como criar curso online 5 dicas para você criar o seu

Como Criar Curso online: 5 dicas para você criar o seu

O mundo dos cursos online é um terreno repleto de oportunidades que você pode aproveitar, pois o EAD é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Quem está interessado em começar a produzir conteúdo para ensino a distância sempre se pergunta “como começar”? Nós sabemos disso e neste texto vamos ajudar você a planejar e dar dicas de como criar curso online.

Mas afinal, como criar curso online?

Pense em seu curso online como uma pequena empresa, e no empreendedorismo tudo precisa de planejamento. Para começar, você precisa planejar o seu conteúdo e desenvolver uma estratégia de marketing para vendas. Com isso no papel e vontade para colocar a mão na massa, ter um curso online de sucesso é consequência.

Confira algumas dicas que vão ajudar e auxiliar você nesse desenvolvimento.

 

produzir video aula gastando pouco

Definindo o tema do curso online

Pode parecer óbvio, mas o público que busca um curso online está na internet, isso traz consigo algumas observações interessantes. Por exemplo: este aluno certamente já fez pesquisas sobre o tema na internet e não encontrou algo que o satisfaça, ele sabe exatamente o que está buscando e como este conteúdo vai ajudar ele em seu dia a dia. Com estas informações, vamos começar planejamento de suas aulas.

Antes de começar a criar o curso precisamos definir qual será o tema do seu curso online, o que é relativamente fácil de fazer. Basta escolher um assunto que você tenha muito conhecimento ou que você goste muito de falar a respeito. Se você encontrar algum tema que cumpra pelo menos um destes dois tópicos, você já tem sua temática. Estes dois tópicos são fundamentais para você falar com paixão sobre o tema. Isso é fundamental para produzir uma vídeo aula que seja interessante para o seu aluno, que é muito exigente.

 

Produza vídeo aulas incríveis gastando pouco.

Como planejar as aulas do meu curso online?

Não é necessário ser um professor para oferecer um curso online, mas existem alguns conceitos que devem ser analisados.

O primeiro deles é colocar no papel quais serão os objetivos a serem cumpridos pelo aluno ao concluir o curso. Ou seja, o conteúdo novo que ele aprendeu com o seu curso online e como utiliza-lo no dia a dia.

Separar uma fundamentação teórica forte é fundamental para embasar o seus conceitos e exemplos. Lembre-se que o aluno é exigente, ele não quer apenas a sua experiência, ele quer mais. Certifique-se deixar na bibliografia textos, artigos, links e vídeos para os seus alunos se aprofundar ainda mais no conteúdo.

Veja também: Criar conteúdo para cursos online.
Com o conteúdo pronto, é hora de verificar a estrutura necessária para executar a sua aula. Se vai utilizar um aparato para dar algum exemplo durante a gravação, essa é a hora de fazer o checklist. Faça este levantamento antes de começar a gravar, depois que você liga o REC é desgastante parar para buscar algo.

Por fim, uma avaliação vai fazer com que os alunos memorizem de maneira mais fácil o conteúdo que você passou. Insira os principais pontos da aula e teorias que são fundamentais para o aprendizado deste aluno.

Uma dica para fazer seu conteúdo ser absorvido de maneira mais fácil é separar eles por tópicos. Utilize-se de pequenos subtemas para que a absorção do conteúdo seja em pequenas doses.

 

dicas de marketing para vender cursos online

Planejamento de marketing para seu curso online

Para você conseguir vender o seu curso online vai precisar que os seus alunos saibam que você existe. Uma maneira eficaz de fazer isso é através do marketing de conteúdo, pois nesta estratégia você cede pílulas de conteúdo relacionadas ao seu tema para atrair o seu público para o seu site, conseguindo captar o contato dos seus prospects e ainda se torna referência no assunto, melhorando o seu ranking de SEO no Google.

Mas para isso você precisa definir quem é o seu público alvo. A criação de personas ajuda você a compreender como o seu público se comporta.

Veja também: como definir seu público alvo?

Esses conteúdos que você deve lançar em seu site precisam ter um objetivo bem definido: despertar a curiosidade do aluno. Despertar a curiosidade é o primeiro passo para gerar a necessidade de ele saber mais sobre aquele conteúdo que você disponibilizará através do seu curso online. Chamamos isso de “topo do funil de vendas”, é o começo da jornada do cliente até a conclusão da compra.

Duas ferramentas importantes para converter seus prospects em alunos são os webinars e o e-mail marketing.

Webinars são transmissões ao vivo que podem servir para você transmitir conteúdo, visando atrair novos prospects ou leads e fazer com que eles avancem no funil de vendas, ou gerar uma interação entre você e seu público.

Já o e-mail marketing pode ser uma arma poderosa se trabalhada corretamente. Com os leads captados você pode encaminhar e-mails com promoções, campanhas de relacionamento e ter um pós-venda de sucesso.

 

Planejamento de projetos: um guia para sua videoaula ser um sucesso.

Como vender meu curso online?

Com um funil de vendas funcionando e publicações cumprindo um cronograma inteligente, isso é, que despertem a curiosidade do público e a necessidade dele voltar regularmente para conferir novos conteúdos, você já possui boa parte do caminho trilhado. Com um curso online de qualidade com um preço aceitável pelo mercado, basta aparar arestas.

Investir em Google AdWords e Facebook Ads pode acelerar o seu crescimento. Estas ferramentas podem atrair novos consumidores em potencial para o seu site, fazendo com que eles caiam em seu funil de vendas. Lembre-se de ficar de olho nas campanhas para ter certeza que o público certo está sendo impactado, e que não está desperdiçando seu investimento.

Existem teorias de marketing e publicidade que afirmam que o ideal é reinvestir 20% do faturamento para manter o crescimento constante de seu empreendimento.

Fazer promoções e aproveitar datas comemorativas é o segredo para alavancar suas vendas. Manter o consumidor fidelizado, oferecendo cupons de desconto para seus próximos cursos, pode tornar a sua base gigantesca e fazer o seu curso online um sucesso.

Para isso você precisa de uma ferramenta que tenha este suporte, além facilitar os meios de pagamento do seu aluno. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias gratuitos para conhecer todos os benefícios plataforma EadBox.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias