecnológica trouxe é em relação ao modo de compra. As oportunidades passaram a ser divididas em três pilares: 

  • produtores: os criadores dos infoprodutos; 
  • plataformas de negócios: funcionam como lojas e fazem a comercialização dos produtos digitais; 
  • afiliados: que foram mencionados no primeiro tópico deste artigo.

Agora, vamos focar na venda de infoprodutos como meio de trabalhar em casa e ganhar dinheiro na Internet. 

Estes são materiais 100% online focados na distribuição de conteúdo e informação. Por ser digital, atinge mais pessoas que o seu equivalente físico e costuma ter um custo de produção mais barato também. 

Como consequência, o consumidor também sai beneficiado. Com essa redução de custos da parte do produtor, o cliente consegue comprar o infoproduto por um valor reduzido se comparado ao formato físico. 

O infoproduto mais comum é o ebook. Sua criação é bastante simples – para quem está começando, basta apenas um redator com noções básicas de diagramação para deixar o arquivo mais palpável para os leitores. 

O material é compartilhado em diferentes formatos que variam de acordo com a plataforma usada para sua divulgação, podendo ser comercializado através de simples links do Google Drive. 

Hoje em dia, muitos produtores de conteúdo preferem pagar uma pequena taxa por venda para que seus ebooks sejam comercializados na Amazon. Apesar dessa “comissão”, o retorno costuma ser satisfatório pelo número de pessoas atingidas.

Seja coach 

Coach é a pessoa que utiliza diversas técnicas e ferramentas para ajudar uma pessoa (o coachee) a atingir metas e possibilitar que alcance os objetivos de vida. 

Esse “guia” também auxilia na tomada de decisões para que os resultados sejam os melhores possíveis. Durante as sessões, são levantados os pontos de melhoria da pessoa e os mesmos são trabalhados para que ela tenha um melhor autoentendimento. 

Hoje em dia, ser coach no Brasil não é uma atividade econômica regulamentada por lei. Ou seja, não é exigido diploma ou certificado para exercer essa função. Mas é recomendado que os interessados façam cursos de especialização para garantir qualidade no atendimento e se destacar em um mercado que cresce exponencialmente. 

Assim como qualquer outra profissão, ser coach exige disciplina, dedicação e comprometimento. 

Se você tem inclinação por essa carreira, saiba que é possível trabalhar em casa. As sessões podem ser feitas através de videoconferências, bem como todo o processo de especialização. 

Ganhe dinheiro com o Youtube

Existem várias maneiras de monetizar vídeos no YouTube. A mais simples é vincular o canal ao Google AdSense, plataforma oficial de anúncio da Google. É preciso cumprir alguns requisitos para ser elegível a monetização: ter mais de 10 mil visualizações no canal como um todo, ter no mínimo mil inscritos e pelo menos 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses. 

Quem quiser vincular anúncios no canal via AdSense precisa garantir que o conteúdo está de acordo com as diretrizes do site e seja adequado para anunciantes. Além disso, o responsável pelo canal deve ter criado o material ou possuir os direitos autorais para usá-lo comercialmente.

Essa não é o único meio de trabalhar em casa e ganhar dinheiro com o YouTube. Os produtores de conteúdo que já possuem um público fiel e significativo podem lucrar com os famosos merchans ou publipost. A publicidade direta deve ser sinalizada de forma clara, pois a ausência de um disclaimer pode causar problemas legais para o dono do canal. 

Seja qual for a forma de lucrar com o YouTube, é preciso prestar atenção no mesmo ponto do Programa de Afiliados. Os seguidores acompanham o canal por um motivo e criam conexão com os assuntos abordados. Na hora de escolher quais anunciantes vincular ou fazer um publipost, tenha isso em mente. A monetização não virá se a propaganda não conversar com o conteúdo do digital influencer

Depois de ler esses cinco meios de como trabalhar em casa e ganhar dinheiro na Internet, chegou a sua vez. Procure um nicho de assunto, trace um plano e veja quais são as melhores formas de investir no ramo online para conquistar sua independência financeira. 

A EADBOX é uma plataforma de Educação a Distância que tem tudo que uma pessoa precisa para ensinar online e criar um negócio digital lucrativo. Já são milhares de empreendedores que usam a EADBOX para impactar 2 milhões de alunos todos os dias. 

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como podemos te ajudar!


Categorias