Plano de cursos

O passo a passo para criar um plano de curso online

A palavra “planejamento” normalmente assusta as pessoas. Dá a impressão de ser algo complexo e difícil de ser realizado. Mas, no fundo no fundo, não é nenhum bicho de sete cabeças. O melhor de tudo é que, quando você consegue planejar a execução do seu projeto, dificilmente será pego de surpresa, pois terá a resposta para tudo na ponta da língua, ou do lápis.

Quantas empresas investem tempo e dinheiro em um projeto que não foi pensado adequadamente e acabam não dando certo por falta de planejamento? Ter um plano de curso online tem esta mesma importância. Você precisa pensar as suas ações no curto, médio e longo prazo, e saber se planejar vai te levar exatamente onde quer chegar.

Quer um exemplo sobre como é natural fazer um planejamento? Quantas vezes você já criou planos para uma viagem, para uma reforma em casa ou até mesmo para ir ao mercado? Então por que seria diferente no momento de criar seu curso online?

Além de ser fácil de fazer, criar um plano de curso online é essencial. Ele é o pontapé do seu projeto. A partir da sua criação, é possível dar andamento a todo o restante do seu curso online e optar pelas melhores alternativas. Por meio de tópicos simples você é direcionado a encontrar as saídas mais sensatas para a produção do seu serviço.

Mas então, você sabe o que é, de fato, um plano de curso?

O que é um plano de curso?

Um plano de curso não é nenhum monstro, pelo contrário. Um bom plano de cursos é seu melhor amigo e a melhor ferramenta na hora de organizar seu trabalho. Assim como qualquer planejamento do seu dia a dia, ele te auxilia a encontrar o caminho mais viável para o seu projeto. Desde o nome à definição do público-alvo, o plano é uma ferramenta essencial para àqueles que desejam ter sucesso no seu serviço. É por meio dele que você consegue mapear melhor as suas ideias, encontrar soluções e descobrir formas de inovar.

O plano é formado por perguntas que têm como objetivo esclarecer pontos primordiais do seu curso. Ao esclarecer e encontrar respostas para cada questão imposta, é possível começar a desenhar o projeto de forma mais realista. Por meio da definição de itens como o lançamento do produto, professores envolvidos ou investimento necessário, o curso ganha vida.

É importante lembrar que o plano de curso não é limitado. Ele abre novos leques para o estudo, facilitando a resolução de problemas e o encontro de soluções para o instrutor. O planejamento é a porta inicial para um curso bem preparado e, consequentemente, de sucesso.

Quando decide reformar uma parte da sua casa, como você faz? Vai até a loja e compra todos os materiais que julga necessário? Ou então faz um planejamento, decide quanto quer gastar e pesquisa quais itens são mais importantes para alcançar seu resultado? Provavelmente a segunda opção soe mais coerente e sensata, não é mesmo?

Um exemplo mais corriqueiro disso é a compra do mês que fazemos no mercado. Antes de sair de casa nós fazemos a lista de compras e temos um orçamento para investir. Este mini planejamento é fundamental para você não chegar em casa e não ter comprado o que precisava e ter que voltar para o mercado. Ou pior ainda, chegar na frente do caixa e faltar dinheiro.

É com um plano em mãos que todo o projeto se torna mais eficaz. Os gastos são reduzidos, o tempo é melhor utilizado e o resultado é o mais próximo possível do planejado. Aliás, o verbo planejar faz mais parte das nossas vidas do que imaginamos. Planejamos o dia, o almoço, a programação na tevê, o aniversário… enfim! Então, por que seria menos importante ter um plano de curso?

É o seu plano de curso online quem vai te dar seu Norte. Por meio dele você é capaz de esclarecer quais são os tópicos principais do seu treinamento, pensando de maneira mais eficaz e certeira. Além disso, quanto melhor preparado você estiver, mais satisfatórios serão seus resultados. E seu objetivo com certeza será alcançado com maior facilidade. Responder às três perguntas a seguir é o começo do seu planejamento.

Por onde eu devo começar?

Agora você precisa criar seu plano de curso online, mas não faz ideia de como começar. Vamos pelo começo? O que é mais importante dentro do seu curso online?

Pense novamente na reforma da sua casa. No momento de planejamento, você decide diversos itens. Em que local a obra é feita, quantos dias ela vai durar, quantos sacos de cimento são necessários, e por aí vai. Com essas respostas na mão, você consegue decidir itens mais complexos. Quanto você quer gastar? Você irá contratar um pedreiro? Ele terá ajudante? São com essas questões em mãos que você é capaz de criar um plano de reforma, por exemplo.

Agora pense no seu curso online. O que você precisa saber dele? Itens como nome, previsão de lançamento, descrição e objetivo aparecem por primeiro. Este são os principais tópicos a serem planejados na criação do seu curso. São eles que apresentam e contextualizam o serviço para os próximos passos.

Veja também: como criar um curso online.

Explorando a planilha

É importante lembrar que seu plano de curso online não precisa, necessariamente, responder a todas as questões. Não esqueça: ele é um guia responsável por te orientar.

Assim como na preparação de uma aula, seu planejamento segue diversos passos. A apresentação foi composta pelo nome, objetivo, lançamento e descrição, por exemplo. Em seguida, você deve falar mais sobre o conteúdo do seu curso online. Aqui é possível encontrar itens como os professores do curso e a carga-horária. Também é importante ter em mente qual é o investimento necessário e o público-alvo do seu serviço.

Qual a necessidade desse curso para o seu público-alvo? Neste tópico, é importante pensar sobre seus alunos e suas dificuldades. Desta forma, seu material consegue apresentar uma solução eficaz e interessante, que terá ainda mais valor por ajudar seu público a solucionar seus problemas.

O encerramento do seu plano de curso online pode abordar itens como a divulgação e avaliação utilizados. Também é essencial lembrar se o seu serviço oferece algum tipo de certificação. Você pode aproveitar seu planejamento até mesmo para pensar em qual texto o certificado vai apresentar.

Não tenha medo: aprenda!

Assim como em qualquer planejamento, durante a produção do seu plano de curso online seu projeto pode sofrer alterações. Sejam em questões como nome ou até mesmo no plano de divulgação, o planejamento também serve para isso. Experimentar.

É nesta fase que você entra em uma imersão com seu treinamento. Ao definir questões principais, é possível enxergar de forma mais clara o que pode ser mais adequado ao seu serviço. Além disso, quando unimos em um só plano as ideias iniciais de um produto, é mais fácil visualizar o resultado final.

Crie seu plano de curso online, planeje seu treinamento, encontre soluções e, claro, tenha muito sucesso!

Planejamento e Plano de curso


Categorias