Coaching

Como dar coaching usando o ensino a distância

Considerada uma metodologia de desenvolvimento humano, o coaching trabalha com diversas técnicas a fim de aprimorar e desenvolver um conjunto de habilidades visando os objetivos profissionais ou pessoais que o aluno almeja. O coaching pode também ser aplicado em grupos, o que faz dele uma ótima ferramenta para desenvolver colaboradores em grandes empresas.

Como autoconhecimento e informação nunca são demais, esse formato de ensino conquistou muitas pessoas ao redor do mundo. E o fato de ser possível orientar profissionais e torná-los altamente qualificados através de plataformas ead facilita este processo, tanto para os professores quanto para os alunos.

Confira neste artigo todos os fatores que tornam a formação de coaching extremamente vantajosa quando realizada através de uma plataforma de ensino a distância.

Por que o coaching conquistou tantas pessoas ao redor do mundo?

Segundo o jornal Executive Channel, mais de 40% dos executivos americanos já passaram por um processo de coaching. A Bristol University aponta que 88% das empresas do Reino Unido já utilizam o coaching para desenvolver seus colaboradores. Já de acordo com o Inside Business Channel, 70% das empresas australianas contratam coaches.

Ou seja, essa forma de conhecimento está conquistando um público muito grande ao redor do mundo. Isso acontece porque todos desejam melhorar em algum aspecto. E, resumidamente, é isso que o coaching proporciona: a conquista de objetivos bem estabelecidos, além do desenvolvimento acelerado e progressivo. Ainda, além de contribuir com o crescimento profissional, é também uma maneira de descobrir e aprimorar habilidades.

Coaching

Utilize a tecnologia a seu favor com um software EAD para coaching

Assim como em qualquer outra formação tanto o sucesso de um coach (profissional) quanto de um coachee (aluno) depende do comprometimento. Dessa forma, o curso ser presencial ou via internet não representa mudanças no resultado final. A concorrência na área é grande e tudo o que representar um fator positivo para o coach conta como diferencial.

Para aumentar a credibilidade, o coach pode utilizar uma plataforma ead para citar cases de sucesso; deixar visível a sua formação e disponibilizar uma forma de contato, como o e-mail, por exemplo. Mas são diversas as vantagens de oferecer coaching através de uma plataforma EAD:

Quais as vantagens de oferecer um curso de coaching EAD?

Flexibilidade: ao deixar o material disponível online, o coachee poderá acessá-lo a qualquer momento e em qualquer local, evitando problemas de deslocamento e de horários apertados. Aqui, a dica é: disponha do tempo que for necessário para criar um material de qualidade.

  • Cursos fechados: você pode produzir diversos cursos focados em diferentes assuntos que façam parte da sua especialidade. Estes cursos podem ser reciclados de tempos em tempos, sendo atualizado com informações factuais, quando necessário. A base será a mesma e seu prazo de validade é indefinido, podendo atingir muitas pessoas com o mesmo curso, escalando o seu negócio. Por exemplo: você pode criar um curso de desenvolvimento humano e trabalhar com várias multinacionais com o custo de apenas um curso online.
  • Maior alcance: é possível aplicar o curso para pessoas do mundo inteiro, sem que haja qualquer tipo de barreira geográfica ou de horário. Agora você chegar nas cidades menores em que não há a possibilidade de fazer um curso presencial. Agora, com uma plataforma EAD, isso é resolvido;
  • Certificação: esse fator é de extrema importância para garantir a credibilidade do curso e do profissional que o aplica. É importante que o coach que for oferecer a formação seja habilitado e reconhecido profissionalmente pelo Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC. Além disso, antes de oferecer o curso, deve pesquisar o que é necessário para emitir os certificados: afinal, esse documento é o que garante a seriedade da formação, tanto para o coachee, quanto para o mercado.
  • Transmissão ao vivo: uma plataforma ead permite o coaching através do webinar, que nada mais é do que uma transmissão ao vivo. Ela encurta a distância entre o coach e o coachee, simulando a proximidade do olho no olho. Esta ferramenta pode ser utilizada para trabalhar com grandes grupos de pessoas, como colaboradores de uma grande empresa, por exemplo.
  • Videoconferência: Esta sim é uma das melhores ferramenta para coaching. Ela permite um acompanhamento mais próximo entre o coach e o coachee, ideal para quem quer fornecer um atendimento personalizado. Você pode utilizar a videoconferência para comercializar um pacote fechado de encontros online, permitindo assim uma interação direta, com interação entre as duas partes através de um microfone e uma webcam. Tudo isso sem a localização como fator limitante.

No fim, tudo isso representará um diferencial entre você e os outros profissionais do mercado. Para isso, escolha bem qual será a sua plataforma ead para coaching. Ele deve te disponibilizar tudo o que você achar necessário para desenvolver um bom trabalho: hospedagem de vídeos, apostilas, ilustrações, slideshows, exercícios, possibilidade de fazer transmissões ao vivo, receber feedback dos alunos, monitorar as métricas e aproveitamento do curso e muito mais.

Coach: se adapte ao universo digital!

Para quem já atua com coaching, utilizar de uma plataforma ead pode ser a solução para escalar o seu negócio. Afinal, é possível atingir um público maior, pois como você e seu coach não precisam se deslocar, e a distância deixa de ser um empecilho.
O quanto antes você se adaptar a plataforma ead, mais espaço ganhará no mercado. Ao perceber que a distância física não é um obstáculo e entender como compensá-la com material online, melhores e mais efetivos serão as informações transmitidas em seu curso.

Ao invés de ver a distância como dificuldade, encare-a como uma oportunidade de crescimento. Conheça novas plataformas e trabalhe com pessoas e empresas de outras localidades. Expanda seu conhecimento e divulgue o seu trabalho para um número maior de pessoas. Amplie o seu público agora através de uma plataforma ead.

Ficou com alguma dúvida sobre como implementar a tecnologia ead em seu dia a dia? Escreva ela nos comentários que a nossa equipe vai te ajudar.

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias